Nutrição e suplementos para ciclistas iniciantes

12 de dezembro de 2019
Vamos explicar como a alimentação dos ciclistas iniciantes deve ser. Saiba quais são os nutrientes fundamentais e se são necessários suplementos durante as fases iniciais.

A alimentação dos atletas é tão importante quanto os treinos executados. Se deixarmos um desses dois elementos de lado, será impossível alcançar os objetivos estabelecidos. Além disso, é fundamental que a alimentação esteja de acordo com o esporte praticado. Nesse caso, vamos falar dos ciclistas iniciantes.

É um erro pensar que todos os atletas devam ter a mesma alimentação. Tudo depende da intensidade do exercício e do esforço realizado. No caso dos ciclistas, o exercício exige uma certa intensidade e, além disso, exige um corpo musculoso, com força e resistência nas pernas.

A seguir, vamos mostrar em detalhes em que deve consistir a alimentação dos ciclistas iniciantes, quais são os alimentos que eles devem consumir e quais são os que devem ser evitados.

Alimentação para ciclistas iniciantes

Proteínas, essenciais para qualquer atleta

Como não poderia deixar de ser, as proteínas devem estar presentes na alimentação dos ciclistas iniciantes. Elas são muito úteis para promover a recuperação e para torná-la mais rápida e eficaz. Além disso, elas também contribuem para a formação e o desenvolvimento dos músculos.

No caso dos ciclistas, é importante que eles tenham pernas musculosas e fortes para pedalar durante o tempo necessário até o final do percurso.

Nutrição e suplementos para ciclistas

Gorduras como fonte de energia

As gorduras são, para muitas pessoas, as grandes inimigas da alimentação saudável. No entanto, elas devem ser consumidas na medida certa, porque elas são essenciais para qualquer tipo de pessoa, especialmente para os atletas.

Consumidas em porções controladas, as gorduras são uma fonte de energia que contribui para que os ciclistas iniciantes alcancem os seus objetivos. Porém, é necessário ter em mente que nem todas as gorduras são iguais. Então, é necessário optar pelas mais saudáveis, pois, caso contrário, o efeito será muito prejudicial.

Nutrição e suplementos

Alimentação equilibrada

Até agora, falamos sobre as proteínas e gorduras como nutrientes a serem considerados. Isso não significa que os outros nutrientes devam ser deixados de lado.

O mais apropriado é manter uma dieta equilibrada, na qual todos os nutrientes estejam presentes. Você deve ter em mente que é necessário consumir cada um deles na medida certa, sem abusar de nenhum deles.

Se combinarmos a alimentação balanceada com a prática adequada desse esporte, teremos como resultado muitos benefícios a partir do hábito de praticar o ciclismo.

Não se esqueça da hidratação

O ciclismo é um esporte praticado durante períodos muito longos. Além disso, ele é praticado ao ar livre, de modo que o ciclista fica exposto à intensidade do sol durante várias horas. É por isso que os ciclistas ficam mais desidratados do que outros atletas, e isso pode ter sérias consequências.

Assim, todos os ciclistas devem carregar uma garrafa com água ou com uma bebida rica em sais minerais na sua bicicleta. Dessa forma, eles poderão se hidratar enquanto praticam o esporte, a fim de evitar a desidratação e ter um melhor desempenho.

É importante beber uma pequena quantidade de água por vez e repetir essa ação com frequência. Beber muita água de uma vez só fará com que os ciclistas iniciantes se sintam pesados ​​e desconfortáveis.

É necessário tomar suplementos?

Os suplementos estão sendo cada vez mais consumidos pelos atletas. Esse tipo de produto faz com que os atletas tenham um melhor desempenho e, portanto, alcancem os seus objetivos com mais facilidade.

No entanto, não é bom abusar deles. O consumo excessivo de suplementos pode ser contraproducente. Se não forem queimados totalmente, eles se transformam em gordura. Como consequência, os ciclistas iniciantes vão ganhar peso e não poderão atingir os seus objetivos.

Nutrição e suplementos para ciclistas iniciantes

Por todas estas razões, os suplementos alimentares devem ser tomados somente quando necessário. Ou seja, quando não for possível ingerir todos os nutrientes necessários através da alimentação.

Nesse caso, um profissional sempre deve ser consultado. O especialista dirá quais são os suplementos mais indicados, de acordo com as suas necessidades.

Ao tomar suplementos da maneira correta, você será capaz de render cada vez mais e de aumentar a resistência progressivamente. Isso, juntamente com uma alimentação que esteja de acordo com as diretrizes que explicamos, será a melhor combinação possível.

Divirta-se praticando o seu esporte favorito ao mesmo tempo em que melhora a sua capacidade para competir!

  • Becerro, J. F. M., & Gomez, R. S. (1997). La alimentación y el ciclo menstrual en las deportistas de élite. Archivos de Medicina Del Deporte.
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