Depois de praticar esportes: métodos de relaxamento
Depois de praticar esportes devemos oferecer relaxamento aos nossos músculos. Isso permitirá que eles deixem a contração progressivamente e que a irrigação sanguínea seja estimulada. Além do plano físico, o organismo inteiro também deve relaxar: devemos relaxar o sistema respiratório e até mesmo a mente.
Praticar esportes é gratificante, mas certamente envolve estresse em muitos níveis. No entanto, todo atleta tem as ferramentas para retornar ao estado de repouso. No artigo a seguir, vamos falar sobre algumas das mais importantes.
Do movimento ao repouso de forma progressiva
Os jogadores de futebol, velocistas e outros atletas não cessam as suas atividades assim que a competição termina. Os últimos movimentos e exercícios geralmente são feitos vários minutos após o término do esforço máximo; assim, pouco a pouco, eles começam a diminuir o ritmo.
Todo bom atleta deve passar de uma maior para uma menor intensidade nos seus esforços. Desta forma, os músculos não esfriam imediatamente; isso poderia causar dores, pontadas e outros sintomas incômodos.
O descanso adequado é alcançado progressivamente. Mesmo quando a atividade esportiva é interrompida, é bom continuar andando um pouco, até pararmos. No meio deste processo, podemos aproveitar para fazer exercícios de alongamento.
O alongamento também deve ser feito no final
Alongar antes de iniciar o treinamento é muito benéfico e evita lesões. No entanto, o alongamento também deve ocorrer logo após a conclusão da atividade física. Isso permite que o sangue circule corretamente pelos músculos em repouso.
Fazer alongamento após uma competição também é um método de relaxamento muscular em si. Se tivermos algum desconforto pequeno, certamente sentiremos um pouco de alívio ao nos alongarmos. Nesse sentido, é conveniente começar com o simples alongamento dos membros.
Nos esportes de alto impacto geralmente são feitos alongamentos voltados para as áreas musculares mais utilizadas. Por exemplo, os jogadores de futebol geralmente fazem extensões de pernas no chão. Para fazer isso, eles estendem as pernas em forma de ‘V’ e inclinam o tronco para a frente.
Por outro lado, no caso do basquete e do beisebol, os movimentos e o alongamento dos quadris geralmente são mais importantes.
Entre outras coisas, porque as corridas são um pouco mais curtas e, às vezes, os jogadores passam bastante tempo em pé. Já as extensões de braços e os movimentos de cabeça geralmente são feitos em todos os esportes.
Relaxamento durante a prática esportiva: a respiração
A respiração é uma das questões nas quais mais prestamos atenção depois de fazer grandes esforços. O gasto energético e a necessidade respiratória aumentam durante a prática esportiva. É por isso que, terminado o treino, precisamos parar e respirar.
Porém as necessidades respiratórias não devem nos impedir de parar o movimento de forma progressiva. Nesses momentos, podemos movimentar os braços para cima e para baixo enquanto inspiramos e expiramos.
Além disso, fazer vocalizações durante as expirações também ajuda a restaurar a nossa capacidade respiratória.
Somado a isso, o correto é se concentrar em inspirar grandes doses de ar. Da mesma forma, ingerir goles de água é outra estratégia que também nos ajuda com a oxigenação cerebral.
A fisioterapia e o seu papel de destaque nos esportes
Muitos atletas têm sessões de fisioterapia ao final de um jogo, embora não vejamos isso na televisão. De fato, isso geralmente é muito comum em práticas como o futebol; alguns vestiários têm salas especializadas com macas onde os jogadores são atendidos.
O fisioterapeuta é a pessoa indicada para aplicar massagens corporais. No entanto, não é contraindicado empurrar com os dedos qualquer área muscular afetada. O movimento deve ser lento, com pouca força e sempre para baixo.
A mente precisa relaxar depois de praticar esportes
Os esportes acarretam um estresse mental considerável. Por isso, muitos atletas inconscientemente tentam limpar a mente uma vez que a atividade termina. O hábito de fazer respirações profundas e diafragmáticas também ajuda a relaxar a mente; a oxigenação é a chave em todos os processos de relaxamento humano.
Outra ferramenta importante é pensar em assuntos agradáveis que não estejam ligados à prática esportiva. Sem dúvida, ganhar é uma meta para qualquer um; porém, não podemos continuar pensando no nosso desempenho. Alguns psicólogos recomendam esvaziar a mente, embora isso possa ser complicado.
Finalmente, cabe destacar que muitos desses métodos são aplicados intuitivamente. No entanto, estas são práticas nas quais devemos investir tempo e atenção. O objetivo: conduzir-nos corretamente para o descanso físico e mental.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sergio Mosconi, María Susana Correche, María Fernanda Rivarola. 2007. Aplicación de la técnica de relajación en deportistas de 16 años para mejorar su rendimiento. Extraído de: http://fundamentos.unsl.edu.ar/pdf/articulo-16-183.pdf
- Valentina García Moliz. Activación, estrés, ansiedad y rendimiento. Extraído de: http://defidepor25.ugr.es/acrd/alumnos/document/clases/9.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.