Logo image
Logo image

7 dicas para usar a bicicleta ergométrica em casa

4 minutos
Ter uma bicicleta ergométrica em casa é uma ótima maneira de se exercitar. No entanto, às vezes ela é esquecida em um canto. A melhor maneira de evitar isso é criar uma boa rotina de exercícios.
7 dicas para usar a bicicleta ergométrica em casa
Última atualização: 29 fevereiro, 2020

Você sabe por que quem tem uma bicicleta ergométrica em casa acaba usando-a para pendurar roupas na sala? Entre outras razões, é porque não adquirimos um equipamento adequado ou porque não realizamos o treino que mais gostamos.

Para evitar essa situação frustrante, no artigo a seguir, daremos algumas dicas para aproveitar ao máximo o equipamento que você comprou ou ganhou de presente.

Bicicleta ergométrica em casa: antes de comprar

Você não tem muito tempo para ir à academia, mas deseja realizar pelo menos algum exercício diário – ou algumas vezes na semana. Então, você acha que ter uma bicicleta ergométrica em casa será a solução milagrosa para o seu problema.

No entanto, você deve saber que, na maioria dos casos, esse equipamento acaba esquecido em um canto da sala coberto por uma montanha de roupas.

O objetivo deste artigo não é desencorajá-lo, mas lembrar o que pode acontecer se você não der à bicicleta ergométrica o lugar que ela merece. Portanto, antes de comprar uma, recomendamos o seguinte:

1. Peça uma emprestada

Sempre há um amigo, primo ou colega do escritório que comprou uma bicicleta ergométrica e não a usa. Uma boa ideia é pegá-la emprestada e experimentá-la por algumas semanas antes de comprar uma, ou você pode até comprá-la dessa pessoa.

Dessa forma, você pode experimentar e ver se gosta de fazer esse tipo de exercício em casa ou se, na verdade, você não gosta de pedalar.

2. Não compre sem ver a bicicleta

Você pode pensar que as bicicletas ergométricas são todas iguais, mas esse não é o caso. Existem dezenas de modelos no mercado e, embora possa não parecer, a maioria delas não será confortável para você.

Portanto, antes de comprar, recomendamos que você a experimente em uma loja ou vá a uma academia e use qualquer uma das encontrados na sala de spinning ou no salão.

Some figure

Embora seja bom prestar atenção ao preço, não se guie tanto pelo valor da bicicleta, mas pelos benefícios que ela possui. Considere o conforto e a possibilidade de ajustar o selim ou o guidão. Em suma, são essas características que farão você usar a bicicleta ergométrica em casa ou não.

3. Evite as dobráveis

Elas foram promovidas como ‘salvação’ para pequenos apartamentos na cidade ou para pequenos espaços. No entanto, é mais provável que uma bicicleta dobrável fique guardada debaixo da cama, e a ideia é aproveitá-la ao máximo.

4. Escolha onde colocá-la

Assim como a bicicleta dobrável não é recomendada, também não é bom “escondê-la” ou deixá-la em um canto da sua casa.

É necessário que ela assuma um certo protagonismo no ambiente para que você se lembre de que deve se exercitar mas, ao mesmo tempo, não atrapalhe a decoração. Se você escolher uma bicicleta de uma determinada cor ou design, acabará gostando que ela esteja no meio da sala.

Além disso, aconselhamos que, ao escolher o local, este seja definitivo. Isto é, não mude o local da bicicleta várias vezes, apenas o necessário para limpar. Escolha deixá-la perto de uma janela para que, quando você se exercitar, possa respirar melhor.

Eu já tenho uma bicicleta ergométrica em casa: e agora?

Você pode ter recebido como presente de aniversário, alguém te emprestou ou você comprou por impulso… Mas ela está esperando você usá-la há semanas. Algumas dicas para ela não acabar se torando um cabideiro:

1. Crie uma rotina

Por exemplo, segunda, quarta e sexta-feira das 18:00 às 19:00, escreva na agenda que é hora de usar a bicicleta ergométrica. Nada de improvisar, porque sempre haverá milhares de coisas mais divertidas – ou não – para fazer.

Some figure

2. Coloque-a na frente da televisão

Uma excelente maneira de aproveitar a sua bicicleta ergométrica é se exercitar enquanto assiste a um capítulo da sua série favorita ou um filme de comédia.

Você nem percebe que está pedalando e assim já faz duas coisas ao mesmo, já que é comum desperdiçar uma ou duas horas sentado na frente da TV, deitado no sofá – e provavelmente comendo.

3. Coloque uma boa música para usar a bicicleta ergométrica em casa

Escolha músicas animadas e divertidas, qualquer que seja o ritmo. Você pode usar as alterações na música para acelerar o movimento da pedalada. Assim, o seu treino não será tão chato!

Por fim, recomendamos que você comece com um treino de meia hora e aumente gradualmente a velocidade e a complexidade do exercício. Dessa forma, você pode evitar lesões e as consequências do overtraining. O que resta agora é apenas vontade e muito ânimo!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Orlando Quintero Flores. 2001. Spinning. Fundación Clínica del Valle de Lili. https://repository.icesi.edu.co/biblioteca_digital/bitstream/10906/4491/1/063_Spinning.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.