Quais exercícios posso fazer durante a gravidez?
Estar à espera de um pequeno ser humano não é sinônimo de parar de praticar esportes ou de começar com um treino de acordo com as nossas possibilidades. Por isso, no artigo a seguir, vamos te contar quais exercícios fazer durante a gravidez.
Por que fazer exercício durante a gravidez?
Durante a gravidez, a mulher deve praticar algum tipo de esporte, ainda que seja algo básico, como por exemplo sair para caminhar todas as tardes.
O exercício tem muitos benefícios durante a gravidez: ajuda a dormir melhor, aumenta a energia, alivia a dor nas costas, reduz o risco de complicações no parto, bem como prepara o corpo para o nascimento.
Já saber que podemos nos exercitar. Mas quais exercícios fazer durante a gravidez? É claro que sempre se deve consultar o médico, para saber que tipo de exercício ele aprova ou recomenda, pois dependendo do trimestre em que você esteja, os movimentos permitidos e proibidos variam. Há, no entanto, algumas regras gerais:
- Evitar saltos e piruetas
- Não escolha modalidades muito intensas
- Não faça esportes de contato, para evitar pancadas na barriga
- Escolha espaços ao ar livre ou bem ventilados
- Não faça abdominais nem agachamentos
- Lembre-se de beber muita água durante todo o dia
- Planeje bem as refeições para ter as calorias necessárias
- Não faça exercício até se sentir exausta
- Preste muita atenção aos sinais que seu corpo te dá após o exercício
Quais exercícios posso fazer durante a gravidez?
Como você pode ler, fazer exercícios durante a gravidez é muito benéfico, tanto para você quanto para o bebê. Mas, é claro que você tem que escolher as modalidades que se adequam à sua condição.
Recomenda-se praticar esportes entre 20 e 30 minutos por dia, sempre de maneira leve a moderada, e também evitar as horas de calor ou frio extremos. Antes de começar, consulte o seu médico e vá a centros especializados em exercícios para gestantes. Algumas opções são:
1. Caminhar
Uma das atividades mais recomendadas para as mulheres grávidas, porque não tem nenhum impacto negativo no corpo, mas sim o contrário. Os joelhos e tornozelos são duas áreas que sofrem bastante durante a gestação, portanto você deve fortalecê-las com o exercício.
Caminhar não requer nenhum conhecimento prévio e só precisa de roupas adequadas – um calçado confortável é essencial. Você pode sair para dar um passeio no parque de tarde ou até mesmo em uma esteira.
Atenção, porque fazer compras ou olhar vitrines não é a mesma coisa que caminhar com um certo ritmo por 20 minutos. Se você ficar entediada, coloque sua música favorita no seu celular e aproveite a paisagem.
2. Nadar
Dizem que é o melhor exercício que existe para gestantes porque trabalha todos os músculos (tanto das pernas quanto dos braços) e tem muitos benefícios a nível cardiovascular. Além disso, alivia o peso da barriga e reduz a dor nas costas.
Você pode fazer uma hidroginástica para gestantes ou simplesmente nadar por meia hora, pelo menos três vezes por semana. Além disso, também ajudará no seu relaxamento e assim você poderá dormir melhor!
3. Yoga
É outra das opções mais recomendadas durante a gravidez, porque apesar de algumas posições poderem ser complicadas; há também outras que qualquer pessoa pode fazer. Há até mesmo aulas especiais que incluem meditação, perfeita para acalmar a ansiedade típica dessa fase.
O Yoga melhora a postura, previne dores nas costas, reduz o vômito pela manhã, diminui a pressão arterial, garante uma maior oxigenação para o bebê e, além disso, aumenta as chances de ter um parto natural.
4. Dançar
Isso não quer dizer que você deve se inscrever em uma academia de dança e dar giros e piruetas; mas sim que você pode escolher algum tipo de música de que você goste e que te permita se movimentar um pouco, ainda que seja em casa.
Você pode colocar vídeos na internet ou colocar um DVD na televisão da sala. Mova-se devagar e evite os movimentos bruscos. Sem dúvida, você vai melhorar o seu humor e reduzir a insônia.
Existem outros exercícios que podem te interessar estando grávida; como por exemplo correr (devagar), pilates, levantar pesos (leves), andar de bicicleta (somente até o quinto mês) e alongar a coluna todas as manhãs.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.