As três grandes competições do ciclismo
Elas são as três principais competições de ciclismo de estrada, e todas são realizadas na Europa. Incluem etapas em terrenos planos, nas montanhas e também provas de tempo. Vamos falar sobre as provas mais importantes do ciclismo no artigo a seguir.
1. Tour de France, estrela entre as grandes competições do ciclismo
É a mais antiga entre essas competições e sua primeira edição ocorreu em 1903. Esta prova é também a mais conhecida internacionalmente. É realizada todo mês de julho e atualmente é um evento apenas masculino. Houve uma versão feminina entre 1955 e 2009.
Durante cada etapa, os líderes do Tour de France usam camisetas para diferenciá-los dos demais ciclistas. Quem veste a camisa amarela é o líder da classificação individual. Quem veste a camisa verde é o líder na classificação de pontos. E, por fim, quem veste a camisa com pontos vermelhos é o mais bem classificado no evento de montanha.
Além disso, desde 1975, quem veste a camisa branca é o ciclista com menos de 26 anos que está na melhor colocação na classificação geral.
O percurso do Tour de France varia em cada edição, mas sempre termina — pelo menos desde 1975 — na Champs Elysées, um dos locais mais famosos de Paris.
Na última edição de 2019, número 106 da história da competição, o início foi em 6 de julho, em Bruxelas. O percurso passou por Binche, Épernay, Reims, Nancy, Colmar, Belfort, Saint-Étienne, Toulouse, Nimes e Valloire, entre outras cidades. A corrida terminou na capital francesa em 28 de julho, após 21 etapas.
2. Giro d’Italia
A primeira edição ocorreu em 1909, em Milão. O vencedor foi o italiano Luigi Ganna. Esta é a segunda entre as mais antigas competições. Esta competição consiste em várias etapas e ocorre em três semanas em maio. Desde 1988, o Giro d’Italia também é realizado em sua versão feminina.
O líder da classificação veste uma camisa rosa. O melhor classificado no evento de montanha veste uma camisa azul. O ciclista com mais pontos usa uma camisa roxa. Além disso, o líder com menos de 25 anos usa uma camisa branca.
Os vencedores máximos da história desta corrida são os italianos Alfredo Binda e Fausto Coppi, e o alemão Eddy Merckx, cada um deles com cinco vitórias. O italiano Mario Cipollini é o ciclista com mais vitórias nas etapas, 41 no total. O atual campeão do Giro d’Italia é o equatoriano Richard Carapaz.
A rota da última corrida da Itália, em 2019, começou em 11 de maio na cidade de Bolonha, depois continuou por San Luca e passou por Vinci, San Marino, Ravena, Modena, Carpi, Como e Treviso (entre outras cidades) para terminar em 2 de junho em Verona, após 21 etapas.
3. Vuelta de España: uma das grandes competições do ciclismo
A mais recente entre as maiores competições de ciclismo teve sua primeira edição em 1935. O vencedor foi o alemão Gustaaf Deloor, que repetiria o título no ano seguinte. A “Vuelta Ciclista a España” — seu nome oficial — é comemorada entre o final de agosto e o meio de setembro em todas as regiões desse país.
Para diferenciar os líderes, as camisas também são usadas na Vuelta a España. As cores usadas mudaram ao longo do tempo. Desde 2010 é usado o vermelho, também para calças e capacete. Por sua vez, o líder da classificação de montanha veste uma camisa branca com pontos azuis. O líder da classificação de pontos usa uma camisa verde. E, por fim, o melhor competidor “jovem” usa a camisa branca.
O maior vencedor desta volta é o espanhol Roberto Heras, com quatro títulos. Além disso, o atleta que mais venceu etapas foi o espanhol Delio Rodríguez, com 39. O atual vencedor é o esloveno Primoz Roglic.
O percurso da última edição da Vuelta a España começou em 24 de agosto em Torrevieja e passou pelas seguintes cidades (entre outras): Benidorm, Alicante, Cullera, Andorra a Velha, Bilbau, Oviedo, Guadalajara, Ávila, Toledo e Fuenlabrada. Por fim, terminou em Madri, em 15 de setembro, após 21 etapas.
Até agora, apenas sete ciclistas conseguiram conquistar as três Grandes Voltas. O alemão Eddy Merckx, os franceses Bernard Hinault e Jacques Anquetil, o espanhol Alberto Contador, o inglês Chris Froome e os italianos Felice Gimondi e Vincenzo Nibali.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Martin J. Así son las 21 etapas del Tour de Francia 2020. As. Octubre de 2019. https://as.com/ciclismo/2019/10/15/tour_francia/1571148916_502639.html
- Piedrabuena, C. Tras el Tour 2020, llega la presentación del esperado Giro de Italia. Mundo Deportivo. Octubre de 2019. https://www.mundodeportivo.com/ciclismo/giro-italia/20191022/471150504223/tras-el-tour-2020-llega-la-presentacion-del-esperado-giro-de-italia.html
- EFE. La Vuelta a España 2020 vuelve al País Vasco: Eibar y Valdegobía, finales de etapa. Marca. Octubre de 2019. https://www.marca.com/ciclismo/2019/10/22/5daf3ebcca4741f73a8b45be.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.