5 benefícios de correr em casal
Cada vez mais pessoas estão optando por correr em casal. Quando corremos acompanhados, experimentamos uma série de benefícios que são difíceis de sentir ao correr individualmente.
Assim como acontece nos esportes coletivos, fazer exercícios com a companhia de outras pessoas pode aumentar o desempenho. Além disso, esta pode ser uma ótima oportunidade para estreitar o vínculo entre o casal.
Ao contrário de correr sozinho, correr em casal traz muitos benefícios psicológicos. O poder de contar com uma companhia muitas vezes é esquecido, mas, na verdade, isso estimula a motivação e reduz o cansaço. A seguir, vamos repassar os principais benefícios de correr em casal.
1. Funciona como uma distração para o cansaço
Um dos problemas que precisam ser enfrentados durante a corrida é a desagradável sensação de cansaço. A fadiga pode se tornar tão intensa que passa a ocupar toda a atenção do corredor e torna difícil continuar correndo.
Ao correr em casal, o parceiro pode funcionar como uma distração diante dessas sensações. Por exemplo: ao conversar com o outro corredor, a atenção se afasta das sensações corporais que geram o desconforto.
2. Ajuda a se comprometer com o treinamento
Às vezes, é difícil encontrar motivos para sair para correr. Quando a preguiça ou as desculpas aparecem, a motivação e o compromisso com o treinamento diminuem drasticamente.
Felizmente, correr em casal envolve assumir um compromisso adicional que é mais difícil de romper. Ou seja, se for assumida uma rotina de treinos conjuntos, o compromisso não é apenas consigo mesmo, mas também há a motivação para não decepcionar o outro.
Isso é especialmente útil para as pessoas que têm dificuldade de encontrar tempo na sua rotina para se exercitar. Nesses casos, sair para correr é não apenas uma maneira de entrar em forma, mas também uma atividade social.
3. Feedback sobre o desempenho
A corrida, assim como qualquer outro exercício, conta com uma técnica específica que deve ser seguida para evitar lesões. No entanto, ao correr individualmente, não há uma fonte de informação que permita corrigir os movimentos inadequados.
Correr em casal pode resolver esse problema. A outra pessoa pode observar como os movimentos são realizados para corrigir aqueles que não forem adequados. Além disso, também pode compartilhar dicas sobre como otimizar o desempenho e de que forma obter melhores resultados gastando menos energia.
4. Correr em casal motiva você a seguir o ritmo
Encontrar o ritmo de corrida é uma tarefa fundamental para qualquer corredor. Correr não consiste em fazer sprints até ficar exausto, mas sim em encontrar o ajuste adequado entre velocidade e resistência.
Às vezes, é difícil encontrar esse ritmo ao correr sozinho. É normal se deixa levar pela sensação de cansaço para ajustar o ritmo. Ainda que a priori esta não seja uma estratégia equivocada, ela pode ser otimizada ao correr com outra pessoa.
A presença de outra pessoa pode servir como um impulso para seguir adiante. Isso é conhecido na psicologia como facilitação social. Conforme explicado em um estudo publicado pela revista Cuadernos de Psicología del Deporte, estar perto de outras pessoas estimula o desempenho em tarefas conhecidas.
5. Traz ideias criativas e soluções para os problemas
Correr é uma atividade muito exigente não só para o corpo, mas também para a mente. Durante o treino, podem surgir problemas, como, por exemplo, encontrar um caminho fechado pela frente, sendo necessário encontrar alternativas para continuar.
Correr com outra pessoa pode trazer novas soluções que não haviam sido contempladas. Geralmente se diz que duas cabeças pensam melhor do que uma, e esse ditado se aplica muito bem a esses casos. O parceiro de treinamento pode trazer uma perspectiva diferente para ajudar a resolver os problemas inesperados que surgirem.
Existem poucas coisas mais gratificantes do que correr em casal!
A corrida é uma atividade que não deixa ninguém indiferente: ou você ama ou você odeia. Se você tiver a sorte de amá-la, poderá obter alguns benefícios extras se decidir correr com outra pessoa.
A melhor parte desses benefícios é que eles são sentidos imediatamente: na primeira vez que sair para correr em casal, você já notará que consegue manter melhor o ritmo e que as suas pernas estão menos pesadas. Portanto, não pense duas vezes e encontre um parceiro de corrida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Vega Marcos, R. D. L., Ruíz Barquín, R., Caro, F., y Ortín Montero, F. J. (2012). Aplicación de una prueba objetiva conductual de evaluación de la influencia de los otros en el rendimiento en fútbol. Cuadernos de Psicología del Deporte.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.