Logo image
Logo image

Bambolê: o exercício ideal

3 minutos
Se você pensar na sua juventude, talvez você se lembre de ter usado um bambolê. Felizmente, este equipamento está de volta e atualmente é usado no mundo fitness.
Bambolê: o exercício ideal
Última atualização: 11 maio, 2021

Ao falar sobre o bambolê, talvez você se lembre dos seus anos de infância. No entanto, cada vez mais pessoas decidem usá-lo para melhorar o condicionamento físico e a estética. Por esse motivo, no artigo a seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre um dos exercícios mais divertidos da atualidade.

No início dos anos 80, o treinamento com o bambolê era uma das atividades favoritas das crianças na escola. Atualmente, esse instrumento é usado em muitas aulas de ginástica em grupo e para treinamentos individuais em casa.

Entre outras coisas, este é um equipamento barato, fácil de usar e, acima de tudo, benéfico para o corpo. Portanto, o treino com o bambolê é uma ótima maneira de afinar a sua silhueta enquanto você se diverte. De fato, ele permite a execução de movimentos fluidos e ritmos intensos, garantindo assim o trabalho muscular.

Diversão e queima de calorias ao mesmo tempo

O treinamento com o bambolê é muito divertido e permite queimar calorias e também tonificar o corpo de uma maneira excelente. Como equipamento, é muito barato e também pode ser usado em qualquer lugar. A única coisa que importa aqui é a motivação e a vontade de se divertir!  

De fato, se você deseja praticar esse esporte, o ideal é praticá-lo em um estado de relaxamento e com a inclusão de músicas contagiantes. Não há nada melhor do que esses dois conceitos para conseguir se motivar e dar tudo de si no treinamento.

As melhores razões para usar o bambolê

Conforme mencionamos anteriormente, há muitas razões para usar o bambolê que não podem ser esquecidas. Vamos repassá-las a seguir.

1. Reduz a cintura

Como exercício, o bambolê é muito completo e permite que você trabalhe o abdômen e reduza a cintura. A execução do movimento permite ganhar resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

Some figure

Certamente, tudo dependerá da intensidade dos treinos. No nível muscular, o movimento da cintura permite que os abdominais sejam trabalhados de forma específica para obter uma barriga lisa e sem gordura. Sem dúvida, se você quiser obter resultados satisfatórios, também é necessário seguir uma dieta saudável.

2. É divertido

Se você está procurando por um exercício divertido que permita trabalhar todos os seus músculos ao mesmo tempo, o bambolê é perfeito para você. De um modo geral, esse exercício ajuda a gerar uma grande dose de endorfinas, o que melhora o estado de humor e proporciona uma sensação de bem-estar.

3. Para todos os perfis

Um dos pontos fortes é que o bambolê é adequado e ideal para crianças, jovens e idosos. Qualquer desculpa serve para mover a cintura e aproveitar este exercício. Você verá como todos os membros da família vão adorar brincar com o bambolê!

4. Muito barato e fácil de praticar

Outra vantagem é que ele é um exercício simples, que pode ser praticado em qualquer lugar e que requer pouco equipamento. Seja na praia, no jardim ou na sala de estar assistindo televisão, qualquer lugar é excelente para se mover um pouco.

5. Combate o estresse

É sabido que o esporte é uma das melhores maneiras de quebrar a rotina e combater o estresse. Nesse sentido, o bambolê é uma excelente maneira de reduzir o estresse, desconectar e se divertir.

Some figure

6. Exercício cardiovascular

Por fim, o bambolê é um exercício perfeito para trabalhar o cardio. De fato, ele permite muitas variações e, dependendo do tipo de movimento, ele promove o trabalho dos braços, pernas e glúteos. Devido a essas sequências de movimento rápido, ele se torna um excelente exercício cardiovascular.

Assim, como você deve ter observado, fazer exercícios com o bambolê traz grandes vantagens para o corpo e para a mente. Você verá como, após alguns meses de prática, você será capaz de executar movimentos incríveis!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Balasubramaniam, R., & Turvey, M. T. (2004). Coordination modes in the multisegmental dynamics of hula hooping. Biological Cybernetics, 90(3), 176–190. https://doi.org/10.1007/s00422-003-0460-4
  • Lu, C. H., Wang, Y. J., Sung, C. K., & Chao, P. C. P. (2011). A hula-hoop energy-harvesting system. In IEEE Transactions on Magnetics (Vol. 47, pp. 2395–2398). https://doi.org/10.1109/TMAG.2011.2155636
  • Cluff, T., Robertson, D. G. E., & Balasubramaniam, R. (2008). Kinetics of hula hooping: An inverse dynamics analysis. Human Movement Science, 27(4), 622–635. https://doi.org/10.1016/j.humov.2008.02.018
  • Seyranian, A. P., & Belyakov, A. O. (2011). How to twirl a hula hoop. American Journal of Physics, 79(7), 712–715. https://doi.org/10.1119/1.3576177

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.