Logo image
Logo image

Dicas para fazer exercícios ao ar livre

4 minutos
Fazer exercícios ao ar livre traz muitos benefícios para o corpo e para a mente. Além disso, você pode praticá-los a qualquer hora do dia e em lugares diferentes.
Dicas para fazer exercícios ao ar livre
Última atualização: 13 fevereiro, 2021

Principalmente no verão e na primavera, muitos optam por fazer exercícios ao ar livre para aproveitar as boas temperaturas e a natureza. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para fazer exercícios ao ar livre.

Quais são os benefícios de fazer exercícios ao ar livre?

Seja no parque, na praia ou nas montanhas, fazer exercícios ao ar livre é uma excelente opção. E, diferentemente do que se acredita, isso também pode ser feito no inverno. Alguns dos benefícios de fazer exercícios fora da academia ou de casa são:

1. Aumenta os níveis de endorfina

Talvez você já tenha ouvido falar dos hormônios da felicidade, aqueles que são produzidos enquanto praticamos atividades físicas, entre outras situações.

Estar ao ar livre e em contato com a natureza aumenta a quantidade desses neurotransmissores, de modo que você vai se sentir mais feliz e com um melhor humor. É perfeito para tirar os problemas e o estresse do corpo!

2. Você recebe a dose diária de vitamina D

Você sabia que a principal dose de vitamina D vem dos raios solaresMesmo quando está nublado ou durante o inverno, o sol está presente e nos fornece os nutrientes dos quais precisamos.

Essa vitamina é fundamental para o funcionamento do sistema imunológico e neuromuscular, o que se traduz em menos resfriados e melhor absorção do cálcio.

Some figure

3. Fazer exercícios ao ar livre acelera o metabolismo

Correr ao ar livre não é a mesma coisa do que correr na esteira. E não estamos falando apenas do fato de que, no segundo caso, precisaremos de um aparelho.

Fazer exercícios ao ar livre acelera o metabolismo e nos ajuda a queimar gordura mais facilmente, ao mesmo tempo em que tonifica os músculos e melhora o sistema cardiorrespiratório.

4. Você não precisa de equipamentos especiais

Com exceção de calçados confortáveis ​​e roupas esportivas apropriadas, você pode fazer exercícios em um parque ou em qualquer outro lugar sem equipamentos especiais. 

Assim, você não precisa pagar a mensalidade de uma academia ou cumprir os horários das aulas. É algo que está disponível 24 horas por dia, 365 dias do ano! 

Dicas para fazer exercícios ao ar livre

Se já te convencemos de que fazer exercícios ao ar livre é a melhor opção, agora é a hora de você prestar atenção a algumas recomendações que serão úteis antes de sair para a rua:

1. Não treine ao meio-dia

Principalmente no verão, pois é neste horário que a temperatura é mais alta e o sol está mais forte. Se esse é o único horário disponível para treinar, procure lugares próximos à água ou à sombra das árvores.

2. Proteja-se do clima

Uma das principais desculpas para não fazer exercícios ao ar livre é a de que vamos precisar nos adaptar às condições climáticas. Mas isso tem uma solução.

Se estiver calor, recomendamos que você use chapéu e óculos de sol, bem como um protetor solar que seja resistente à transpiração. Também seja bom usar roupas mais soltas ou feitas com materiais próprios para o calor.

Por outro lado, nos dias frios, aconselhamos que você se vista em camadas e não se esqueça das luvas e de um gorro de lã. O ideal é ir tirando a roupa conforme o seu corpo for se aquecendo.

Lembre-se de, ao terminar os exercícios, vestir-se rapidamente para não ficar doente. E se chover? Existem roupas impermeáveis ​​muito boas que podem ser muito úteis para você.

Some figure

3. Beba muita água

A insolação está na ordem do dia quando decidimos fazer exercícios ao ar livre. Por isso, a garrafa de água não pode faltar. Existem diferentes recipientes que podem ser confortavelmente colocados na cintura para evitar ter que carregar a garrafa na mão.

4. Escolha bem o local para fazer exercícios ao ar livre

Não é a mesma coisa correr no meio da cidade durante o verão do que fazer isso no mar ou nas montanhas. Tudo depende de onde você estiver e das suas preferências pessoais.

Se você estiver de férias, por exemplo, você pode aproveitar para fazer exercícios ao ar livre ao invés de ficar deitado tomando sol o dia todo. No restante do ano, recomendamos que você fique longe das áreas centrais ou agitadas.

O importante é que você se sinta à vontade no local escolhido e que, para que você não fique entediado, você opte por incluir a música no seu treino. Baixe uma boa lista de músicas especiais para fazer exercícios!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Castillero Mimesa, O. (2019). Endorfinas (nerurotransmisores): funciones y características. Psicología y Mente.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.