Conheça os benefícios de praticar natação

22 de abril de 2020
A perda de peso ou o baixo impacto são alguns dos benefícios da natação como exercício. Descubra quais são as outras vantagens dessa modalidade neste artigo.

A natação é um dos esportes mais completos que você pode praticar. Independentemente da idade ou do perfil do atleta, a natação é ideal para quem deseja manter a forma, pois traz benefícios incríveis para o corpo e a mente. Vamos conhecer quais são os benefícios da natação para as pessoas que praticam esse esporte incrível.

Certamente, os efeitos da natação são múltiplos e se dão tanto no nível físico quanto no mental. Entre outras coisas, a natação melhora o tônus muscular, contribui para a perda de peso e reduz o estresse.

Nesse sentido, pode-se considerar que existem poucas atividades como a natação para manter a silhueta dos sonhos. Obviamente, ela deve ser complementada por uma boa dieta e hábitos saudáveis para atingir esse objetivo.

Além disso, é uma atividade especialmente benéfica e segura para aqueles que sofreram uma lesão muscular ou têm problemas nas articulações e nos ossos.

No entanto, se seu objetivo é perder peso, geralmente é recomendável combinar a natação com outros esportes, como por exemplo correr ou andar de bicicleta. Porém, isso depende das características individuais de cada atleta. Consulte um profissional para planejar seus treinamentos da melhor maneira.

Os melhores benefícios da natação

1. Tônus muscular

Trata-se de um esporte que ajuda a desenvolver um corpo equilibrado e constitui um treinamento físico integral. É um esporte completo, que permite que você trabalhe todos os músculos do seu corpo. Tenha em mente que a água oferece a resistência ideal para aumentar a força e fazer cardio ao mesmo tempo.

A natação também ajuda a construir massa muscular. Por isso, não hesite em combinar os diferentes estilos para aproveitar esse e todos os outros benefícios associados à natação.

Os benefícios da natação

2. Perda de peso

Como exercício, a natação é ideal para aquelas pessoas que desejam perder peso e afinar a silhueta. Felizmente, o treinamento intensivo não é essencial para começar a aproveitar esses benefícios.

No entanto, é importante manter a prática constante e a motivação, pois os benefícios não aparecerão imediatamente. Será necessário uma prática regular por vários meses.

3. Baixo impacto nos ossos, nas articulações e nos músculos

A natação é um esporte de baixo impacto que permite fazer cardio sem forçar os ossos, as articulações ou os músculos. Quando você nada, não está submetido à gravidade, portanto, não há nenhum impacto nas articulações. Por isso, é particularmente adequado para pessoas com sobrepeso.

Ao contrário de outros exercícios, a menos que você nade com muita intensidade, você realmente não precisa de muito tempo de recuperação após os exercícios na piscina, como ocorre com o levantamento de peso, por exemplo.

Se você está se recuperando de uma lesão, os exercícios de natação são uma ótima maneira de se manter em movimento enquanto você passa por esse processo.

4. Reduz o estresse

A natação permite reduzir a tensão e o estresse. Ninguém no mundo é imune ao estresse e todas as pessoas precisam de uma atividade que ajude a combatê-lo. Como qualquer esporte ou exercício físico, a natação permite reduzir o estresse e esquecer as preocupações diárias.

Na verdade, esse esporte tem uma peculiaridade: o contato direto com a água. A água é relaxante, o que ajuda a reduzir o estresse físico e mental, uma vez que o cérebro é estimulado a liberar endorfinas que afetam diretamente o corpo e a mente.

Os benefícios da natação

5. Descanso de maior qualidade

Sua saúde geral também depende do seu sono, já que o corpo e a mente se reparam e se regeneram durante a noite. Dormir bem é essencial, e um bom treinamento de natação ajuda de maneira notável.

O gasto energético promove a qualidade do sono, o que também melhora o equilíbrio psicológico. De fato, o esforço físico realizado na natação libera hormônios que levam a uma melhor noite de sono.

Como você pôde observar, as sessões de natação podem realmente melhorar seu bem-estar geral em muito pouco tempo. Agora que você conhece os benefícios da natação, chegou a hora de colocá-los em prática. Que tal experimentar esse esporte?

  • Davies, D. S. C. (2017). The Health and Wellbeing Benefits of Swimming. Individually Societally Economically Nationally. https://doi.org/10.1089/act.2009.15105
  • Aspenes, S., Kjendlie, P. L., Hoff, J., & Helgerud, J. (2009). Combined strength and endurance training in competitive swimmers. Journal of Sports Science and Medicine, 8(3), 357–365.
  • Neiva, H. P., Marques, M. C., Barbosa, T. M., Izquierdo, M., & Marinho, D. A. (2014, March). Warm-up and performance in competitive swimming. Sports Medicine. https://doi.org/10.1007/s40279-013-0117-y