Logo image
Logo image

Ir para a academia e ganhar peso, por que isso acontece?

4 minutos
Como em tudo que começamos do zero, não podemos medir o desempenho pelos primeiros resultados. A constância e um controle da alimentação e da hidratação serão influências marcantes na recompensa do nosso esforço na academia a médio e curto prazo.
Ir para a academia e ganhar peso, por que isso acontece?
Última atualização: 22 julho, 2018

Uma das principais razões pelas quais muitas pessoas optam por ir para a academia é para perder peso. No entanto, mesmo mantendo uma dieta saudável, é possível que nas primeiras semanas aconteça de você ir para a academia e  ganhar peso. Por que isso acontece? Aconteceu com você? Nós explicaremos as causas.

Antes de mais nada, gostaríamos de te encorajar a continuar se esforçando para ter uma vida saudável e praticar esportes. Não se desanime se nas primeiras semanas você aumentar de peso, há causas justificadas, e você logo verá bons resultados. Não perca todas as informações que te daremos a seguir.

Por que ir para a academia e ganhar peso se relacionam?

O corpo precisa se adaptar a novidades, e o exercício é uma delas quando você nunca fez isso ou quando você não faz isso há muito tempo. Passar de um estado sedentário para um estado mais ativo exigirá um processo de adaptação. Nesse contexto, a seguir estão as razões pelas quais podemos ir para a academia e ganhar peso.

O sucesso vem quando seus sonhos são mais fortes que suas desculpas

Some figure

Hidratação

Quando começamos a nos exercitar, as células do nosso corpo precisam de mais fluido e essa é uma das razões pelas quais aumentamos de peso. Esse ‘excesso’ de hidratação será o que ajudará nossos músculos a entrar em forma e nossas articulações a funcionar adequadamente.

Conforme formos nos exercitando, nosso próprio corpo nos dirá o quanto de água devemos beber; o que provavelmente será muito mais do que estamos acostumados. É por isso que a balança pode mostrar um peso de maior, mas isso é apenas temporário.

Músculos

O exercício não apenas elimina a gordura, mas também estimula a massa muscular; essa é  outra razão pela qual a balança pode marcar um peso maior. Entendemos que pode ser desanimador tentar ver uma diminuição e acontecer o contrário.

Porém pense que este processo significa apenas que seu corpo está convertendo sua gordura em músculo e isso é uma coisa boa. Se você é homem, você provavelmente terá que fazer mais cardio e pegar menos peso se não quiser que o músculo cresça mais do que está crescendo. De qualquer forma, os homens geralmente gostam de ficar musculosos. Então comemore esse peso na balança!

Em contrapartida, as mulheres queimam gordura muito mais rapidamente com pesos e estes não geram músculos excessivos porque as mulheres não têm uma fonte natural de testosterona, o hormônio responsável pelo crescimento muscular. Então esqueça o mito de que os pesos deixam a mulher muito grande, isso acontecerá se você tomar suplementos hormonais, conhecidos como bombas ou esteroides.

Controle da alimentação

Some figure

Um erro muito comum que cometemos é pensar que, como vamos para a academia, podemos comer mais do que o habitual, pensando que podemos compensar as calorias com o exercício. Isso é parcialmente verdade; mas será útil para as pessoas que querem manter seu peso, e não perder.

Se o que você quer é perder peso, você deve esquecer essa ideia. Você não deve comer mais porque se exercita, mas sim o contrário: coma menos enquanto se exercita para obter bons resultados com a criação de um déficit calórico.

Inflamação

O esporte pode causar inflamação por um processo conhecido como quebra muscular. Quando os músculos levantam um peso que não estão acostumados, acontecem pequenas rupturas neles que causam a temida dor muscular.

Entre outros métodos que o próprio corpo usa para se recuperar dessas microrrupturas está a inflamação. Ela protege e envolve o músculo evitando os golpes e danos que possam ser causados. Devido a ela, é possível que, mesmo quando você se exercita, você perceba que se sente pesado, rígido e que suas roupas estão mais apertadas. Não se preocupe, isso vai passar em poucos dias.

Some figure

Cortisol

O cortisol é um hormônio natural que nosso corpo produz; especialmente em situações de estresse e perigo. É possível que o exercício te relaxe, mas seu corpo pode também se sentir ‘assustado’ diante do desconhecido e entrar em um episódio de estresse do qual você pode não estar consciente.

Então, ele começa a secretar esse hormônio que quebra as proteínas e previne o crescimento muscular e a perda de gordura. Isso geralmente acontece principalmente com atletas experientes quando passam por um overtraining ou quando não respeitamos os limites do nosso corpo.

Como você pode ver, o exercício não é prejudicial de forma alguma. Ir para a academia e ganhar peso pode ter muitas causas e, embora você não perceba nas primeiras semanas, seu corpo está passando por mudanças que serão muito benéficas para a sua saúde e a sua aparência a longo prazo. Não desista!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Clark JE. Diet, exercise or diet with exercise: comparing the effectiveness of treatment options for weight-loss and changes in fitness for adults (18-65 years old) who are overfat, or obese; systematic review and meta-analysis. J Diabetes Metab Disord. 2015 Apr 17;14:31.
  • Hewagalamulage SD, Lee TK, Clarke IJ, Henry BA. Stress, cortisol, and obesity: a role for cortisol responsiveness in identifying individuals prone to obesity. Domest Anim Endocrinol. 2016 Jul;56 Suppl:S112-20.
  • Hill EE, Zack E, Battaglini C, Viru M, Viru A, Hackney AC. Exercise and circulating cortisol levels: the intensity threshold effect. J Endocrinol Invest. 2008 Jul;31(7):587-91.
  • Krzysztofik M, Wilk M, Wojdała G, Gołaś A. Maximizing Muscle Hypertrophy: A Systematic Review of Advanced Resistance Training Techniques and Methods. Int J Environ Res Public Health. 2019 Dec 4;16(24):4897.
  • Owens DJ, Twist C, Cobley JN, Howatson G, Close GL. Exercise-induced muscle damage: What is it, what causes it and what are the nutritional solutions? Eur J Sport Sci. 2019 Feb;19(1):71-85.
  • Swift DL, McGee JE, Earnest CP, Carlisle E, Nygard M, Johannsen NM. The Effects of Exercise and Physical Activity on Weight Loss and Maintenance. Prog Cardiovasc Dis. 2018 Jul-Aug;61(2):206-213.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.