Realize atividades físicas durante a gravidez para se manter saudável
São muitos os benefícios de realizar atividades físicas durante a gravidez. As opções para se exercitar são muitas, depende da mulher escolher aquelas que realmente gosta. Se antes da gravidez você tinha uma vida sedentária, a gestação pode ser uma boa desculpa para começar a se mexer.
As vantagens de realizar atividades físicas durante a gravidez incluem desde a chance de ter uma gestação mais saudável até uma melhor recuperação física depois do parto.
Além disso, o exercício favorece um bom descanso, algo que é tão complicado no último trimestre. O stress é reduzido e a autoestima se eleva graças a exercícios cuidadosos e regulares.
Atividades físicas durante a gravidez: algumas opções
Em todos os casos, sempre é aconselhável consultar seu obstetra antes de realizar atividades físicas durante a gravidez. O profissional saberá explicar até qual mês da gestação as atividades são recomendadas e quais são as precauções a serem tomadas.
Por outro lado, já que todos os exercícios implicam um desgaste físico, a hidratação antes, durante e depois é indispensável. Estas são algumas opções de exercícios:
- Caminhadas: A atividade física mais simples, realizada sem equipamentos, sem horários e, o mais importante, sem custo algum. Além disso, o tempo de caminhada pode ir aumentando gradativamente. Um conselho: escolher parques, natureza e lugares com ar puro para a caminhada ser realmente relaxante e ainda mais benéfica.
- Bicicleta ergométrica: A bicicleta ergométrica é recomendada durante a gravidez para exercitar as pernas. Este aparelho tonifica os músculos das pernas evitando, assim, possíveis inchaços.
- Yoga: É uma das atividades físicas mais recomendadas durante a gestação. Especificamente, a modalidade Yoga para gestantes é focada na flexibilidade dos quadris e a preparação do corpo para o parto.
- Natação: Para quem busca atividades físicas durante a gravidez que proporcionem prazer e relaxamento, a natação é ideal. Sobretudo para o último trimestre, quando o corpo precisa relaxar. Nadando, os músculos são tonificados de forma suave, além de ativar a circulação e reduzir consideravelmente o stress.
- Tai Chi Chuan: Uma mente positiva ajuda a manter a serenidade durante a gestação. Além de ser bom para as articulações e para a flexibilidade, o tai chi chuan revitaliza a energia diária.
Vantagens de realizar atividades físicas durante a gravidez
Para as mamães de primeira viagem, os desconfortos da gravidez geralmente são uma surpresa muito desagradável: enjoos e sonolência são comuns nos três primeiros meses.
O trimestre seguinte é um período de sensibilidade muito complexo, já que se tem maior consciência do que está acontecendo. Por fim, quando já estamos aproveitando a barriga, os inchaços causam insônia e dificuldades de mobilidade.
As atividades físicas durante o período da gravidez vão diminuindo estas situações adversas, além de trazer benefícios ao bebê. Uma mulher que caminha regularmente, que uma vez por semana vai para a piscina ou faz Pilates, terá mais energia e otimismo em cada etapa da sua gestação graças à liberação de endorfina.
Principais benefícios
A seguir, uma lista muito relevante das vantagens de realizar atividade física durante a gestação:
- Alivia o estresse e reduz a ansiedade: Isso permite aproveitar cada novidade e momento da gravidez, além de favorecer o sono.
- Reduz dores na coluna: À medida que a barriga cresce, começam os desconfortos pela falta de mobilidade e flexibilidade. De fato, muitas mulheres se sentem completamente duras após o parto. Ao realizar atividades físicas durante a gravidez, o pós parto também será mais suportável.
- Favorece o funcionamento geral dos órgãos internos: Existem mulheres mais propensas a gripes e resfriados durante a gestação. Qualquer uma das atividades físicas recomendadas reduz esse problema.
- Atividades físicas durante a gravidez também aumentam a autoestima: Os músculos tonificados, as articulações flexíveis e as energias renovadas dão um aspecto jovial e mais bonito. O controle da respiração dará um maior domínio sobre as contrações no momento do parto.
- Preparação para o parto: Ainda que as mulheres saibam parir naturalmente, as atividades físicas durante a gravidez somam muitos pontos para um bom parto. Neste sentido, os músculos fortes nas pernas favorecem o parto agachado – esta posição é sugerida pela própria anatomia da mulher.
- Recuperação do corpo: Não apenas da silhueta, mas também é possível recuperar a força e a flexibilidade, o útero e o assoalho pélvico.
- O tão temido puerpério fica mais suportável: Para um corpo e uma mente que experimentaram o prazer das atividades físicas durante a gestação, esta etapa fica um pouquinho mais fácil.
Resumo
Concluindo, fazer exercícios durante a gravidez, sempre que não houver contraindicações, é uma bela maneira de se conectar com o corpo e o futuro bebê. Não perca a oportunidade de tornar tudo mais fácil nesses maravilhosos meses.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Junta de Comunidades de Castilla La mancha. Ejercicios para la mujer embarazada. Extraído de: http://pagina.jccm.es/sanidad/salud/promosalud/pdf/embarazada/pag19-33.pdf
- Barakat Carballo, Rubén. Ejercicio físico durante el embarazo. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte INEF (UPM). Extraído de: http://viref.udea.edu.co/contenido/publicaciones/memorias_expo/act_fis_salud/ejercicio.pdf
- Instituto Nacional de Gestión Sanitaria de España. Hospital Universitario de Ceuta. Guía de cuidados en el embarazo. Extraído de: http://www.ingesa.mscbs.gob.es/estadEstudios/documPublica/internet/pdf/Guiacuidadosembarazo.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.