Como se exercitar enquanto viaja
Sair de férias ou viajar a negócios não é desculpa para deixar de praticar atividade física. Existem muitas maneiras de se exercitar enquanto viaja. Neste artigo, daremos algumas dicas para evitar abandonar o exercício quando você estiver fora de casa.
É possível se exercitar enquanto viaja?
Levar um modo de vida no estilo ‘mochileiro’ é mais comum do que as pessoas pensam. E, embora pareça que viajar é incompatível com os exercício físico, isso não é verdade. Existem muitas maneiras de se exercitar enquanto viaja, basta organizar o seu dia e aproveitar cada momento. Preste atenção às seguintes dicas:
1. Use a academia do hotel
Atualmente, a maioria dos hotéis possui uma academia, embora pequena e básica. É o local menos popular no hotel, mas está incluído na tarifa… então, aproveite. Elas geralmente ficam abertas o dia todo e podem ser abertas usando o mesmo cartão que o do quarto.
Você pode aproveitar um horário antes do café da manhã ou ao pôr do sol para utilizar as bicicletas estacionárias, esteiras ou levantar algum peso.
2. Passeios a pé, outra maneira de se exercitar enquanto viaja
Se você estiver de férias e gosta de visitar novos lugares, pode aproveitar o exercício. Em vez de pegar um ônibus, o metrô ou o trem, você tem a possibilidade de caminhar.
Além de ser a melhor opção para conhecer o local, isso fará com que você se exercite e até economize dinheiro com passagens. Não se esqueça de usar calçados confortáveis e levar uma garrafa de água!
3. Aproveite as atividades ao ar livre
As férias geralmente estão relacionadas à praia. No entanto, em vez de ficar deitado ao sol olhando para o mar, você pode dar um passeio ao longo da costa, molhar os pés, respirar o ar marinho e até se bronzear com a brisa. Não esqueça de levar seu chapéu e óculos de sol!
Se você decidir sair de férias para as montanhas, pode fazer caminhadas matinais e apreciar a paisagem. Uma boa ideia é entrar em um parque nacional e percorrer as trilhas marcadas. Uma excelente experiência!
4. Faça passeios de bicicleta
Outra maneira de se exercitar durante a viagem, e que também permite que você conheça a cidade ou o destino escolhido. Existem muitas empresas de turismo que oferecem o serviço de aluguel de bicicletas para o dia, ou você pode até mesmo fazer um tour usando esse meio de transporte.
5. Aproveite as atividades do hotel para se exercitar enquanto viaja
Você reservou um pacote com tudo incluído ou vai fazer um cruzeiro de férias? Perfeito! Porque você pode se exercitar lá também. Por exemplo, você pode fazer aulas de zumba, step, salsa, ginástica localizada, spinning, boxe recreativo ou dar um passeio pelo local.
É claro que nesse tipo de férias você terá uma piscina disponível, então aproveite a oportunidade para nadar um pouco, fazer ginástica na água ou qualquer outra atividade.
6. Mova-se no avião
As viagens aéreas podem ser chatas, cansativas e monótonas, mas também a opção perfeita para você se exercitar. Mesmo que seja fazer um pouco de alongamento sentado ou andando entre os corredores.
Se você viajar de trem, será ainda mais fácil, porque você pode andar entre os vagões. Lembre-se de que, para manter a forma física, não é permitido fazer uma parada no restaurante ou bar!
7. Comece o seu dia se exercitando
Outra maneira de se exercitar durante a viagem é definir o despertador para um pouco mais cedo e até fazer um mini circuito no quarto do hotel.
Podem ser abdominais, flexões, barra fixa ou agachamentos. A ideia é que você se mova antes de começar o dia… para ter toda a energia para as atividades diárias!
Finalmente, é muito importante que você cuide da sua dieta quando estiver fora de casa ou no “modo férias”. Embora possa ser um pouco complicado fazer dieta, pelo menos tente não exagerar e evitar jantares pesados ou a ingestão excessiva de álcool.
Delicie-se com um café da manhã americano ou continental, mas lembre-se de que também há cestas de frutas e iogurte na primeira refeição do dia. Além disso, durante os passeios pela cidade, você pode levar barras de cereal, frutas ou snacks saudáveis.
Finalmente, e é claro, você não deve esquecer o grande aliado de todos os tempos: a água. Dessa forma, você não apenas poderá se exercitar durante a viagem, mas também cuidará da sua saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Reverter. J. Barbany. (2007). Del gimnasio al ocio-salud. Gestión Deportiva, Ocio Y Turismo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.