Cinco conselhos que irão te ajudar a se recuperar melhor depois de correr

7 de março de 2019
Tanto os resultados do seu treino como o processo de recuperação dos seus músculos serão beneficiados se você adotar certos hábitos depois de correr.

Como todas as disciplinas do esporte, a corrida está repleta de segredos e de recomendações que são básicas para os mais experientes, mas que outras pessoas não conhecem. A seguir, daremos alguns conselhos que irão te ajudar depois de correr.

Dessa forma, você irá progredir nesse esporte tão exigente e ao mesmo tempo maravilhoso.

Cinco conselhos para depois de correr

  1. Faça alongamento da forma adequada

Essa é a regra de ouro para todo esportista. Logo após ter exigido tanto dos músculos, devemos nos alongar. Esses exercícios irão ajudar os seus músculos a recuperar a sua forma original de maneira gradual. Além disso, você pode evitar lesões com uma boa sessão de alongamento pós-treino.

Além de fazer alongamento assim que terminar o treino, você pode alongar também várias horas depois e até mesmo nos dias de descanso. Dessa forma, você irá eliminar o ácido láctico acumulado e outros resíduos que se acumulam no corpo.

  1. Caminhe

De nenhuma maneira você deve parar abruptamente e deitar no chão para descansar. Quando você chegar ao final do percurso, continue caminhando em um ritmo moderado. Essa dica simples permitirá que você restaure a sua respiração normal e também irá contribuir para a circulação sanguínea.

Amigas caminhando

  1. Hidrate-se

Correr produz um esforço físico muito grande para os seus músculos. Eles, para obter a energia necessária e para poder funcionar, consomem nutrientes do seu corpo.

Isso inclui a água, essencial para a regulação da temperatura corporal. Por isso, é extremamente necessário que compensemos essa perda após o treino ou depois de correr. Além de água, bebidas esportivas também podem servir para repor os sais minerais eliminados.

  1. Tome uma ducha de água fria

Muitos atletas profissionais recorrem aos banhos congelados após a prática do esporte. A razão é que esse é o método mais eficiente para acelerar o processo de recuperação e para acalmar as contrações.

Como esses conselhos para depois de correr são especialmente destinados para esportistas amadores, a recomendação é que você tome uma ducha de água fria alguns minutos após a atividade física.

Em seguida, abra a torneira de água quente para recuperar a temperatura e a circulação normal de sangue. Fora isso, se você sentir qualquer dor muscular, aplique gelo para amenizá-la.

  1. Use meias compressivas

Esse é um conselho muito útil para as pessoas com problemas de circulação nos pés. O uso desse tipo de meias depois do exercício físico ajuda o sangue a circular apropriadamente por essa região. Além disso, dormir com as pernas ligeiramente elevadas em relação ao corpo podem ajudar também.

Algumas dicas extras

Além do que já recomendamos, existem algumas outras considerações que devemos adicionar. Por exemplo, é preciso ratificar a importância do aquecimento antes de toda atividade física. Ou seja, não devemos aquecer somente antes de correr, mas sim antes de qualquer tipo de treino.

Além disso, é muito importante dormir bem antes e depois do exercício. É nesse momento em que os músculos repõem as forças e se preparam para novos esforços, além de aumentar a sua capacidade com relação à força e à resistência.

O que não devo fazer depois de correr?

Assim como existem algumas ações essenciais para depois de fazermos um exercício, também existem alguns erros comuns que não podemos cometer. Se você tiver corrido, é melhor que você evite o seguinte:

  1. Não ficar largado nem fazer coisas em excesso

Um erro grande que muitas pessoas cometem é ficar no sofá o dia todo depois de uma sessão de treino. De fato, isso é contraproducente para o sono. É preferível optar por atividades rápidas que mantenham os músculos ativos e o sangue circulando.

Você também não deve praticar atividades em excesso. Não é hora de mexer em coisas pesadas nem de fazer esforços físicos já que os seus músculos exaustos podem ser prejudicados.

  1. Não comer corretamente

Depois de um treino como correr, temos que oferecer ao nosso corpo o que ele precisa para se recuperar. Nesse sentido, é importante consumir proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.

O ideal é você esperar pelo menos 45 minutos para comer alguma coisa depois de correr. As barrinhas de cereais, as massas e o pão integral são ótimas opções para incorporar os carboidratos. Enquanto que as frutas, as verduras e os laticínios são ideiais para a ingestão de vitaminas.

Garota cansada no chão

  1. Ficar com a mesma roupa que fez exercício

A roupa molhada favorece a proliferação de bactérias. Por outro lado, as roupas secas favorecem a circulação do sangue e, consequentemente, também a recuperação muscular.

Por último, é necessário dizer que alguns truques irão funcionar melhor para algumas pessoas do que para outras. No entanto, essas são recomendações gerais que ninguém deve ignorar quando for exigir do corpo e cuidar da saúde no processo.

Portanto, agora que você está ciente dessas dicas para depois de correr, calce o tênis e corra os quilômetros que quiser!

Van Mechelen, W., Hlobil, H., Kemper, H. C., Voorn, W. J., & de Jongh, H. R. (1993). Prevention of running injuries by warm-up, cool-down, and stretching exercises. The American Journal of Sports Medicine, 21(5), 711-719.

Clement, D. B., & Taunton, J. E. (1981). A guide to the prevention of running injuries. Australian family physician, 10(3), 156-61.