Sarcopenia: o que é e como combatê-la
A partir do final de nossa segunda década de vida, podemos começar a notar os sintomas da idade. Esses sintomas vão se manifestando cada vez mais e podem limitar a qualidade de vida. Cabe a nós combatê-los, já que dessa forma levarão mais tempo para aparecer. Um dos sintomas que mais pode afetar a saúde é a sarcopenia.
O que é sarcopenia?
Trata-se de uma doença de caráter progressivo e generalizada que afeta os músculos esqueléticos. Essa é uma doença reumática que implica na perda de massa muscular, força e desempenho esportivo. A sarcopenia é responsável, juntamente com o sedentarismo, pelo fato de as pessoas de idade avançada terem muito menos mobilidade e autonomia.
Sua causa é complexa e multifatorial. Pensa-se que esteja relacionada ao sedentarismo ou à inatividade causada por algumas doenças reumáticas ou degenerativas. Também está relacionada à perda de hormônios anabólicos, como a testosterona.
Causas da sarcopenia
Como já adiantamos, a sarcopenia tem origem multifatorial. Nesta seção, veremos mais detalhadamente os possíveis mecanismos pelos quais se começa a perder massa muscular com a idade.
Estilo de vida sedentário
Provavelmente seja a principal causa de perda de massa muscular na meia-idade. É comum que em trabalhos de escritório, nos quais passamos a maior parte do dia sentados, nosso gasto calórico seja muito baixo e dificilmente trabalhemos nossa musculatura.
Isso faz com que a massa muscular diminua pelo desuso e o percentual de gordura aumente. A melhor maneira de combater esse estilo de vida é começar a nos exercitar e praticar esportes, principalmente os que exijam força.
Doenças reumáticas
O aparecimento de doenças reumáticas em determinadas idades pode levar a um estilo de vida sedentário forçado. Certas patologias, como a artrite reumatoide ou a osteoartrite, provocam diminuição no tempo diário de atividade e, novamente devido ao desuso, acabamos perdendo tecido muscular.
Perda de hormônios anabólicos
Tanto em homens como em mulheres, a perda de hormônios sexuais, como a testosterona – também presente nas mulheres, embora em menor concentração – determina menor anabolismo muscular e maior perda de tecido muscular.
Outro hormônio muito importante, e que sofre a diminuição das concentrações com a idade é o hormônio do crescimento, fundamental na gênese de novos tecidos musculares e na hipertrofia.
Tratamento da sarcopenia
Embora não exista uma pílula que nos faça recuperar a massa muscular, ainda assim podemos atrasar essa perda em grande parte por meio de estilo de vida ativo e alimentação adequada. Nesta seção, veremos, ponto por ponto, quais são as melhores maneiras de evitar a perda de massa muscular associada à idade.
O esporte de força
Foi demonstrado que o esporte de força pode ser um grande aliado contra a perda de massa muscular. Grandes resultados foram obtidos na preservação da massa magra, através de exercícios com pesos, faixas elásticas ou com o seu próprio peso corporal.
Além disso, a preservação muscular favorece alto metabolismo, pois se reduz o acúmulo de gordura, o que também está associado à idade.
Seguir uma alimentação adequada
Ter uma alimentação consistente com a atividade física é fundamental. Além disso, é muito importante evitar alimentos processados, já que eles podem ser prejudiciais à saúde, e principalmente com a idade.
É essencial manter alta ingestão de proteínas, uma vez que a proteína é responsável por manter a estrutura das fibras musculares, tanto em seu crescimento quanto em sua regeneração. Para isso, podemos nos ajudar com alguns suplementos.
Tratamento farmacológico
Por último, em determinados casos, quando a sarcopenia se torna muito evidente e não somos capazes de realizar atividades físicas que exigem força – por causa de doenças como as que discutimos anteriormente – é recomendável procurar um profissional de saúde. Este especialista pode prescrever alguns medicamentos que previnem o catabolismo muscular, a fim de preservar o músculo mais facilmente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Law TD, Clark LA, Clark BC. Resistance Exercise to Prevent and Manage Sarcopenia and Dynapenia. Annu. Rev. Gerontol. Geriatr. [Internet]. 2016 [cited 2019 Oct 12];36(1):205. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27134329
- Santilli V, Bernetti A, Mangone M, Paoloni M. Clinical definition of sarcopenia. Clin. Cases Miner. Bone Metab. [Internet]. 2014 Sep [cited 2019 Oct 12];11(3):177–80. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25568649
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.