5 dicas para se recuperar depois de uma maratona

2 de dezembro de 2019
Você já sofreu extrema exaustão e dor após uma maratona? Com essas sugestões, você conseguirá lidar com essa etapa de uma maneira melhor.

Correr uma maratona é o desafio perfeito para testar a sua condição física e o seu nível de perseverança. Além da satisfação pessoal de ter participado de uma prova dessas, você também deve saber como se recuperar corretamente depois de uma maratona.

Uma maratona é uma corrida de longa distância na qual homens e mulheres participam. Esse esporte faz parte da categoria atlética dos Jogos Olímpicos. Sendo uma atividade realmente exigente, é aconselhável submeter o corpo a cuidados especiais para se recuperar sem problemas.

Uma disciplina de alta exigência

As maratonas são caracterizadas por ter uma alta exigência esportiva e ter efeitos muito duros no corpo do atleta. Portanto, uma recuperação correta não é apenas importante, mas necessária para o seu bem-estar.

É compreensível que, no final da maratona, você fique tão exausto que tudo o que você queira fazer é ir para a cama e nem pensar nos passos que você deve seguir para se recuperar. No entanto, negligenciar uma recuperação adequada pode causar os seguintes danos:

  • Aumento do risco de lesões.
  • Cãibras e dores musculares.
  • Dano celular.
  • Fraqueza do sistema imunológico.

Como se recuperar depois de uma maratona

A recuperação após uma maratona pode ser um pouco entediante, mas certamente seu corpo se sentirá muito melhor e você evitará os danos que podem afetar o seu organismo como resultado da corrida. Mostraremos algumas dicas para você se recuperar adequadamente.

1. Não pare de se mover

Este conselho é para um momento específico: logo após terminar a corrida. No exato momento em que você cruza a linha de chegada, você certamente está tão cansado que quer apenas sentar para descansar. De fato, você deve descansar, mas parar repentinamente pode causar tonturas e náuseas.

Recuperação após uma maratona

Leve em consideração que você acabou de percorrer um grande número de quilômetros, portanto, é necessário um processo suave de transição entre a atividade física de alto impacto e o estado natural do corpo. Você deve permitir que a respiração, os músculos e o batimento cardíaco se estabilizem.

Portanto, no final da corrida, não se apresse, diminua lentamente o ritmo e comece a respirar da forma mais calma possível. Ande um pouco, deixe seu corpo ajustar a temperatura e relaxe os músculos. Depois, você pode fazer um pequeno alongamento para relaxar e se sentar para descansar.

2. Consuma alimentos saudáveis

Você deve reabastecer todas as energias usadas durante a corrida, então, que melhor maneira de fazê-lo do que comendo? Ao comer, seu corpo receberá os nutrientes necessários para que ele continue a cumprir os processos de recuperação.

Note que os alimentos que devem ser consumidos devem ser saudáveis. Por exemplo, frutas, nozes, vegetais, entre outros. Se possível, evite refeições pesadas. É melhor você comer alguns lanches para descansar o estômago e depois comer algo mais elaborado.

3. Dê atenção às suas extremidades após uma maratona

Quando você chega em casa, tomar um banho é a melhor coisa que você pode fazer para se recuperar. No entanto, evite tomar banho com água quente a todo custo, pois isso pode danificar os músculos, já repletos de ácido lático

Depois de tomar um banho frio, é hora de cuidar das partes do seu corpo que podem doer ou estar cansadas. É melhor aplicar pomadas para refrescar as articulações, como joelhos ou tornozelos, e fazer massagens para melhorar a circulação.

4. Descanso

Uma das dicas de recuperação mais importantes após uma maratona. O corpo precisa reparar todas as pequenas quebras musculares que ocorreram durante a atividade física. Portanto, por nada no mundo você deve esquecer de dar prioridade ao descanso.

Além disso, você deve descansar o quanto seu corpo estiver indicando, não o que você acha que é suficiente. Nem todos os corpos são iguais. Haverá pessoas que se sentirão muito bem no dia seguinte e outras que precisarão descansar um pouco mais.

5. Faça exercícios de baixo impacto após uma maratona

Nos primeiros dias após a maratona, é conveniente evitar exercícios de alto impacto e se dedicar aos de menor impacto. Lembre-se de que seu corpo foi exposto a exercícios exigentes por muito tempo. Portanto, os exercícios mais leves são os mais adequados para a recuperação.

Faça exercícios de baixo impacto

Opções como natação, Yoga, Pilates, remo, caminhada ou ciclismo são alguns exercícios de baixo impacto que você pode praticar para se recuperar efetivamente de uma maratona.

Como dissemos no início, terminar uma maratona é uma conquista muito valiosa e você deve se orgulhar disso. Por sua vez, você deve ser responsável e cuidar de si mesmo. Seja cauteloso e aplique estas dicas!

  • Trivax, J. E., Franklin, B. A., Goldstein, J. A., Chinnaiyan, K. M., Gallagher, M. J., deJong, A. T., … McCullough, P. A. (2010). Acute cardiac effects of marathon running. Journal of Applied Physiology108(5), 1148–1153. https://doi.org/10.1152/japplphysiol.01151.2009
  • Cheuvront, S. N., & Haymes, E. M. (2001). Thermoregulation and marathon running biological and environmental influences. Sports Medicine. Adis International Ltd. https://doi.org/10.2165/00007256-200131100-00004
  • Lieberman, D. E., & Bramble, D. M. (2007). The Evolution of Marathon Running. Sports Medicine37(4), 288–290. https://doi.org/10.2165/00007256-200737040-00004