Antioxidantes: o que são e em quais alimentos podemos encontrá-los

29 de agosto de 2019
Certamente você já ouviu falar sobre os antioxidantes e seus benefícios para o corpo. Agora, você realmente conhece sua função e a razão de sua importância para o organismo?

Os antioxidantes estão presentes em muitos alimentos que consumimos normalmente. Entre outras funções, eles nos ajudam a permanecer saudáveis ​​e a retardar o envelhecimento. Saiba mais sobre esse assunto no artigo a seguir!

Fala-se muito sobre os antioxidantes e seus benefícios, no entanto, a maioria das pessoas não sabe o que eles são e quais são seus efeitos no corpo. Isso pode acontecer porque entender seu trabalho é um pouco complexo. Mas não se preocupe, explicaremos tudo sobre o assunto de maneira simples e clara a seguir.

O que são os antioxidantes?

São moléculas com a capacidade de retardar ou impedir a oxidação de outras moléculas. Para entender melhor, devemos considerar o seguinte:

  • A oxidação é um processo no qual ocorre uma reação química de transferência de elétrons. O relevante é que isso gera radicais livres, que danificam as células do corpo.
  • A presença de radicais livres no corpo é normal. Na verdade, eles ajudam a eliminar as bactérias e controlar os músculos. No entanto, ter uma quantidade excessiva pode ser altamente prejudicial.

Os antioxidantes são responsáveis ​​por suprimir os radicais livres em excesso. Dessa forma, as células do corpo não são danificadas. Por essa razão, os antioxidantes são moléculas essenciais para o funcionamento do corpo.

Por que eles são importantes?

Em um caso hipotético de ausência de antioxidantes, ocorreriam sérios danos às células. Alterações no DNA, envelhecimento acelerado, doenças como diabetes, Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, entre outras, seriam muito mais frequentes.

O que são os antioxidantes?

Quando há muitos radicais livres e antioxidantes insuficientes, o resultado são problemas no nosso corpo. A produção de radicais livres aumenta nestas circunstâncias:

  • Dieta rica em açúcares, gorduras e alimentos processados.
  • Consumo de tabaco ou charuto.
  • Estilo de vida sedentário.
  • Poucas horas de sono.
  • Altos níveis de estresse.

Por essas razões, é muito comum que pessoas que não levam um estilo de vida saudável e ativo sofram de doenças em uma idade muito jovem. Em vista disso, os antioxidantes são significativos para que nosso corpo permaneça vigoroso, radiante e saudável.

Isso não significa que os radicais livres devam ser completamente erradicados, pois eles executam outros processos que também são necessários. No entanto, é aconselhável tentar, na medida do possível, não produzir uma quantidade excessiva dessas moléculas.

Consumo de antioxidantes

Existem muitas opções para ingerir antioxidantes. Há até mesmo suplementos em forma de pílulas. O mais conveniente é optar pela sua ingestão natural, e com isso queremos dizer vegetais e frutas que contêm antioxidantes.

Há uma grande variedade de alimentos não processados ​​que você pode incluir facilmente em sua dieta. Além disso, estes são ricos em antioxidantes e também têm outras vitaminas que beneficiam o corpo:

  • Morangos: os morangos têm uma alta concentração de antioxidantes e contêm vitaminas que ajudam seu corpo a aumentar as defesas. Também previnem doenças cardiovasculares e reduzem o colesterol.
os morangos têm uma alta concentração de antioxidantes

  • Espinafre: o espinafre é uma ótima fonte de antioxidantes com propriedades que combatem o câncer, previnem doenças cardíacas e retardam o envelhecimento. Além disso, ele tem o antioxidante luteína, que previne doenças oculares, como a catarata.
  • Oxicoco: apesar de ser uma fruta pequena, apenas uma xícara contém aproximadamente treze mil antioxidantes! Alguns dos incluídos são os flavonoides, vitamina A e C, quercetina e antocianina.
  • Laranjas: são a principal fonte de antioxidantes solúveis em água para o corpo, pois são abundantes em vitamina C. Consumir laranja ajuda a cuidar do seu corpo protegendo-o de resfriados e infecções.
  • Chocolate: o chocolate tem uma grande quantidade de antioxidantes, até mais que as frutas. No entanto, você deve ter cuidado com o tipo, já que aqueles que possuem antioxidantes são os amargos ou o cacau em pó.

Cuide do seu corpo com os antioxidantes

É importante consumir regularmente alimentos que contenham antioxidantes, uma vez que eles são necessários para a pele, órgãos, metabolismo e sistema imunológico. Em outras palavras, eles são essenciais para o corpo em geral.

Dessa forma, cuidar do seu corpo depende não apenas do que você consome, mas também de levar um estilo de vida saudável. Isso inclui atividade física, não comer junk food com tanta frequência, descansar o suficiente e ter baixos níveis de estresse.

Em suma, você já sabe: para prevenir inúmeras doenças, manter uma excelente aparência física e um bom estado de saúde, consuma antioxidantes!

  • Laguna, J., Piña, E., Martínez, F., Pardo, J. y Riveros, H. (2006). Bioquímica de Laguna. México: El Manual Moderno.
  • Knight, J. (1998). Free radicals: Their history and current status in aging and disease. Annals of Clinical and Laboratory Science28(6), 331–346.
  • Waterhouse, A. L., Shirley, J. R., & Donovan, J. L. (1996). Antioxidants in chocolate [20]. Lancet. Lancet Publishing Group. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(05)65262-2