Quais são os benefícios de correr na praia?

25 de outubro de 2019
Se você mora em uma cidade costeira, não pode perder a enorme vantagem de ter uma praia para se exercitar. Aqui contaremos todas as consequências positivas de fazê-lo regularmente.

Para muitos atletas, correr na areia da praia não é tão fácil quanto parece. No entanto, essa prática oferece muitos benefícios que podem ajudá-lo a se tornar um corredor mais forte e muito mais rápido. Neste artigo mostraremos quais são os benefícios de correr na praia.

Correr na areia permite que você aproveite o sol, a brisa do mar e o som das ondas batendo. Você desfrutará de uma atmosfera única e, ao mesmo tempo, estará fazendo exercícios físicos. Mudar as superfícies, caminhos e tipo de treino não só é bom para o seu corpo, mas também é positivo a nível mental.

Certamente, a areia é uma das superfícies mais difíceis onde você pode correr. Por esse motivo, é aconselhável dar ao seu corpo o tempo necessário para se ajustar antes de aumentar o tempo e a intensidade, a fim de minimizar a dor e reduzir o risco de lesões.

Você terá um treino mais desafiador na mesma quantidade de minutos que teria na calçada!

Quais são os benefícios de correr na praia?

1. Queima mais calorias

A primeira coisa a considerar é que correr na praia permite queimar mais calorias em comparação com correr em outras superfícies mais duras. A razão para isso é que você precisa trabalhar mais e exigir que os músculos mantenham a estabilidade.

Esse esforço extra e o comprometimento muscular necessário para correr na praia fazem a gente queimar mais calorias do que se tivéssemos treinado em outro lugar. Isso é realmente ideal para pessoas que desejam reduzir o tempo de treinamento, mas que desejam manter o nível de condicionamento físico.

Quais são os benefícios de correr na praia?

2. Fortaleça seu corpo

Outro benefício de correr na praia é que isso implica que você precisa gerar mais força para se locomover. Dessa forma, você começará a desenvolver força nos glúteos, isquiotibiais, quadris e tornozelos.

Lembre-se de que correr, principalmente na rua ou na esteira, é um exercício repetitivo, plano e monótono que pode causar desequilíbrios musculares nessas áreas.

Além disso, você deve levar em consideração que existe um conjunto de pequenos músculos na parte inferior do corpo, principalmente no pé e no tornozelo, que você não usa ao correr em estradas pavimentadas, e que podem enfraquecer facilmente.

No entanto, enquanto você corre pela praia, seu corpo é forçado a usar esses músculos para estabilizá-lo, pois a areia cria uma superfície instável para o pé.

3. Um impacto menor

Como a areia está embaixo de você, quando você corre na praia, seu pé cai em uma superfície mais macia. Isso significa que a parte inferior do corpo recebe menos impacto e estresse ao realizar o exercício.

Além disso, correr na areia também proporciona aos músculos das pernas um treino eficaz, sem o risco de lesões por impacto. Outro benefício é que ajuda a reduzir o risco de cãibras nas pernas.

4. Menos lesões ao correr na praia

Como mencionamos anteriormente, ao aumentar a quilometragem na areia, você exercitará menos pressão sobre as articulações que suportam o peso, como os quadris, joelhos e tornozelos. Esse fato pode ajudar a reduzir o risco de lesões associadas ao impacto, como fraturas por estresse.

De qualquer forma, se você deseja reduzir o risco de sofrer algum tipo de lesão, recomendamos que você aumente lentamente a duração das sessões de corrida na praia, em vez de usá-la para substituir sua atividade regular de treinamento.

5. Mais diversão

Por fim, optar por uma superfície lisa como a areia é uma maneira inteligente de adicionar diversidade à sua rotina de treinamento. Nesse sentido, um dos maiores benefícios de correr na praia é que essa é uma atividade ideal para relaxar após um dia intenso de trabalho.

Mais diversão

Mudar superfícies ou rotas da corrida não é apenas bom para o seu corpo, mas também benéfico para a sua mente. De fato, correr na areia ajuda, entre outras coisas, a se divertir e a relaxar sua mente, mas também complementa seu treinamento com eficiência.

Antes de terminar, vale lembrar que, se você deseja começar a correr na praia, as primeiras corridas devem ser na areia dura e molhada ao lado da água. O melhor momento é durante a maré baixa, pois cria uma superfície compacta para a corrida.

  • Pinnington, H. C., & Dawson, B. (2001). The energy cost of running on grass compared to soft dry beach sand. Journal of Science and Medicine in Sport, 4(4), 416–430. https://doi.org/10.1016/S1440-2440(01)80051-7