Alimentos funcionais: a fibra vai melhorar a sua vida!
Os alimentos funcionais são aqueles alimentos caracterizados não apenas por suas características nutricionais, mas também pelo cumprimento de uma função específica; como melhorar a saúde e reduzir o risco de contrair doenças.
Isto se dá principalmente devido à adição de componentes biologicamente ativos como minerais, vitaminas, fibras alimentares, etc.
Alimentos funcionais
- Fibra alimentar: a fibra é geralmente encontrada em maior quantidade em frutas, cereais, legumes ou vegetais. Este é um material vegetal que resiste à digestão e facilita o trânsito do sistema digestivo.
- Ácidos graxos e ômega 3: estes ácidos graxos estão presentes nos óleos de peixe.
- Prebióticos: são aqueles que favorecem o desenvolvimento de certas bactérias benéficas, naturalmente presentes em nosso intestino.
- Probióticos: contêm bactérias vivas que têm efeitos no intestino.
Benefícios dos alimentos funcionais
Alguns dos benefícios das fibras são:
- Protegem contra a possibilidade de sofrer câncer
- Reduzem o risco de doença cardíaca coronária
- Diminuem o colesterol no sangue
- Favorecem o trânsito intestinal
Alguns dos benefícios dos ácidos graxos e ômega 3 são:
- Previnem doenças cardiovasculares
- Previnem doenças como o câncer de mama
Alguns dos benefícios dos alimentos funcionais prébióticos são:
- Podem produzir no intestino ácidos graxos de cadeia curta
- Eles ajudam o funcionamento do sistema digestivo
- Previnem doenças, incluindo o câncer
Alguns dos benefícios dos alimentos funcionais probióticos são:
- Ajudam a reidratar o intestino
- Fornecem antibióticos naturais que parecem reduzir a diarreia
- Além disso, eles melhoram a resposta imunológica do organismo
Saiba o que é a fibra e como ela melhora nossa qualidade de vida
A fibra é um componente vegetal que contém lignina e polissacarídeos e que devido a sua composição é altamente resistente à hidrólise de enzimas digestivas humanas.
A fibra pode ser dividida em dois tipos, a solúvel e a insolúvel. A primeira atrai a água e torna a digestão mais lenta. Além disso, esta fibra reduz o colesterol e é encontrada na cevada, nozes, lentilhas e até mesmo em algumas frutas ou legumes.
Por outro lado, temos a fibra insolúvel, que ao contrário das outras fibras solúveis acelera a passagem de alimentos no estômago e intestinos. Esta fibra pode ser encontrada em vegetais, grãos integrais…
Benefícios e funções da fibra
- Se você quer controlar seu peso, a fibra vegetal adiciona volume à sua dieta e isso causará uma grande sensação de estar satisfeito.
- A fibra trabalha em estreita colaboração com a flora intestinal, o conjunto de bactérias que vive no intestino e que é responsável pelo processamento de alguns alimentos mais complicados de digerir; absorvem nutrientes e formam um ecossistema complexo que se autorregula e permanece em equilíbrio.
A fibra ajuda a dar consistência às fezes e isso favorece o trânsito intestinal. Além disso, reduz a absorção de colesterol, glicose e ácidos biliares.
- Se você consumir fibras regularmente na sua dieta, isso pode te ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, infecciosas ou respiratórias.
- Como dissemos anteriormente, a fibra favorece o trânsito intestinal, que mantém o intestino limpo e saudável e previne a constipação e o acúmulo de toxinas no organismo.
- Ela também ajuda a prevenir a obesidade (porque, como explicamos anteriormente, alimentos funcionais com fibra são mais satisfatórios do que aqueles que não têm).
- Previne diverticulose, que é a doença causada pela pressão excessiva sobre as paredes intestinais.
- E já que a fibra é essencial para a defecação e manutenção da microflora do cólon, estudos mostram que as pessoas que consomem alimentos funcionais ricos em fibras têm menos chance de desenvolver câncer de cólon.
Como vimos, é muito importante consumir alimentos funcionais ricos em nutrientes, mas principalmente em fibras, uma vez que a fibra tem múltiplos benefícios para a saúde.
Se você tem problemas intestinais, não se esqueça de comer no almoço ou no lanche um pedaço de fruta, comer pão de trigo integral em vez de pão branco e beber muita água.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Escudero Álvarez, E., & González Sánchez, P. (2006). La fibra dietética. Nutrición Hospitalaria, 21(Supl. 2), 61-72. Recuperado en 11 de diciembre de 2022, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112006000500007&lng=es&tlng=es.
- Olagnero, Gabriela & Abad, Andrea & Bendersky, Silvia & Genevois, Carolina & Granzella, Laura & Montonati, Mara. (2007). Alimentos funcionales: fibra, prebióticos, probióticos y simbióticos Functional foods: Fiber, Prebiotics, Probiotics and Simbiotics. Diaeta. 25. 20.
- Rodrigo, L., & Riestra, S. (2007). Dieta y cáncer de colon. Revista Española de Enfermedades Digestivas, 99(4), 183-189. Recuperado en 11 de diciembre de 2022, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1130-01082007000400001&lng=es&tlng=es.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.