12 exercícios com a máquina de remo

30 de janeiro de 2019
Muitos dos aparelhos que vemos na academia têm mais de um uso. O mesmo acontece com a máquina de remo; a seguir, você vai descobrir muitas alternativas que essa ótima ferramenta nos oferece.

Ele não é um dos aparelhos mais populares da academia… Mas além de nos permitir definir ombros, braços e também pernas, é um exercício cardiovascular. Conheça diferentes exercícios com a máquina de remo que podemos fazer a seguir.

De fato, muitas pessoas nem sabem para que a máquina serve. Mas tudo bem, porque com os doze melhores exercícios para fazer com a máquina de remo que estão abaixo você poderá tirar o máximo proveito dela.

Exercícios com a máquina de remo

Graças à máquina de remo, você pode treinar uma grande variedade de músculos, queimar gordura e tonificar braços, ombros, costas e até mesmo abdominais.

Lembre-se de manter as costas retas durante o treino e de deixar os cotovelos bem próximos ao corpo, exceto nos casos em que for indicado o contrário. Estes exercícios são os mais apropriados:

1. Remo básico

A técnica é a mesma que se faz quando queremos remar em um barco. Talvez você nunca tenha feito isso, mas certamente sabe o que queremos dizer.

Para começar, estenda as pernas e segure as alças. Flexione e estenda os joelhos ao mesmo tempo em que dobra e alonga os braços. Inspire quando você pegar impulso e expire quando você levar as alças ao peito.

2. Remo para as costas

Comece da mesma forma que no exercício anterior mas, neste caso, quando você esticar as alças, a ideia é que os cotovelos ultrapassem as costas. Os nós dos dedos “tocam” os lados do tronco e os cotovelos vão ligeiramente para fora.

3. Elevações de ombro

Pegue as alças e estenda os braços à frente do corpo; quando você voltar para trás com as pernas, levante os braços até ultrapassar a cabeça. Dessa forma, você vai trabalhar mais o trapézio e os deltoides.

4. Pegada interna

Este exercício com a máquina de remo é ideal para treinar o tríceps. Para fazê-lo, segure as alças por baixo; isto é, com as palmas das mãos voltadas para o teto. Os cotovelos ficam próximos ao corpo em todos os momentos e os nós dos dedos tocam os ombros ao levantar os braços.

Pegada interna na máquina de remo

5. Extensões posteriores

Neste caso, você vai precisar se sentar de costas para as alças, com os pés nas laterais da máquina de remo. Os cotovelos tocam as orelhas e as mãos vão para a altura da cabeça para começar. Em seguida, estenda os braços, como se fosse tocar o teto com os dedos.

6. Tração ao peito

Se você quiser trabalhar o peitoral com esta máquina, deite-se nela, com a cabeça ao lado das alças. Então, pegue-as estendendo os braços sobre o peito; abaixe os braços até que fiquem ao lado do corpo. Este exercício é semelhante ao supino.

7. Apoiando-se com tração

Este exercício é semelhante ao anterior, mas o movimento dos braços é diferente. Primeiramente, comece na mesma posição e flexione os cotovelos. Em seguida, estenda os braços, mas apenas a parte do bíceps.

“Lembre-se de manter as costas retas durante o treino e de deixar os cotovelos bem próximos ao corpo, exceto nos casos em que for indicado o contrário”

8. Deitado ao contrário

Deite-se com as pernas flexionadas, perto da base das alças. Pegue as pontas com as duas mãos e leve a roldana em direção ao peito. A cabeça sempre fica apoiada no banco.

9. Abdominais

Embora você possa não acreditar, você também pode fazer abdominais na máquina de remo. Para conseguir fazer isso, apoie a cabeça no banco e faça o seu treino habitual; ou seja, você pode fazer os exercícios que normalmente faria em um banco comum, tais como elevações de pernas ou abdominais.

10. Tração de joelhos

Trabalha os trapézios e os bíceps de cada lado separadamente. Para este exercício, apoie o joelho direito no banco e o esquerdo no chão. Então, segure a alça com o braço direito, flexione o cotovelo e leve o braço para trás. Repita 20 vezes e mude de lado.

Mulher na máquina de remo

11. Joelhos cruzados

Este exercício serve para trabalhar o peito, primeiro de um lado e depois do outro. Fique de joelhos no banco; em seguida, pegue a alça com um braço e empurre para o lado oposto. Ou seja, se você fizer isso com o braço direito, leve-a para o lado esquerdo.

12. Joelhos cruzados com elevação

Um exercício igual ao anterior, mas neste caso, para trabalhar deltoides e trapézio, você deve estender o braço para trás. Se você pegar a alça com o braço direito, leve-a desde o umbigo até o ombro daquele lado.

Portanto, como você pode ver, existem muitas opções de exercícios com a máquina de remo. É só uma questão de dar asas à imaginação e aproveitar a resistência oferecida pelas alças.

Finalmente, para se certificar de que você está usando uma boa técnica, é altamente recomendável que você peça a orientação de um técnico responsável tanto para esses exercícios com a máquina de remo quanto com qualquer outra máquina.