5 razões para correr à noite e dicas de segurança

· 8 de fevereiro de 2019
São muitas as razões para correr à noite e elas podem transformar este exercício em algo mais relaxante e agradável. Juntamente com o benefício da atividade física, este será um momento ideal para relaxar.

Menos calor, estresse e pessoas na rua. São muitas as razões para correr à noite, tantas quanto os benefícios que isso traz. Com algumas medidas de segurança, você pode apreciar momentos agradáveis e muito saudáveis.

Um corpo saudável, tanto fisicamente quanto emocionalmente, tem no exercício um dos seus principais aliados. A oxigenação cerebral e a circulação melhoram com o treinamento e a sensação de bem-estar percorre o corpo de forma imediata.

Se, além disso, também pudermos fazer o exercício sem nos preocuparmos com os raios solares, o calor ou com a pressão de ter uma hora para chegar na academia, muito melhor.

Poucas atividades são tão reconfortantes quanto esta. São momentos de pura satisfação só para você, nos quais as endorfinas são liberadas enquanto você ganha saúde e beleza.

Razões para correr à noite

Estas são algumas das razões para correr à noite. Quando a agitação diária consome as horas do dia rapidamente, chegar na academia a tempo pode se tornar um pesadelo. Porém, se dedicarmos o dia ao trabalho e a noite a nos exercitar e relaxar, o corpo vai responder de uma maneira positiva.

  • Se durante o dia estivermos nos movimentando e se também tivermos feito várias refeições, o corpo estará ativo. Você vai poder começar a treinar com mais energia, porque o corpo terá reservas suficientes de gordura e carboidratos. Ao correr à noite, essa gordura será queimada.
  • O sono será ainda mais agradável, desde que antes de dormir você tenha um período de descanso. É necessário lembrar que, após o exercício, o corpo permanece ativo, por isso é aconselhável descansar um pouco para que os músculos relaxem. De manhã, você vai acordar de muito bom humor.
  • À noite, evitamos o risco de trombar com pedestres. Há menos pessoas na rua e, por consequência, mais liberdade para correr por elas. Não vamos nos deparar com as filas nem com o ruído das buzinas.
  • Também há a diminuição do calor e da preocupação com a exposição aos raios ultravioleta. Uma temperatura agradável complementa os benefícios da corrida noturna.
Homem correndo de noite na estrada

  • Uma das melhores razões para correr à noite é a possibilidade de relaxar. Sem a pressão do tempo, podemos nos dedicar a eliminar as tensões que nos acompanharam durante o dia. Você pode deixar de lado a carga da pontualidade e da pressa.

Segurança em primeiro lugar

São muitas as razões para correr à noite. No entanto, para aproveitá-las, é conveniente tomar uma série de medidas de segurança.

Primeiramente, é necessário usar roupas refletivas, bastante chamativas, que permitam que os outros te vejam. Coletes ou pulseiras são ideais. Isso é especialmente importante se você planeja correr por áreas de tráfego habitual ou por ruas muito escuras.

Também é conveniente correr na direção oposta ao do fluxo dos veículos. Desta forma, teremos mais possibilidades de reagir caso existam carros circulando no nosso percurso.

Conheça bem o percurso

Como um segundo mecanismo de segurança para correr à noite, é altamente recomendável conhecer a área pela qual nos deslocaremos.

Se você não sabe ao certo como se locomover em algum lugar, é melhor evitá-lo. É preferível descobrir novos percursos durante o dia e depois passar por eles à noite, antes de se aventurar por sua conta e risco.

Acompanhado é melhor

Tente não correr sozinho, correr acompanhado será sempre melhor por várias razões. Se você sofrer algum acidente, haverá alguém para te ajudar, por exemplo.

Além disso, correr com outra pessoa é sempre um elemento extra de motivação. Se você ficar com preguiça de sair de casa, ter combinado correr com um amigo ou amiga será a desculpa perfeita.

Garota indo correr no fim do dia

Além disso, sempre carregue algum tipo de identificação. Não deixe o celular em casa, embora seja melhor não mantê-lo visível para evitar tentações.

Também é conveniente levar uma lanterna para iluminar o trajeto. Isso vai garantir que os veículos e os outros pedestres te vejam e que você possa enxergar bem o local por onde você corre.

Sem dúvida, os benefícios de correr à noite aumentam se aplicarmos os mecanismos de segurança necessários para nos protegermos. Desta forma, o treinamento e o prazer que o exercício nos proporciona vão aumentar a cada dia.

Queimar gordura, oxigenar nosso cérebro e melhorar a circulação são algumas das vantagens que não vão passar despercebidas. Você vai notá-las a partir do momento em que você começar a se exercitar regularmente.