Saiba quais são os benefícios de andar de skate

6 de maio de 2019
Andar de skate é uma das melhores atividades para o seu corpo e sua mente. Neste artigo, falamos sobre os benefícios desta prática.

Mais que um esporte, o skateboarding é, principalmente, um estilo de vida. No entanto, como esporte, traz muitas vantagens para o corpo. Por isso, neste artigo destacamos os benefícios de andar de skate.

Para alguns, skateboarding representa e proporciona uma identidade e um grupo social. Embora muitas pessoas o considerem um esporte perigoso e desafiador, a realidade é que sua prática implica muitos benefícios para a saúde.

skateboarding consiste em manter o equilíbrio em altas velocidades em cima de uma prancha com rodas, o que requer muita prática.

É preciso somente se assegurar de ter o equipamento de proteção adequado para evitar lesões e atingir seus objetivos. A diversão que o skateboarding proporciona é muito maior que a dor envolvida.

Quais são os benefícios de andar de skate?

1. Diversão

Em primeiro lugar, se você está procurando algo divertido para fazer em sua vida não hesite nem um segundo para se dedicar ao skate. Você deve levar em consideração que, assim como muitos outros esportes, andar de skate é uma importante fonte de diversão e de momentos de qualidade.

A combinação de velocidade, passar tempo com os amigos e sair para curtir a cidade ao ar livre é uma mistura perfeita. Da mesma forma, realizar algumas manobras também ajuda a aumentar a autoconfiança e dá uma imensa sensação de satisfação.

2. Um alívio para o estresse

O estresse é uma das piores coisas com as quais uma pessoa tem que lidar no dia a dia. Embora seja verdade que a maioria das atividades físicas é benéfica para aliviar a ansiedade, neste caso é especialmente relevante.

Quais são os benefícios de andar de skate?
Imagem: Adiariooax.com

Além disso, o skateboarding é uma atividade especialmente positiva para reduzir o estresse e que ainda pode ajudá-lo a espairecer a mente. A atividade permite colocar as coisas em perspectiva e sentir que você tem mais controle sobre outros aspectos da sua vida.

Desta forma, este esporte é um ótimo recurso para você liberar sua mente e se concentrar por completo no que você está fazendo; além de reduzir o estresse, gera confiança. 

Portanto, não hesite em andar de skate para se sentir mais relaxado. Certamente você perceberá como muitos dos seus problemas serão reduzidos ou desaparecerão completamente!

3. Condição física em geral

Assim como qualquer outro esporte, o skateboarding melhora a forma física e ajuda a queimar calorias. Sem dúvida, trata-se de uma atividade ideal para perder peso e manter-se em boa forma física. Além disso, é um exercício de musculação de corpo inteiro, já que envolve muitos grupos musculares.

Embora não seja tão eficiente quanto correr, você deve saber que andar de skate faz com que você consuma muito mais calorias que a maioria das outras atividades físicas. Portanto, não hesite em introduzir esta prática ao seu treinamento se seu objetivo for eliminar quilos extras.

4. Melhora o equilíbrio

Em quarto lugar, você deve saber que outra grande vantagem que os skatistas desenvolvem é a de um bom senso de equilíbrio.

A explicação é simples: a prática regular melhora o equilíbrio à medida que os músculos centrais se fortalecem graças às diferentes posições e exercícios que normalmente não são realizados nas atividades diárias.

“Assim como muitos outros esportes, andar de skate é uma importante fonte de diversão e de momentos de qualidade.”.

5. Desenvolve coordenação

A coordenação é a habilidade mais importante que você precisa para se destacar neste esporte. No entanto, só é possível melhorá-la com o tempo. Como você pode imaginar, andar de skate requer uma excelente coordenação entre os braços, as pernas, os pés e os olhos.

Mais que um esporte, o skateboarding é, principalmente, um estilo de vida
Imagem: Thought.Co

Antes de finalizar, vale a pena destacar que hoje em dia se trata de um dos esportes mais populares entre jovens e adultos. Além disso, muitos atletas que consideravam andar de skate perigoso descobriram o esporte e agora aproveitam os inúmeros benefícios que ele pode oferecer.

Por todas estas razões, recomendamos que você comece devagar e aumente a dificuldade de suas manobras gradualmente. Por que você não você dá uma chance ao skateboarding e começa a praticá-lo?

  • Walker, A., Taylor, M. F., Caltabiano, N., & Pooley, J. A. (2016). Social benefits from skateboarding in skate-parks. In Children and Childhood: Some International Aspects (pp. 163–180). Nova Science Publishers, Inc.
  • Borden, I. (2000). Skateboarding. In S. Pile & N. Thrift (Eds.), City A-Z (pp. 226–228). London: Routledge. https://doi.org/10.1001/archpedi.152.10.985
  • Forsman, L., & Eriksson, A. (2001). Skateboarding injuries of today. British Journal of Sports Medicine35(5), 325–328. https://doi.org/10.1136/bjsm.35.5.325