Quais são os esportes de montanha?

Os esportes de montanha estão se tornando cada vez mais populares, sendo praticados ao ar livre e em ambientes naturais.
Quais são os esportes de montanha?

Última atualização: 07 novembro, 2019

Eles podem ser feitos tanto no verão quanto no inverno, ao ar livre, apreciando a natureza. No artigo a seguir, vamos mostrar quais são os principais esportes de montanha, que estão se tornando cada vez mais populares.

Quais são os esportes de montanha que existem?

A prática de esportes de montanha exige certos requisitos, principalmente no que se refere à vestimenta. Eles estão bastante ligados às condições climáticas e à altitude, uma vez que são praticados ao ar livre. Os mais conhecidos são:

1. Trilha

Uma atividade esportiva praticada em caminhos bem demarcados, principalmente em parques ou reservas naturais. Além de servir como exercício, também serve para conhecer a natureza local e aprender a respeitar o meio ambiente.

Às vezes, a trilha é confundida com o trekking. No entanto, a primeira leva esse nome porque é praticada em trilhas delimitadas.

Quais são os requisitos para que um caminho seja considerado adequado para fazer trilhas? Ser transitável durante o ano todo, ter um interesse paisagístico, não ter grandes encostas, ser acessível para a grande maioria da população e ser devidamente sinalizado.

Grupo fazendo esportes de montanha

2. Rapel

Um dos esportes de montanha com mais adeptos nos últimos tempos. Trata-se de um sistema de descida por uma parede quase vertical, utilizando cordas. O rapel (imagem da capa) está relacionado à escalada e ao canyoning.

Existem diferentes tipos: de braço, Dulfer (a corda é colocada entre as duas pernas) e comichi (a corda passa pelas costas).

O equipamento de rapel é composto, além da corda, por outra corda de ancoragem, um mosquetão com trava de segurança, um arnês, um cabo de segurança e um descensor. Todos os praticantes devem usar capacete e luvas.

3. Escalada

É semelhante ao anterior, mas é feito ao contrário. Ou seja, o objetivo é subir uma parede ou montanha usando os membros inferiores. Essa atividade deriva do alpinismo e é um esporte arriscado, embora os escaladores usem equipamentos especiais e possuam diversas técnicas para evitar acidentes.

Escalada indoor

Existem diferentes tipos de escalada: na rocha, alpina, no gelo, mista (rocha e gelo), em falésias sobre a água, urbana, de aderência… Também é dividida em livre, clássica, esportiva, artificial, individual ou integral. Para praticar as técnicas, é utilizado um equipamento especial, conhecido como parede de escalada.

4. Trekking

Está relacionado a viagens curtas. Trata-se de uma atividade física que pode ser realizada a pé, de bicicleta ou até mesmo a cavalo, mas sempre em ambiente rural, principalmente nas montanhas ou nas florestas.

O trekking tem algumas regras que devem ser seguidas para o desenvolvimento completo do esporte: segurança em primeiro lugar, respeito ao meio ambiente, realização de um planejamento prévio, uso de elementos de orientação e a não utilização de veículos motorizados.

Hiking e trekking

5. Montanhismo

Algumas pessoas o conhecem como alpinismo, embora, na verdade, esse termo seja válido apenas no caso de estar fazendo montanhismo nos Alpes (os termos ‘andinismo’ ​​para a Cordilheira dos Andes e ‘himalaismo’ para o Himalaia também são usados).

O montanhismo tem como objetivo principal chegar ao topo de uma montanha. Para isso, são necessárias várias técnicas, conhecimentos, habilidades e um ótimo condicionamento físico.

É muito importante ter um certo equipamento mínimo para praticar o montanhismo: alimentos (água e alimentos energéticos), roupas (calçados específicos, roupas de acordo com o clima, cachecol, chapéu e óculos) e acessórios básicos (grampos, mochila, bastão de trilha, corda, lanterna, navalha, apito, barraca, saco de dormir, etc).

Homem relaxando na natureza

6. Mountain bike

Outro esporte de montanha considerado radical, pois é realizado em circuitos com obstáculos variados, ladeiras íngremes e descidas rápidas. As bicicletas são especiais, conhecidas como mountain bikes, que geralmente são mais leves e mais resistentes do que as bicicletas convencionais.

Existem diferentes especialidades para o mountain bike: cross country ou rally, downhill, subida, avalanche, enduro, slalom, maratona de montanha, rural bike, saltos e slopestyle.

Bicicleta no campo

Por fim, não podemos deixar de nomear o trail running ou corrida de montanha, um esporte que consiste em percorrer diferentes trilhas naturais, atravessar córregos ou rios e até mesmo escalar.

Essa modalidade é praticada em distâncias curtas (máximo de 12 quilômetros), mas caso essa distância seja excedida, ela passa a ser considerada uma ultra-trail running ou ultramaratona.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.