Os benefícios dos exercícios com camas elásticas

4 de março de 2019
Divertidas e desestressantes, as camas elásticas são um aliado perfeito para praticar esportes e nos manter saudáveis; desde melhorar o nosso equilíbrio e coordenação até ajudar a perder algumas calorias de uma forma mais do que divertida, há muitos benefícios no exercício com esse elemento fitness.

Quando éramos pequenos, todos nós adorávamos as camas elásticas, brincávamos por diversão sem saber dos muitos benefícios que elas trazem. O body jump ou jumping entrou na moda em muitas academias, e hoje queremos falar porque você deveria experimentá-lo.

Em que consiste o jumping

O jumping é um exercício de cardio projetado para queimar calorias e perder peso. Trata-se de fazer diferentes movimentos ao ritmo da música, ao mesmo tempo em que se salta sobre uma cama elástica. Para que os movimentos sejam mais amplos, algumas têm uma barra acoplada onde podemos nos segurar.

Estima-se que dez minutos de jumping equivalem a meia hora de corrida, podendo então queimar cerca de 300 calorias nesse período. Assim, uma hora de jumping pode nos roubar quase mil calorias. Você pode imaginar?

Em que consiste o jumping

Benefícios das camas elásticas

Assim como mencionamos no parágrafo anterior, um dos principais benefícios é que é possível queimar muitas calorias, muitas mais até do que com outros esportes cardiovasculares. E há muitos outros benefícios que afetam nossa saúde e nossa aparência.:

Melhora a circulação de oxigênio

Se pensarmos que, ao saltar, estamos movimentando todo o nosso corpo, isso faz com que o oxigênio se mova mais rapidamente e que, portanto, atinja os tecidos mais facilmente.

Melhor circulação

A circulação e o fluxo sanguíneo melhoram e são mais fluidos graças ao fato de que, enquanto você salta, por estar no ar, a massa corporal diminui e assim isso permite que os fluidos se redistribuam.

Ativa o sistema linfático

Acontece mais ou menos a mesma coisa que no benefício anterior. Ao pular e cair repetidamente, o sistema linfático é ativado, e sabemos que isso é essencial para um bom funcionamento do nosso corpo, bem como do nosso sistema imunológico.

Amigas pulando na cama elástica

Reduz os níveis de glicose

As camas elásticas são ideais para as pessoas com diabetes ou com problemas de aumento de glicose, uma vez que, ao ser um exercício de movimentos repetidos no qual a frequência cardíaca aumenta e muitas calorias são queimadas, o açúcar também é usado como fonte de energia e assim é eliminado do corpo.

Tonifica

Você já sabe o quanto nós insistimos que para tonificar, os pesos são necessários, e embora este ainda seja o caso, este exercício nas camas elásticas é muito bom para tonificar os músculos das pernas, porque o esforço que elas fazem ao cair e se impulsar para subir novamente fará com que os músculos dessa área fiquem definidos.

Ativa o metabolismo

Você já sabe que os exercícios que nos fazem suar, como neste caso, ativam o metabolismo, e um rápido metabolismo tem como resultado maior queima de gordura e perda de peso.

Ajuda com o estresse e a depressão

O que é melhor para o estresse e a tristeza do que se divertir? Além de praticar um esporte, o que é ótimo para ambas as condições emocionais, saltar em uma cama elástica é muito divertido, o que será então refletido em uma melhora do humor.

Menor impacto

Além dos saltos nas camas elásticas serem três vezes mais eficientes do que se você estivesse correndo durante o mesmo tempo, as articulações não sofrem nenhum impacto.

Correr pode prejudicar pessoas com problemas nos joelhos ou no quadril, enquanto o jumping é um esporte ideal para elas pois, ao cair sobre algo macio, não há impacto.

Equilíbrio

Vamos ser realistas, não é fácil pular enquanto se tenta fazer os movimentos que o treinador nos solicita. Mas calma, seja paciente e continue a insistir, pois isso levará a uma melhora no equilíbrio, e quanto mais você praticar, mais você notará isso.

Estes são alguns dos benefícios que o nosso corpo recebe graças aos esportes com as camas elásticas. Além disso, pense que já existem grandes lojas esportivas que vendem camas elásticas pequenas a preços muito acessíveis, sendo então possível ter uma em casa, sem precisar ir para a academia. Você se anima a comprar uma?

Giagazoglou, P., Kokaridas, D., Sidiropoulou, M., Patsiaouras, A., Karra, C., & Neofotistou, K. (2013). Effects of a trampoline exercise intervention on motor performance and balance ability of children with intellectual disabilities. Research in developmental disabilities, 34(9), 2701-2707.
Nuhu, J. M., & Maharaj, S. S. (2018). Influence of a mini-trampoline rebound exercise program on insulin resistance, lipid profile and central obesity in individuals with type 2 diabetes. The Journal of sports medicine and physical fitness, 58(4), 503-509.