Quais drogas mais prejudicam o seu organismo?

12 de abril de 2019
Nem é necessário dizer que o uso de qualquer droga não é aconselhável, e ainda menos se praticarmos esportes, mas para esclarecer melhor os seus efeitos, vamos ver quais delas são mais prejudiciais para o organismo a seguir

Partindo do pressuposto de que todas as substâncias químicas viciantes são ruins e perigosas, devemos ter em mente que existem algumas mais prejudiciais do que outras. Neste artigo vamos dizer quais drogas mais prejudicam o seu organismo.

Quais drogas mais prejudicam o seu organismo?

Sem dúvida todas são um perigo para a sua saúde. No entanto, existem certas drogas que prejudicam o seu organismo mais do que outras. Nesse sentido, saiba quais são as que mais deterioram o corpo humano:

1. Cocaína

Existem algumas drogas que prejudicam mais o organismo do que outras

Para começar, vamos falar de uma das substâncias mais famosas. Seus efeitos estimulantes incluem o aumento de energia, euforia, velocidade de raciocínio (embora nem sempre com precisão) e, claro, muita dependência.

Isso porque as doses devem ser cada vez maiores, já que o corpo vai se acostumar com seus efeitos em pouco tempo. Você sempre precisará consumir mais para obter resultados iguais ou superiores.

Além disso, a cocaína aumenta as chances de morte devido a overdose e ataques cardíacos como resultado de uma aceleração do metabolismo e do batimento cardíaco.

2. Heroína

Embora você pense que é uma droga “moderna”, o fato é que no início do século XIX foi usada como analgésico. Nesse sentido, os países onde ela é usada são o México, Portugal, Rússia e Estados Unidos. Por ser injetável muitos dos efeitos nocivos também estão relacionados com a infecção das feridas e gangrena.

De modo geral, é uma das drogas mais prejudiciais porque provoca fraqueza muscular, insônia, calafrios, inchaço da gengiva, diminuição do sistema imunológico e danos no sangue.

Além disso; é realmente viciante: uma em cada quatro pessoas que usam pela primeira vez não pode parar de consumi-la. E como se isso não bastasse, é bastante acessível: custa o mesmo que uma bebida em um bar.

3. Nicotina

Fumar é um dos principais responsáveis por mortes em todo o mundo

Quando falamos de drogas, não achamos que o cigarro também seja uma. Ainda que o ingrediente base seja de origem vegetal, o problema reside nos produtos químicos -como a nicotina- que são adicionados e que são realmente viciantes, tanto física como psicologicamente.

Por isso fumar é um dos principais responsáveis ​​por mortes em todo o mundo. Provoca câncer de pulmão, laringe, boca e de cordas vocais. Entretanto, por ser uma droga legal e disponível nas lojas, é mais fácil de conseguir.

4. Crack

Quando a cocaína é produzida, sobram alguns resíduos que têm efeitos maiores do que a droga principal. Essa parte remanescente do processo de produção é conhecido como crack. O resíduo se dá em forma de crosta e seu nome se deve ao barulho que faz ao sair do utensílio onde a cocaína é produzida.

As alucinações são o seu principal efeito a curto prazo. Assim como a ‘mãe’ cocaína, o crack gera dependência e necessidade de aumento da dose em um curto espaço de tempo. Por sua vez, causa danos irreparáveis ​​ao fígado, distúrbios mentais e hemorragias cardíacas.

5. Metanfetamina

Enquanto que para muitos é a droga azul que apareceu na série de sucesso Breaking Bad, para outros é usado há várias décadas: durante a Segunda Guerra Mundial as tropas estavam consumindo ‘crystal meth‘ para ficarem acordadas por vários dias.

Mais tarde, nos anos 70, foi usada para perder peso. Desde que se tornou ilegal, entrou no mercado negro global onde milhões de doses são vendidas anualmente. Além disso, os efeitos colaterais a curto prazo são a ansiedade e a insônia. Mas, a longo prazo, causa danos cerebrais e sanguíneos.

6. Álcool

O álcool é uma das drogas que mais danifica o organismo

Para finalizar, poderíamos colocar o álcool junto com o cigarro devido ao seu status legal e ao fato de que é muito fácil obtê-lo, seja em uma loja ou em um bar. Acredite você ou não, é uma das drogas que mais prejudica seu organismo, até mesmo por meio seus efeitos a longo prazo.

Em suma, as bebidas alcoólicas são culturalmente aceitas e aparecem na mídia como um sinônimo de status ou diversão, no entanto trazem consigo muitos problemas. O fígado é o órgão mais afetado pela ingestão, já que ele fazer esforço para eliminar o álcool do corpo.