Frutas e vegetais para preparar pratos para ocasiões especiais

· 11 de fevereiro de 2019
Uma ocasião especial não precisa ter excessos à mesa; também podemos usar ingredientes saudáveis, tais como frutas e vegetais e, assim, obter receitas muito originais e divertidas, decoradas com os motivos da época

Ao planejar o cardápio e que pratos vamos cozinhar para ocasiões especiais, os protagonistas sempre são os frutos do mar, a carne e o peixe em molhos gordurosos geralmente acompanhados de massas ou frituras. Isso sem contar a sobremesa.

Isto faz com que, após uma festa, tenhamos ganhado quase um quilo e surja a típica sensação de peso no estômago. Porém, neste post, vamos te mostrar que as frutas e vegetais também podem ter um lugar à mesa se fizermos pratos interessantes, mesmo durante ocasiões especiais.

A seguir, vamos trazer algumas frutas e vegetais em ótimas receitas para que fiquem tão bem na mesa quanto um prato de carne ou de frutos do mar com molho de queijo.

Continue lendo e descubra os pratos deliciosos que você pode preparar para ocasiões especiais, ao mesmo tempo em que você diminui as calorias das suas refeições.

Pratos especiais para ocasiões especiais

No Natal: divertidas figuras natalinas para as crianças

Todos sabemos como as crianças gostam dos doces de Natal. As férias escolares começam e quando vamos nos dar conta, elas já estão há vários dias comendo doces típicos da época.

Mingau com bonecos de neve de banana e passas

Para romper com essa rotina mas, ao mesmo tempo, continuar aproveitando o Natal, sugerimos que você faça figuras divertidas com o tema desta época do ano.

Neste caso, escolhemos um mingau de aveia com um boneco de neve feito à base de banana e kiwi. Esta é uma maneira divertida de comer fruta, então dê asas à sua imaginação e faça outras figuras para surpreendê-las.

Maçã assada recheada: uma sobremesa diferente

As maçãs assadas são uma sobremesa ou um lanche perfeito para um dia frio. Neste caso, como se trata de datas especiais, queríamos modificar esta receita para dar um toque especial. Primeiramente, você terá que remover o miolo da maçã e um pouco da parte de dentro.

Maçã assada recheada

Preencha o espaço com uma mistura da maçã que você removeu, passas e nozes. Quando estiverem douradas, você pode tirá-las do forno e deixá-las esfriar um pouco. Para dar um toque diferente, você pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro ou de canela.

Desta forma simples, você pode fazer uma sobremesa muito bonita e adequada para qualquer refeição em família. Além disso, por ser tão saudável, ela é perfeita para comer após uma refeição pesada.

Creme de batata-doce

O creme de batata-doce que apresentamos a seguir é perfeito para ser utilizado como entrada. Se houver um prato pesado no seu menu, tais como assados ou carnes recheadas, recomenda-se que a entrada seja leve.

 Creme de batata-doce

Propomos este creme de batata-doce que, devido ao seu sabor e apresentação, é perfeitamente compatível com festas.

Para prepará-lo, você terá que começar refogando a batata-doce com um pouco de alho-poró ou de batata. Tenha em mente que a batata-doce tem um sabor muito intenso e por isso é melhor combiná-la com outros alimentos mais suaves.

Uma vez refogada, você terá que adicionar caldo de carne ou de legumes e deixar cozinhar. Depois de meia hora, você pode tirar a panela do fogo e triturá-la com a ajuda de um liquidificador.

Para servir, você pode colocar um ramo de salsinha e polvilhar um pouco de torradas, cebola caramelizada ou oleaginosas picadas sobre o prato.

Endívias com quinoa e legumes salteados

A última proposta que trazemos é perfeita como aperitivo para um almoço ou jantar. Você também pode adicioná-la a um prato de canapés ou quando servir uma refeição com entradas para compartilhar.

Endívias com quinoa e legumes salteados

Para fazer esta receita, você só precisa cozinhar a quinoa. Mas lembre-se de que você sempre deve lavá-la com antecedência para que ela não fique amarga. Ao mesmo tempo em que a quinoa estiver cozinhando, preparamos os legumes salteados. Você pode usar os que você mais gostar.

Misture a quinoa com os legumes e recheie as folhas de endívia com esta mistura. Desta forma simples, é possível preparar uma entrada muito atraente e original que, além de tudo, também tem um sabor muito agradável.

Depois de conhecer essas receitas, fica claro que as frutas e vegetais também podem ter um lugar à mesa se fizermos lindos pratos em ocasiões especiais.

Além disso, seu consumo é altamente recomendado durante essas datas principalmente porque, dessa forma, compensamos a quantidade de gordura e de alimentos de origem animal que consumimos.