Como melhorar seu desempenho nos exercícios cardiovasculares

· 4 de fevereiro de 2019
Se você quiser melhorar seu desempenho em exercícios cardiovasculares, neste artigo vamos contar como você pode conseguir isso. A seguir você vai descobrir que tudo é possível seguindo apenas algumas dicas.

A maioria dos atletas sabe que o exercício cardiovascular é muito importante para a saúde. Quando começamos podemos não ter muita resistência, mas é possível melhorar seu desempenho nos exercícios cardiovasculares.

Entre outras coisas, o cardio ajuda a queimar mais calorias e a perder peso, além de manter o coração e os pulmões saudáveis. Por essas e outras razões, mostramos como é possível melhorar seu desempenho nos exercícios cardiovasculares a seguir.

Certamente, o objetivo do exercício cardiovascular é aumentar a frequência cardíaca para que você possa respirar com mais força e aumentar a queima de calorias. O único problema é que não é tão fácil adquirir um bom nível que nos permita oferecer a melhor versão de nós mesmos.

Para que isso seja possível, é necessário ter maior resistência. A resistência exige que os sistemas circulatório e respiratório forneçam energia aos músculos que trabalham para apoiar a atividade física que está sendo realizada.

Portanto, se você é dos atletas que adoraria treinar mais e mais, mas tem dificuldades para fazer isso, preparamos uma lista com algumas dicas que podem ser muito úteis. Anote e alcance a meta de melhorar seu desempenho nos exercícios cardiovasculares.

Como você pode melhorar seu desempenho nos exercícios cardiovasculares?

1. Escolha uma atividade que você gosta

Este é um dos aspectos mais importantes que você deve levar em consideração, já que ninguém quer gastar seu tempo realizando uma atividade ou um exercício que não gosta.

Neste sentido, o melhor exercício para você é aquele que você mais gosta e aquele que permite que você tenha vontade e motivação para superar continuamente os objetivos.

Mulher em bike de spinning

Por exemplo, andar é uma boa atividade para começar, já que não requer equipamento especial e você pode caminhar em qualquer lugar. De qualquer forma, você pode incluir algum tipo de movimento contínuo, como andar de bicicleta, nadar, correr, subir escadas ou dançar, entre outros.

2. Fique bem hidratado

Estar ligeiramente desidratado pode afetar significativamente a capacidade do corpo de se mover. É por isso que beber água suficiente é crucial.

E para melhorar seu desempenho nos exercícios cardiovasculares e treinar por mais tempo você precisa tomar um pouco de água durante todo o treinamento. Então, ouvir o seu corpo é uma das chaves mais importantes.

3. Aumente progressivamente a distância

A cada semana aumente seu tempo de treinamento em alguns minutos até que você possa trabalhar continuamente meia hora por sessão.

Embora o progresso seja pequeno, é importante exigir um pouco mais em cada prática. É melhor obter um crescimento gradual do que começar muito forte e ficar exposto a sofrer qualquer lesão inesperada.

Mulher olhando relógio ao se exercitar

Quanto à distância e ritmo, você não deve se preocupar muito. As primeiras semanas devem servir para se concentrar em cumprir todos os seus treinos.

Depois de algumas semanas, será hora de mudar, adicionando mais um dia de exercício, aumentando o ritmo e a intensidade, incluindo uma nova atividade ou aumentando o tempo de treinamento.

4. Inclua carboidratos em sua dieta

Os carboidratos são cruciais para o desempenho e não devem ser negligenciados para nos manter em forma, especialmente se o objetivo é melhorar a resistência. Eles são a principal fonte de combustível para o seu corpo e permitem manter um ritmo produtivo por mais tempo, se você fizer as coisas da maneira certa.

Por esta razão, você deve calcular a ingestão adequada de carboidratos, adaptando a dieta ao treinamento. Tenha em mente que eles são o combustível que irão prolongar a energia durante o treinamento e são menos propensos a serem armazenados como gordura corporal.

5. Intervalo de treinamento

Finalmente, você deve saber que o treinamento intervalado permite reduzir a gordura corporal, mas também é ideal para aumentar a resistência e forçar o coração a bombear mais sangue. Em todo caso, isso ajuda a melhorar o desempenho no exercício cardiovascular.

Mulher no transport com professor

Tenha em mente que quanto mais sangue é bombeado, mais oxigênio chega aos músculos ativos em cada sessão, o que retarda a fadiga. Da mesma forma, recomendamos a realização de cerca de 20 minutos de treinamento com intervalos, duas ou três vezes por semana.

Com estas dicas, você vai lentamente melhorar seu desempenho nos exercícios cardiovasculares. De qualquer forma, estamos convencidos de que se você tiver paciência, motivação e perseverança você alcançará qualquer objetivo que quiser!