Erros mais comuns quando queremos perder peso

· 26 de fevereiro de 2019
Na busca por perder peso de forma rápida podemos cometer alguns erros que a longo prazo são até mesmo contraproducentes; preste atenção na hora de fazer sua dieta e treinamento com as dicas a seguir

Talvez a missão de perder peso se apresente como difícil e tormentosa, especialmente para aqueles que esperam resultados imediatos ou milagrosos. É graças a essas expectativas irrealistas que a tarefa geralmente é levada adiante sem o planejamento adequado.

Em um mundo onde a obesidade é um problema de saúde tão disseminado, há também muitas pessoas optaram por buscar alternativas saudáveis, escolhendo cardápios ricos em todos os nutrientes essenciais e livres de produtos processados.

Por outro lado, muitas empresas transformaram a obsessão de perder peso em um negócio bastante rentável. É assim que o mercado está cheio de suplementos supostamente projetados para os consumidores perderem os quilos extras sem nenhum esforço.

Lembre-se sempre que, mesmo ao implementar dietas mais rígidas, existem elementos que não podem ser descartados, como gorduras saudáveis ​​ou um mínimo de calorias.

Mulher triste diante de balança

Mas para exibir um corpo saudável não há atalhos. Dieta balanceada e atividade física formam uma combinação indispensável. Qualquer outra receita está na terra das utopias.

Passar fome: o erro mais comum ao tentar perder peso

O “truque” de pular refeições e morrer de fome está entre os mais graves erros que podem ser cometidos em qualquer contexto. E o efeito que pode ser alcançado é exatamente o oposto do desejado.

O que acontece dentro de nós é que o estômago realiza alguns processos da digestão com ou sem comida dentro. Então, se você não tem nada para processar, os ácidos vão acabar atuando nas paredes do órgão.

Além disso, se o corpo não repor os nutrientes necessários quando apropriado, ou seja, cobrindo as necessidades de energias mínimas para cumprir suas funções vitais, ele declarará emergência e retardará o metabolismo.

O resultado do exposto acima é que, uma vez ingeridas proteínas, gorduras e carboidratos, os depósitos com esses elementos começarão a se formar, o que, por sua vez, levará a um dramático aumento de peso.

Eliminar carboidratos

Os carboidratos representam a principal fonte de energia no sistema humano. Querer eliminá-los completamente da dieta é uma ideia muito ruim, com resultados que podem ser catastróficos.

Em todo caso, é aconselhável comer a maior quantidade de carboidratos no café da manhã, para que o corpo tenha todo o dia para queimá-las.

Abuso de produtos dietéticos

Outro erro comum quando o objetivo é diminuir o peso corporal. Há aqueles que estão convencidos de que, escolhendo apenas produtos diet ou light, os excessos de açúcar trazidos pelas bebidas açucaradas, sobremesas e outros alimentos são completamente eliminados.

Só que às vezes esses produtos nada mais são do que uma fraude, seu consumo em excesso pode acabar afetando o correto funcionamento do organismo.

Mulher tomando comprimidos

Não se hidratar

Há uma crença de que a água engorda, pois estimula a retenção de líquidos. Na verdade, é o oposto que acontece. O líquido vital facilita a digestão e a assimilação correta de todos os alimentos, além de influenciar o aumento do metabolismo.

Fazer apenas dieta

Outra utopia: perder peso apenas fazendo dieta. Sem exercício, mesmo com uma dieta perfeitamente balanceada que não negligencia a hidratação adequada, teremos muita dificuldade em eliminar os quilos extras.

A atividade física é necessária para queimar gordura, fortalecer e tonificar os músculos, aumentar a resistência, otimizar a capacidade pulmonar e muito mais.

Fazer apenas cardio

Se o objetivo é queimar o excesso de gordura acumulado entre os tecidos musculares, não é suficiente fazer apenas exercícios cardiovasculares. Caminhar ou correr, andar de bicicleta e patinar são atividades muito positivas para o corpo em geral e para remover os quilos extras em particular.

Mas exercícios também são necessários para fazer a resistência crescer. Essa combinação fará com que o número de calorias consumidas em cada sessão de trabalho seja muito maior.

Mulher cansada na esteira

Não consumir gorduras suficientes

Esse macronutriente essencial goz de uma “má reputação” entre aqueles que querem perder peso. Embora o consumo deva ser mantido sob controle, principalmente quando o exercício regular não faz parte dos hábitos, eliminá-la completamente é outra falha grave.

Não vamos esquecer de que as gorduras saudáveis têm uma série de funções para a saúde do nosso corpo, além de representar outra fonte de energia.

French, S. A., & Jeffery, R. W. (1994). Consequences of dieting to lose weight: effects on physical and mental health. Health Psychology, 13(3), 195.