É permitido praticar esportes durante a gravidez?

26 de março de 2019
Nada de não se mexer por causa da gravidez! Exercitar-se e permanecer ativa traz benefícios para todas as fases da vida; veja dicas a seguir, consulte o seu médico e comece a se mexer!

É possível que, com o efeito viral das redes sociais, você tenha visto garotas fitness grávidas praticando esportes e tenha se surpreendido. Se é permitido ou não praticar esportes durante a gravidez é algo que sempre gera debate. Você gostaria de saber a verdade sobre esse assunto? Pois vamos te contar!

É seguro praticar esportes durante a gravidez?

Com a gravidez, nosso corpo sofre muitas mudanças, incluindo inchaço nas pernas, dor nas costas e muitos outros males que podem ser atenuados com esportes e exercícios. Existem muitos médicos que recomendam esportes durante a gravidez. Claro que devemos levar em conta algumas precauções.

Os benefícios de praticar esportes durante a gravidez são muitos e, para que você veja que é seguro fazer isso, vamos te contar alguns deles:

  • Alivia a dor nas costas e melhora a postura corporal. Ao carregar um ‘peso extra’ devido ao bebê, muitas áreas de nossas costas sofrem porque nosso corpo tende a se posicionar de forma incorreta para suportar esses quilos a mais.
  • Acelera o movimento intestinal. Um dos piores problemas para as mulheres grávidas são as hemorroidas e a constipação. Visto que os esportes e os exercícios ativam e promovem o funcionamento do sistema digestivo, esses problemas também melhoram.
  • Melhora as articulações. Na gravidez elas tendem a ficar mais frouxas, mas o exercício pode fortalecê-las.
  • Ajuda você a dormir. A insônia na gravidez não será mais um problema porque o exercício ajuda a descansar melhor, a eliminar o estresse e a ansiedade e, além disso, a ficar mais calma.

Recomendações para o esporte durante a gravidez

Após ver os benefícios que o esporte tem na gravidez, se você está grávida certamente você já quer se inscrever para praticar alguma modalidade. Mas há algumas recomendações que você deve levar em consideração. Praticar esportes durante a gravidez não é a mesma coisa do que quando você não está grávida. Considere o seguinte:

Não mais do que duas horas por semana

Ainda que você esteja acostumada a ir para a academia todos os dias ou pelo menos três ou quatro vezes por semana, isso deve diminuir um pouco.

Por mais que você se sinta bem, você não deve se esquecer de que um ser que ainda é frágil está se formando no seu interior.

O exercício em gestantes é positivo tanto para a mãe quanto para o bebê

Ele depende completamente de você e de que você se cuide e, embora o esporte seja muito saudável e vá beneficiar o bebê, ainda assim você não deve praticá-lo mais do que duas horas por semana. Além disso é recomendado que as 2 horas sejam feitas em ao menos duas sessões, e se possível mais vezes.

Nada de exercícios intensos

Essas duas horas por semana não podem ser usadas para correr ou para levantar muito peso. Fazer uma caminhada, um pouco de elíptico de forma leve ou até mesmo usar a bicicleta será mais do que suficiente para manter seu corpo ativo e assim permitir que seu metabolismo continue funcionando.

A natação é uma atividade perfeita para mulheres grávidas que vai ajudar a melhorar a postura corporal e a dor nas costas. O Yoga ou o Pilates são outras opções ideais. Em muitas academias e centros esportivos há atividades  esportivas específicas para mulheres grávidas.

Aprenda a respirar

A respiração é muito importante ao fazer exercício, e ainda mais quando você está grávida. Ela vai ajudar a tornar o exercício benéfico para ambos e também vai aumentar a sua resistência. Além disso, tudo o que você aprender sobre a respiração durante o exercício vai ser muito útil na hora do parto.

Aprenda a respirar

Hidrate-se

Pense que agora há uma pessoinha dentro da sua barriga que depende de você e que usa alguns de seus nutrientes para viver. Por isso, pelo simples fato de estar grávida, você deve beber mais água do que o habitual. Ao fazer exercício, precisa beber ainda mais água. Faça isso antes e depois do exercício.

Como você já viu, nem todos os esportes são indicados para mulheres grávidas; mas há muitas coisas que você pode fazer a fim de continuar a se manter em forma. Vá em frente e aproveite esta fase ao mesmo tempo em que continua mantendo um estilo de vida saudável.