Fazer cardio é essencial para queimar gorduras

11 de fevereiro de 2019
Conheça a maneira correta de usar exercícios cardiovasculares para queimar gordura. A intensidade e regularidade com que praticamos serão fatores decisivos para se livrar da gordura mais rapidamente.

Se você quer queimar gordura, você deve ter em mente que o exercício por excelência para isso é cardio. E o melhor de tudo, há muitas maneiras de exercitar seu coração, transpirar e perder peso. No artigo a seguir, contamos mais de por que o cardio é essencial para alcançar essa meta!

Por que fazer cardio é essencial para queimar gordura?

Nós todos sabemos que os exercícios de cardio nos permitem queimar gordura. Andar de bicicleta (normal ou estática), correr ou dançar Zumba são algumas das opções – mas não as únicas – que podemos praticar.

Qualquer que seja o exercício aeróbico que façamos, estaremos sempre queimando gordura e calorias. No entanto, é bom saber que existem certas disciplinas que nos ajudam de forma mais acentuada na remoção das gorduras que foram depositadas em certas áreas e não conseguimos eliminar.

Homem ensinando mulher a correr na esteira

A gordura é um combustível de má qualidade, mas que o nosso corpo usa para exercícios moderados ou leves. Ou seja, para aqueles que exigem muita potência ou resistência elas não nos ajudam. Portanto, é essencial realizar cardio no ritmo correto: assim, o corpo irá eliminar parte da gordura e outra parte de glicogênio.

A energia que usamos para nos exercitar vem dessas duas fontes, mas nem sempre ao mesmo tempo. Se fizermos um exercício cardiovascular com frequência cardíaca de até 70% das batidas por minuto, usamos a gordura acumulada no corpo. Se o exercício exceder 85% das pulsações, usamos glicogênio.

Como queimar gordura com cardio

Além da teoria, a prática é realmente importante se quisermos perder peso e, especialmente, queimar gordura. Para isso, como você já sabe, o cardio é essencial.

Se o seu objetivo é reduzir os quilos extras que o incomodam tanto, é hora de se inscrever em uma academia ou se exercitar no parque ou em casa. O importante é que você se mova de forma moderada diariamente.

Em uma academia você encontrará todos os tipos de máquinas ideias para isso: esteiras, bicicletas ergométricas, elípticas… O treinamento cardiovascular nem sempre é o melhor para quem procura aumentar sua massa muscular, mas é o rei para quem quer perder peso.

Com o cardio você vai melhorar a condição do coração e dos pulmões. Enquanto você transpira, você não só estará queimando calorias, mas também reduzindo o risco de sofrer de doenças como colesterol, diabetes ou hipertensão. E se isso não bastasse, ajuda a aliviar o estresse e a dormir melhor à noite.

Não importa se você nunca fez cardio antes ou se faz muito tempo que você abandonou… Você sempre pode começar de novo.

Recomendamos que você comece a treinar quando as temperaturas estiverem baixas ou intermediárias (outono ou inverno), para que você tenha tempo para atingir suas metas para o verão seguinte.

Mulher usando máquina elíptica

Além disso, para ver resultados a curto prazo, é essencial treinar pelo menos duas vezes por semana; três é a quantidade ideal e quatro seriam para um estágio mais avançado e com maior preparo físico. Mas comece pouco a pouco e aumente a intensidade à medida que você ganhar resistência.

Se você acha a esteira ou a bicicleta estática chata ou monótona, você pode intercalar velocidades. Por exemplo, 15 segundos de alta velocidade (sprint) para cada 45 segundos de recuperação.

Ou você pode aumentar um ponto de intensidade para cada minuto exercitado. A ideia é que o coração trabalhe e você possa queimar gordura sem ficar exausto.

No caso de você preferir se exercitar ao ar livre, escolha ir a lugares diferentes, ou seja, nem sempre ao mesmo parque. E se isso não for possível, altere a rotina ou a rota para não ficar entediado.

Se a sua ideia é treinar em casa, você tem a opção de procurar vídeos diferentes na internet para que cada sessão seja única e assim você se motive a continuar nesse caminho árduo.

Não importa muito o exercício que você faz ou onde, o que interessa é que você cumpra com a dose de cardio necessária para manter a forma, perder os quilos extras, queimar gordura e desfrutar de uma saúde cardiovascular de ferro. Comece o mais rápido possível!

Isabel Rodriguez. (2014). ¿Cuántas calorías se queman al día? | Ella Hoy.