Descubra os benefícios de caminhar à noite

28 de fevereiro de 2019
Na prática, tanto os jovens quanto os idosos podem se beneficiar da atividade física noturna. Além disso, as pessoas com obesidade ou tendência para acumular gordura podem melhorar seu peso graças a essa prática.

Tanto a digestão como o processo metabólico são favorecidos através das caminhadas noturnas. O exercício mais básico do ser humano pode melhorar ainda mais a nossa condição física se o fizermos a partir das 19 horas. Os benefícios de caminhar à noite são vários. Conheça-os a seguir.

O que muda durante a noite?

Geralmente nos acostumamos a fazer exercícios de manhã. Isso é lógico, porque esta é a parte do dia em que estamos com mais energia, depois de uma noite completa de descanso. Mas, com o passar das horas, nosso corpo entra em repouso e desgaste gradual, até a noite.

De fato, durante a noite, é normal que nosso metabolismo seja mais lento. A queima de energia é menor e o jantar é praticamente uma espécie de armazenamento de glicose para o sono.

Se mudarmos nosso hábito e fizermos algum exercício de baixa intensidade à noite, a glicose acumulada diminuiria e não se tornaria lipídica. O metabolismo também se torna um pouco mais rápido, então podemos manter uma forma física de maneira apropriada. Ou, pelo menos, podemos alcançá-la mais facilmente.

Melhora a digestão

A digestão noturna é bastante pesada porque passamos várias horas em repouso. Evidentemente, a atividade física acelera o metabolismo, garantindo um melhor trânsito e processamento dos alimentos.

Nutrientes essenciais na sua alimentação

É fato que isso afeta nossas medidas, mas essa não é a única coisa que podemos melhorar. Um dos grandes benefícios de caminhar à noite é que evitamos nos sentir pesados ​​depois de jantar.

Por tudo isso, uma simples caminhada noturna nos permitirá evitar a fadiga, insônia e outros problemas digestivos. Isso nos proporciona outra vantagem: a garantia de ter um sono reparador.

Controla a glicose no sangue

diabetes tipo 2 é uma doença que aflige principalmente as pessoas mais idosas. Felizmente, dar um passeio à noite pode nos ajudar a evitar esse tipo de doença.

Para realizar os exercícios corretamente, logo após jantar, podemos dar algumas caminhadas curtas, de pelo menos 15 minutos. Na realidade, o mais recomendável é que a caminhada seja rápida, sem parar.

Como estamos vendo, o ideal é realizar o exercício logo após jantar, para ajudar no controle da insulina no nosso corpo. Desta forma, estaremos contribuindo para o controle corporal do açúcar.

Também previne problemas cardíacos

Em termos gerais, talvez o maior benefício de caminhar à noite seja o fato de controlarmos nossos indicadores de saúde. Aspectos como o colesterol e a pressão arterial podem ser melhorados se sempre realizarmos essa rotina.

É permitido fazer cardio após um infarto

Ao melhorar ambos os indicadores, reduzimos a probabilidade de sofrer ataques cardíacos e outros problemas relacionados ao sistema cardiovascular. Além disso, manter-se em movimento é sempre bom para estimular a circulação adequada do sangue.

Ajuda emagrecer

A aceleração do metabolismo pode nos trazer a vantagem de emagrecer. A noite é o período do dia em que mais se promove o acúmulo de lipídios; isso só ocorre devido a nossa inatividade.

Com as caminhadas noturnas, o acúmulo de gorduras se torna mais difícil. Os italianos conhecem muito bem este hábito, que eles chamam de passeggiata’. Embora muitos o façam por simples entretenimento, este é o segredo de como uma parte da população tem mantido seu peso por muito tempo.

Algumas dicas para caminhar à noite

Se você se animar a começar a caminhar à noite, há algumas orientação interessantes a se ter em mente:

  • A visibilidade é importante. Tanto da pessoa em seu trajeto, como a segurança diante de outras pessoas e veículos. Uma lanterna te ajudará a localizar um objeto no caminho, uma poça, um buraco, etc.
  • Para se tornar visível e ser visto, é melhor usar pulseiras ou tiras reflexivas nas pernas e nos braços.
  • Você tem que escolher bem o trajeto. Para evitar surpresas desagradáveis, o melhor é escolher um caminho conhecido.
  • A roupa é importante. Quando a noite chega, as temperaturas caem e a roupa e o calçado que você usa devem oferecer conforto e calor.
  • O treinamento é sempre importante. Comece com uma caminhada suave, depois com um ritmo natural por alguns minutos e gradualmente acelere até obter uma velocidade de caminhada.

Lee, I. M., & Buchner, D. M. (2008). The importance of walking to public health. Medicine and science in sports and exercise, 40(7 Suppl), S512-8.

Morris, J. N., & Hardman, A. E. (1997). Walking to health. Sports medicine, 23(5), 306-332.