As melhores horas para correr no verão

21 de janeiro de 2019
A temporada de verão invariavelmente vem com longos dias quentes, mas a questão que permanece no ar é: quais são as melhores horas para correr no verão?

Para os corredores, as altas temperaturas representam um desafio adicional. Além de lidar com as distâncias e com o programa de exercício estabelecido, entram na equação os graus a mais (ou a menos) que acabam afetando o desempenho. Conheça as melhores horas para correr no verão a seguir!

Fatores a considerar

A maioria dos corredores apaixonados ou de alta performance são atletas com rotinas bem programadas. Muitos deles participam de treinamentos e metas específicas.

Nas sessões de treinamento, interferem fatores além do esporte que vão desde a disponibilidade de horários até gostos pessoais. Por exemplo: aqueles que gostam de dormir tarde raramente agendarão uma sessão de treinamento antes do amanhecer.

Mulher correndo no parque

Há aqueles que, por responsabilidades do trabalho ou familiar, têm apenas pequenos ‘buracos’ em momentos muito específicos. São períodos que literalmente podem ser a qualquer hora do dia.

Embora seja mais comum que esses espaços sejam muito cedo ou tarde da noite, pode acontecer desse momento livre para correr ser ao meio-dia. Com o sol e as temperaturas no topo.

É melhor treinar do que suspender os exercícios por causa de fatores ambientais. Mas, claro, atendendo às regras do senso comum. Há dias em que o calor faz com que seja realmente proibitivo correr.

Muito cedo ou muito tarde

De fato, a maioria das recomendações que respondem à pergunta sobre quais são as melhores horas para correr no verão apontam para as primeiras ou as últimas horas de cada dia. Quando o sol ainda não apareceu no horizonte, ou quando já desapareceu completamente.

Mulher se alongando no amanhecer

Além das altas temperaturas, a ação direta dos raios UV na pele é um dos problemas mais pesados que um atleta pode carregar. Sem mencionar que traz riscos de sofrer insolação em caso de não ter proteção adequada.

Não é o calor, é a umidade

Além do calor, o que pode inviabilizar uma sessão de corrida durante o verão é a umidade. A sensação térmica é o valor ao qual mais atenção deve ser dada ao revisar as previsões do tempo para planejar treinamentos.

Os níveis de umidade são os que geram a sensação térmica real, depois de equilibrar a média da temperatura com a taxa de água no ambiente. A umidade é um fator que faz com que a corrida no início do dia nas áreas costeiras seja uma péssima ideia. Durante as noites, a temperatura geralmente fica perto de 35 ° C.

O hábito de correr com altos níveis de umidade não é recomendado. O corpo não pode ser adequadamente resfriado através do suor, logo a sensação de sufocação é quase insuportável.

Melhores horas para correr no verão: depois das 21h

Se você tiver que escolher qual é a hora ideal para correr nos dias de verão, isso é depois das 9 horas da noite. O sol já desapareceu completamente e a umidade é geralmente mais baixa que nas horas da manhã.

A maioria dos corredores tenta evitar o período entre as 11:00 e as 20:00. É um período em que as condições são geralmente muito difíceis. No entanto, há aqueles que recomendam precisamente aproveitar o desafio que isso implica, para adaptar o corpo para correr com com mais essa dificuldade, o clima.

Lembre-se sempre de algumas recomendações básicas para reduzir os riscos, como escolher roupas adequadas e se hidratar adequadamente. Esteja também atento aos sinais que o corpo emite para evitar colapsos devido a choques térmicos.

Você tem que diminuir a intensidade

Além de quais são as melhores horas para correr no verão, durante esses dias você não pode querer chegar ao seu limite. O ambiente pesado força a dosar os esforços; não é hora de tentar quebrar marcas pessoais. Para isso, chegará o outono com temperaturas muito mais amigáveis.