As provas de atletismo mais populares

4 de fevereiro de 2019
O termo etimológico da palavra atletismo tem sua origem no grego, vem de atletas e refere-se àquela pessoa que compete em um teste determinado por um prêmio; tem relação com a palavra aethos, que significa esforço.

O atletismo é um conjunto de eventos esportivos que são divididos em corridas, saltos e arremessos, e é considerado a mais antiga forma organizada de esporte.

A seguir, falaremos sobre as provas mais populares quando falamos de atletismo e vamos explicá-las brevemente.

Provas de atletismo

Corridas de velocidade

Existem variantes: 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos. Essa prova consiste no corredor percorrendo uma certa distância no menor tempo possível.

Largada no atletismo

O corredor está localizado em sua pista (é proibido invadir a pista do resto dos atletas) e, após o tiro que inicia a competição, eles devem alcançar a melhor marca entre todos os participantes.

Barreiras

Há corridas de 110 metros com barreiras (masculino e feminino) e, por último, os 400 metros com obstáculos, que correm tanto homens como mulheres, e que é a mais longa prova nesta categoria.

Como nos eventos de velocidade, o objetivo do atleta é fazer o percurso no menor tempo possível, mas desta vez ele deve saltar dez obstáculos durante a corrida.

Corrida de obstáculos

O mais conhecido é o de 3000 metros, e durante essa prova os corredores terão que pular diversos obstáculos de maneira individual.

Salto em altura

O objetivo é atingir a maior altura possível. Nessa prova, o competidor tem três tentativas para superar na altura máxima uma barra horizontal ou fita suspensa em dois suportes verticais.

Lançamentos de martelo, dardo e disco

Estes são os chamados testes de força, nos quais o lançador terá que projetar os diferentes objetos o mais longe possível.

Corridas de revezamento

Existem duas variedades, a 4 × 100 metros e a 4 × 400 metros. É um teste que é realizado por equipes (o único no atletismo) e consiste em quatro corredores que devem passar de um para outro o bastão correndo sempre na mesma pista.

Salto com vara

O objetivo do atleta é saltar sobre uma fita, localizada em alta altitude (cerca de cinco metros), com a ajuda de uma vara. Parte-se de uma linha de base e, correndo para o local onde a barra se eleva, apoia-se a vara no chão e, através do impulso que esta ação proporciona, tenta-se superar o obstáculo.

Corridas de fundo e meio fundo

As corridas de fundo cobrem distâncias de 5.000 e 10.000 metros. As corridas de média profundidade incluem os 800 e os 1500 metros.

A diferença em relação às corridas de velocidade é que, a partir de um certo momento, há rua livre, ou seja, o corredor pode sair de sua pista e se mover para onde quiser.

Marcha Atlética

As distâncias a percorrer são 20 e 50 quilômetros para homens e 20 quilômetros para mulheres. A curiosidade desta corrida é que, ao contrário de outras provas de velocidade, o corredor não pode levantar os dois pés do chão ao mesmo tempo, ou seja, ele sempre tem que ter um pé no chão.

Provas de atletismo

Salto em distância e salto triplo

No caso do salto triplo, o objetivo do atleta é cobrir a distância máxima possível com três saltos consecutivos. No caso do salto em distância, o atleta tentará cobrir com seu salto a distância máxima possível.

Para fazer isso, ele vai tomar impulso com uma pequena corrida antes de saltar com os pés à frente em uma superfície de terra desde a linha de partida.

O salto é medido desde a marca de partida até a pegada mais próxima que o atleta deixa na areia com qualquer parte de seu corpo, tendo três tentativas de melhorar sua marca.

Em conclusão, o atletismo é o esporte mais antigo e há várias provas nele. Além disso, em cada uma dessas provas você precisa de qualidades específicas. Não hesite em usar as informações deste artigo para se animar a praticar qualquer uma dessas modalidades de atletismo!