Descubra todos os benefícios da sauna

· 3 de janeiro de 2019
Ir a uma sauna é sinônimo de relaxar, de descansar e ter um bom momento no qual vamos deixar de lado o estresse e os problemas da rotina, algo cada vez mais necessário e difícil

Embora esteja cada vez mais na moda, a verdade é que existem muitos benefícios da sauna que são apreciados desde os tempos antigos. Uma sala de madeira com um aquecedor e um pouco de vapor é suficiente. Aproveite todos os seus benefícios!

Quais são os benefícios da sauna?

Talvez a relacionemos com homens acima do peso, como visto nos filmes; mas também fazer sauna é perfeito para uma comemoração de casal ou uma saída diferente entre amigas.

Estudos indicam que os benefícios da sauna são externos e internos; físicos e ao mesmo tempo mental. Ela pode até mesmo fazer parte do tratamento de algumas doenças!

Você deve sempre consultar um médico para descobrir se você está apto para esta prática. Algumas das vantagens de ir a este cubículo de madeira com lenha são:

1. Melhora a circulação e a pressão sanguínea

Quando a pele começa a aquecer como resultado da sauna, o coração bate mais rápido para poder transportar o sangue por todo o corpo. Isso permite que a circulação seja mais “rápida” e, portanto, eliminamos as toxinas que estão em nosso corpo. Naturalmente, uma pessoa com problemas cardíacos deve ficar menos tempo na sauna.

Mulher em uma sauna seca

2. Elimina patógenos

Desde a antiguidade, quando a esterilização dos elementos ainda não era conhecida, a água e o vapor eram usados ​​para proteger das bactérias. Muitos microorganismos não podem viver em altas temperaturas. É por isso que na Rússia e na Finlândia, por exemplo, as mulheres davam à luz em uma sauna.

Se você tem um resfriado ou uma infecção leve, não hesite em entrar em uma dessas salas com vapor e calor. Você saíra curado!

3. Relaxa

Os picos de estresse são cada vez mais comuns na sociedade de hoje. Vivemos o tempo todo com pressa e com milhares de obrigações e atividades rondando nossas cabeças. Um dos benefícios da sauna é libertar-se das tensões, ter um momento de clareza mental e sobretudo relaxar o corpo.

É aconselhável ir depois de um dia exaustivo de trabalho. Alguns minutos dentro de uma sauna e você sairá como novo. Você não tem que sair para um fim de semana no campo ou tirar férias no Caribe: com a sauna, você vai se livrar do estresse em pouco tempo. É ainda ideal para quem sofre de insônia!

4. Desintoxica a pele

Quando a temperatura aumenta e começamos a transpirar, os poros se abrem para eliminar todas as toxinas. Isso é realmente muito bom, já que hoje a pele está exposta a substâncias prejudiciais à saúde, como fumaça de veículos, fumaça de fábricas e germes de ambientes lotados (como o metrô nos horários de pico).

Ir a uma sauna também é bom para remover os restos de maquiagem que se acumulam no rosto ou a sujeira de morar na cidade.

Mulher passando creme na pele do rosto

5. Alivia as dores

Certamente quando você tem espasmos musculares ou dores, você é aconselhado a tomar um banho quente ou aplicar uma bolsa térmica. Outro benefício da sauna é que ela tem uma excelente ação terapêutica para artrite, entorses e qualquer outra patologia que envolva dor nas articulações.

Se você fez muito exercício em sua última sessão na academia… Não hesite em ir a uma sauna! Seus músculos vão agradecer porque eles podem descansar e se recuperar mais rapidamente do esforço.

6. Melhora a respiração

Assim como a sauna abre os poros, também dilata os brônquios e os pulmões. Calor e vapor são usados ​​muitas vezes para descongestionar quando temos tosse, resfriado ou bronquite.

Mas mesmo que não tenhamos nenhuma doença, uma sessão neste local é sempre boa para tirar todas as substâncias nocivas que se agarram ao sistema respiratório – como os tóxicos que inalamos nas cidades.