O que as barras de proteína podem nos oferecer?

· 8 de abril de 2019
Essas barras também são amplamente consumidas por pessoas que seguem uma dieta para perder peso, sua composição faz com que elas satisfaçam o apetite com uma ingestão calórica pequena.

A nutrição dos atletas é muito especial. Devido à sua atividade exigente, eles requerem certos nutrientes, como proteínas, de maneira constante e eficiente. Uma dieta equilibrada forneceria esses requisitos, mas às vezes você precisa ir além com alguns produtos especiais, como as barras de proteína.

Muitos produtos chegam ao mercado constantemente para atender a essas necessidades, de forma rápida e confortável. As barras de proteína são um complemento alimentar muito interessante para quem pratica esportes ou faz muito exercício físico.

Quem não é atleta também consome barras de proteína

Essas barras geralmente são úteis quando você tem desejo de comer algo doce entre as refeições, que são frequentes quando seguimos uma dieta.

Se não são ingeridas em grandes quantidades, elas podem ser ideais como lanches ocasionais. Por outro lado, e embora eles não tenham sido projetados para perder peso, eles podem ser uma ajuda para alcançar esse objetivo.

É bom lembrar que as barras de proteína não substituem uma dieta balanceada. Portanto, uma opinião profissional é sempre aconselhável para manter uma dieta que nos permita ser saudável e perder peso.

Quando comer uma barra de proteína?

Casal comendo barrinhas

Após cada treino, recomenda-se que os atletas consumam alimentos ricos em proteínas. Isso ajuda na recuperação e formação dos músculos. Muitas vezes não é possível ter a opção de se sentar para desfrutar de uma refeição rica em proteínas após o exercício. É por isso que as barras de proteína são uma boa opção.

Elas também podem ser consumidas antes do exercício. Isso pode se traduzir em um aumento no desempenho físico. Ao ingerir proteínas, os músculos não esgotam suas reservas de energia tão rapidamente e a atividade física pode ser prolongada.

Se elas são combinados com exercícios anaeróbicos, como pesos, podem promover o desenvolvimento da massa muscular.

O que há em uma barra de proteína?

Embora possam ser convenientes e benéficas, é importante analisar cuidadosamente a composição do que vamos consumir. Nem sempre os ingredientes utilizados são os mais indicados para a nossa saúde.

Estas barras são fabricadas a princípio a partir de uma fonte de proteína. Geralmente, a proteína utilizada é o soro do leite, que é mais recomendada que a soja, outro ingrediente amplamente utilizado. Este último, de acordo com alguns estudos, pode ser tóxico devido à maneira como é processado.

Outras fontes de proteína são a albumina de ovo, caseína, cânhamo, ervilha, arroz integral, entre outros. Além de seu componente básico, que é proteína, essas barras contêm carboidratos, adoçantes, gorduras, fibras e aromas.

Como escolher a melhor opção

O ideal é escolher barras de proteína cujos ingredientes sejam os mais naturais possível. Também devemos observar que se porcentagem de proteínas é maior que a dos outros componentes.

Sempre será melhor escolher aquelas com menores níveis de açúcar e gordura. É bom evitar ingredientes como adoçantes artificiais e álcoois de açúcar.

Se elas não forem usadas ​​como substitutos das refeições, devemos escolher aquelas que, em sua composição, tenham menos conteúdo calórico. As calorias que consumimos em uma barra aumentam nossa ingestão diária total.

Benefícios das barras de proteína

  • Elas são uma boa fonte de proteína, para complementar aquelas que são ingeridas em uma dieta balanceada.
  • Elas nos satisfazem mais que carboidratos e gorduras.
  • Reduzem o consumo de calorias.
  • De acordo com seus ingredientes, elas podem diminuir os níveis de açúcar no sangue.
  • Fornecem energia.
  • Elas são uma opção confortável que podemos facilmente levar conosco para qualquer lugar.

Fazer em casa

Barrinhas energéticas

A principal vantagem das barras proteicas comerciais é a facilidade de adquiri-las e transportá-las. No entanto, existe a opção de preparar nossas próprias barras em casa. Desta forma, podemos garantir que elas tenham ingredientes naturais e escolhidos a dedo.

Proteína em pó, frutas secas, óleo de coco, manteiga de amendoim, cacau, granola, mel, entre outros ingrediente, nos darão bons resultados. Existem muitas opções de ingredientes que podemos usar para preparar nossas barras de proteína.

Você pode facilmente encontrar centenas de receitas na internet! É uma questão de encontrar a que atende às suas necessidades e gostos. Não apenas obteremos um produto personalizado, mas teremos uma economia extra.