Qual o papel do capitão nos esportes?

28 de fevereiro de 2020
O capitão é o emblema, a cara de uma equipe na modalidade esportiva que ele pratica. Por que ele é tão importante e quais as suas funções?

Muitos esportes incorporam nas suas equipes a figura do capitão. De acordo com cada modalidade, as funções, os direitos e as responsabilidades do capitão dentro e fora do campo variam. Assim, convidamos você para saber mais sobre esse tema tão interessante!

Na maioria dos casos, a escolha do capitão surge das habilidades técnicas de um atleta, as quais fazem com que ele sobressaia em momentos cruciais da competição graças à sua liderança.

Assim, espera-se dessa figura que ela seja capaz de controlar as emoções negativas do grupo e, além disso, fazer com que cada companheiro dê o melhor de si.

Como podemos ver, nem todo mundo pode ser capitão de uma equipe. Isso porque são necessárias virtudes quase inatas para ser capitão, além de ter suficiente experiência para falar com propriedade. Em alguns casos, eles se tornam quase tutores dos jogadores mais jovens e, além disso, ajudam o técnico de dentro do campo.

O papel do capitão em diferentes esportes

Na maioria dos esportes, o capitão é chamado para fazer o sorteio do saque ou do lado do campo que uma equipe vai ocupar em determinado período.

Além disso, eles são os responsáveis por assinar planilhas ou atas administrativas sempre que houver, ou então por apresentar protestos diante das autoridades competentes antes ou depois de uma partida.

A seguir, detalhamos alguns casos particulares nos quais a figura do capitão adquire uma relevância especial:

O capitão no futebol

Provavelmente, o futebol é o esporte no qual a figura do capitão se tornou mais tradicional. Assim, ter a braçadeira é um verdadeiro orgulho para um jogador, que se sente o líder e a referência para os seus companheiros, tanto no campo quanto no vestiário e no dia a dia.

Esse jogador – que pode ser qualquer um dos onze que estão no campo – costuma assumir a responsabilidade de falar com o árbitro sobre as decisões que, de acordo com a sua visão, afetam o seu time. Os árbitros respeitam os capitães e respondem, em geral, às suas inquietações.

O papel do capitão nos esportes

No entanto, todo privilégio leva a uma responsabilidade: no futebol, os capitães podem receber sanções – geralmente cartões amarelos – em situações específicas.

Ainda que isso ocorra poucas vezes, o árbitro pode penalizá-lo se a equipe recorrer a infrações repetidas e alternadas – ou seja, em que vários jogadores participam – contra um jogador específico do time rival. Da mesma forma, quando o capitão é expulso, algumas federações reservam o direito de proibi-lo de exercer esse papel por certo tempo.

O seu papel em outros esportes

No beisebol, o capitão foi por muito tempo aquele que elaborava as estratégias e escolhia os arremessadores e batedores. Entretanto, com o passar dos anos, o treinador assumiu essas funções.

Algo similar ocorre no rúgbi: os árbitros se dirigem apenas a esse jogador para comunicar as suas decisões – tradicionalmente, tem sido assim – e ele também tem a função de decidir jogadas em determinados momentos na partida.

Além disso, essa comunicação exclusiva do juiz com essa figura da equipe se repete em esportes como o hóquei sobre gelo ou o vôlei.

A respeito do basquete, o capitão tem a capacidade de decidir um saltador ou aquele que faz os lances livres, desde que o regulamento não designe um jogador específico para isso.

A Copa Davis e um caso particular

Curiosamente, nessa competição de tênis por equipes, o capitão não é um jogador, mas sim o técnico. De fato, ele é o responsável por escolher os jogadores que participarão de cada série e os que participarão de cada compromisso dela.

O papel do capitão na resolução de conflitos

Quando existirem desacordos entre o grupo de jogadores e o técnico ou então os diretores de uma instituição, o capitão assume uma das suas funções mais importantes: a de mediador. Então, ele será a ponte entre as partes para encontrar um caminho que conduza ao bem comum.

O papel do capitão nos esportes

No entanto, se o líder do time não assumir uma atitude adequada, tudo pode terminar mal. Muitas vezes, a má relação do treinador com o capitão acaba com todo o time contra ele ou, pelo contrário, o time pode se revelar contra o seu capitão se observar que ele não está defendendo-os adequadamente.

Definitivamente, o simbolismo do capitão pesa mais em alguns esportes do que em outros. Contudo, usando uma faixa identificadora ou não, a verdade é que eles são líderes com funções muito importantes, tanto no esporte quanto humanamente.

Assim, ter um bom capitão é um requisito básico para um time que aspira ao sucesso.

  • Francisco Enrique García Ucha. El capitán del equipo. Lecturas: educación física y deporte. Revista Digital. Año 4. Nº 13. Buenos Aires, Marzo 1999. https://www.efdeportes.com/efd13/gucha.htm
  • Anexo:Jugadores-entrenadores en la MLB. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Jugadores-entrenadores_en_la_MLB
  • Antonio Hernández Mendo; Jesús M. Canto Ortiz. El liderazgo en los grupos deportivos. Universidad de Málaga. http://psicologia.del.deporte.uma.es/archivos/liderazgo.pdf