Os efeitos do consumo de álcool no organismo
Sem dúvidas há muitos efeitos colaterais provocados pelo consumo de álcool. Devemos levar em consideração a quantidade de álcool e as circunstâncias para medir esses efeitos.
As bebidas com maior teor alcoólico afetam mais o organismo. Outros fatores como, por exemplo, se você consome álcool com o estômago cheio, também influenciam nos efeitos. Nesse caso específico, eles são menores do que se você ingerir álcool com o estômago vazio.
Estágios da embriaguez
Quando falamos de estágios, falamos sobre os efeitos que podemos ter dependendo da quantidade de álcool consumida.
- O primeiro é sentir-se muito animado, eufórico e perder a vergonha.
- O segundo é quando a intoxicação devido ao consumo de álcool começa. Isso afeta o sistema nervoso e você perde a capacidade de coordenar os movimentos, perde o equilíbrio…
- O terceiro é a fase hipnótica. É onde você fica confuso, tem sonolência, náusea, vômito e até dores de cabeça.
- O quarto é a anestesia, você diz palavras que não são coerentes, perde a força muscular, não controla a vontade de urinar…
- O quinto é a fase mais crítica, já que pode levar à parada cardíaca e óbito.
Efeitos do consumo de álcool no organismo
Antes de tudo, muitos dos efeitos provocados pelo consumo de álcool no organismo não são imediatos, já que aparecem a longo prazo:
- – Afeta o sistema nervoso, causando alterações de humor, má pronunciação, reações mais lentas e perda do equilíbrio.
- – Pode alterar a ação dos neurotransmissores, modificando sua estrutura e função. Nesse sentido, produz uma série de efeitos, tais como problemas de reatividade e reflexos atrasados, perda da capacidade de coordenar movimentos, tremores e alucinações, perda do autocontrole, memória, capacidade de concentração e alterações das funções motoras.
- – Causa graves danos às células cerebrais.
- – Também diminui a vitamina B1, e isso faz com que a doença Wernicke-Korsakoff apareça, trata-se de uma doença que altera pensamentos, sentimentos e a memória.
- – Produz distúrbios do sono na grande maioria das pessoas.
- – Em doses muito altas pode levar ao coma, o que causa transtornos mentais muito graves.
- – Alguns casos apresentam períodos de anemia e aumento da atividade cardíaca.
- – Além disso, a pressão arterial pode aumentar e isso causa danos ao músculo cardíaco.
- – De acordo com o ponto anterior, o enfraquecimento do músculo cardíaco prejudica a capacidade de bombear o sangue.
- – Todo o desconforto gástrico se deve ao etanol; ele corrói e irrita a mucosa gástrica, causando problemas estomacais.
- – Impede a produção de glóbulos brancos e vermelhos.
- – Quando não há glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio, ocorre anemia.
- – A falta de glóbulos brancos no sangue produz falhas no sistema imunológico, o que aumenta o risco de adquirir infecções bacterianas e virais.
- – Pode ser uma causa de infertilidade e disfunção erétil.
- – O consumo de álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal, os sintomas desta condição se manifestam por meio do retardo do crescimento, alterações nas características craniofaciais, malformações cardíacas, no fígado, no rim e globos oculares.
- – O dano mais grave ocorre no sistema nervoso central do feto, e por isso pode ocorrer um retardo mental acentuado.
- – Causa a dependência alcoólica, também chamada de alcoolismo, que é o consumo incontrolável de álcool.
- – O álcool aumenta a produção de ácido gástrico, o que causa a irritação e a inflamação da mucosa do estômago, o que pode provocar úlceras e hemorragias internas que podem ser fatais.
- – Pode causar câncer de estômago, laringe, esôfago ou pâncreas.
- – Causa pancreatite aguda, que consiste em uma inflamação do pâncreas que pode levar à morte.
- – O álcool fornece muitas calorias com pouco valor nutritivo; impede a absorção de alguns minerais e vitaminas e suprime o apetite, o que leva à desnutrição .
Em suma, há muitas outras condições que podem ser ocasionadas pelo consumo de álcool no organismo, aqui mencionamos várias delas para que você veja a importância de não beber muito, uma vez que pode afetar seriamente a sua saúde.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.