Benefícios de um bom alongamento antes de iniciar o treino

3 de novembro de 2019
Você é um daqueles que terminam o treino e correm para os vestiário ou diretamente para sua casa? O alongamento é algo que não devemos negligenciar após o treinamento. Aqui te contamos por que ele é tão importante.

Não importa que tipo de esporte ou treinamento você faz, um bom alongamento antes e depois do treino é essencial. No entanto, muitas vezes não dedicamos o tempo ou esforço suficiente.

Geralmente acontece que as pessoas têm pouco tempo para se exercitar e por essa razão elas dão prioridade à resistência ou trabalho de musculação e deixam de lado o alongamento. No entanto, manter uma rotina de alongamento adequada ajuda a prevenir lesões e melhorar o desempenho durante o exercício.

Alongar ajuda seus músculos a se prepararem e também a se recuperarem após o exercício. Aqui estão algumas coisas importantes para aprender mais sobre os benefícios de um bom alongamento antes de iniciar o treino.

A flexibilidade

O alongamento é um meio-campo entre a inatividade e o exercício. É por isso que você deve fazê-lo como uma transição antes de iniciar um esporte de qualquer tipo.

A realização de alongamentos prepara seus músculos para iniciar a atividade, para que eles possam estar prontos para o exercício. Eles também ajudam a recuperar sua forma original após o treinamento.

No entanto, ao realizar um bom alongamento, não estamos apenas preparando os músculos. Estamos também fazendo um trabalho importante que nem sempre é levado em conta: o de melhorar a flexibilidade global e a mobilidade do organismo.

Vale lembrar que a flexibilidade é uma qualidade que traz muitos benefícios a todos os esportistas, atletas e, em geral, todas as pessoas que desejam ficar em forma realizando alguma atividade física.

Ter uma boa flexibilidade promove a elasticidade dos músculos e o alcance do movimento das articulações torna-se mais amplo. Isso facilita os movimentos corporais em geral e assegura uma melhor capacidade de mobilidade a longo prazo.

Mulher alongando a perna

Relaxamento muscular e corporal

Um bom alongamento antes de iniciar os exercícios tem grandes benefícios para o corpo. Primeiramente, impede que os músculos possam ser lesionados durante a atividade física devido à falta da mobilidade.

Quando um músculo é alongado corretamente, ele se torna mais flexível. Isso faz com que se torne mais resistente ao esforço que você vai fazer do que se estivesse rígido.

No entanto, também é importante realizar alongamentos no final do treino. Na verdade, ao realizar uma sessão de exercícios, o corpo libera ácido láctico para os músculos. Esses, ao cristalizarem, podem formar fibras rígidas. O alongamento impede que isso aconteça.

Além disso, o alongamento tem um efeito relaxante, tanto para os músculos quanto para o resto do corpo, e até mesmo para a mente. Esse relaxamento generalizado do corpo causado pelo bom alongamento trará uma sensação incomparável de bem-estar após a atividade física.

Alongamento ante do treino: quando e como fazer

É então claro que o alongamento deve ser realizado antes e depois de qualquer treino. Ao realizá-lo, é muito importante que os movimentos sejam lentos e relaxados.

Você também deve saber que, apesar do que muitos pensam, um bom alongamento não deve causar dor. Pelo contrário, deve ser um exercício confortável para quem o faz. Cerca de dez minutos de alongamento serão o suficiente para desfrutar de todos os seus benefícios.

Os alongamento chamados alongamentos dinâmicos são os mais adequados para iniciar a atividade física. São movimentos que devem ser controlados e suaves, e são executados em séries de dez ou doze repetições. Els também elevam a temperatura do corpo e reduzem a viscosidade muscular.

Após o exercício, o alongamento deve ser muito lento e mais intenso. O objetivo é aliviar a tensão causada durante a atividade física e trazer os músculos e articulações de volta ao seu estado normal. Ele também tem um efeito de alívio sob o possível desconforto muscular como resultado do treinamento.

Exercício de alongamento

Alongar não é o mesmo que aquecer

Por fim, é importante esclarecer que, embora muitas vezes exista confusão, alongar e aquecer não são a mesma coisa. Há uma diferença na forma e no procedimento entre essas duas práticas.

Por um lado, o aquecimento é um procedimento que visa simplesmente preparar o corpo para a atividade a ser realizada, a fim de aumentar o desempenho e evitar possíveis lesões.

Enquanto os exercícios de aquecimento são semelhantes àqueles que serão executados durante a atividade principal, o alongamento antes do treino envolve um trabalho muito mais específico sobre os músculos. É, em suma, um hábito que todo atleta deve adotar.