Exercícios para ganhar força nas costas
Essa é uma área que desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio, no carregamento de objetos e no exercício, entre outros movimentos. Hoje falaremos sobre alguns exercícios para ter força nas costas.
Para garantir o bem-estar das costas em função dos movimentos que você realiza durante o dia, é necessário treinar para proporcionar força e firmeza. Adicione os seguintes exercícios à sua rotina para manter as costas saudáveis e em forma!
Como ganhar força nas costas através do exercício
1. Super-homem
Este exercício é chamado de ‘super-homem’ devido à pose característica do super-herói ao voar. Para colocá-lo em prática, você só precisará de um tapete para deitar no chão.
- Deite-se de bruços, com os braços esticados para a frente e as pernas totalmente estendidas para trás.
- Levante os braços junto com o tronco, tanto quanto puder. Ao mesmo tempo, levante as pernas do chão sem flexionar os joelhos.
- Mantenha essa posição por cerca de dez segundos, depois descanse e repita o procedimento.
- Você pode fazer duas séries de seis repetições.
2. Flexões
As flexões são um exercício muito completo, que desenvolve o controle e força nas costas. Além disso, a área abdominal, braços e peito também trabalham. Se você quiser aumentar a dificuldade das flexões, use um colete de peso.
- Deite-se de bruços e coloque as palmas das mãos no chão na mesma largura que os ombros.
- Mantenha o corpo reto e apoie as pernas esticadas nos dedos dos pés.
- Flexione os cotovelos até ficar muito próximo do chão. Depois estique-os para retornar à posição inicial.
- Em nenhum momento você deve relaxar o corpo no chão.
- Se você achar isso muito complicado, pode flexionar os joelhos e se apoiar neles.
- Faça 5 séries de 10 flexões.
3. Remada para ter força nas costas
Se você tiver uma máquina de remo em casa ou vai a uma academia, não hesite em usá-la. O remo é um ótimo aliado para fortalecer as pernas, abdômen, braços, ombros e costas.
- Sente-se com as costas retas na máquina de remo. Segure o remo para que fique alinhado com os ombros.
- Comece a simulação de remo trazendo os braços para trás e puxando o remo. Ao mesmo tempo, estique os joelhos e incline ligeiramente as costas.
- Tenha cuidado com a técnica e evite erros. Caso contrário, você pode se machucar ou se lesionar. Você deve ser cauteloso com esse tipo de máquina.
- Volte à posição inicial e repita 10 vezes em 5 séries.
4. Prancha
A prancha é o exercício ideal para tonificar e fortalecer os músculos das costas, principalmente os da região lombar. Por sua vez, é um exercício que queima gordura e define os músculos abdominais.
- Deitado de bruços, apoie-se nos antebraços e dedos dos pés. Todo o seu corpo deve estar reto como uma prancha.
- Concentre a energia no abdômen, pernas, braços e costas. Mantenha seus olhos sempre para frente.
- Faça duas séries de 30 segundos.
5. Cachorro olhando para baixo
A postura do cachorro olhando para baixo (ou em sânscrito adho mukha svanasana) é uma postura de ioga que estimula a flexibilidade, o controle e a força nas costas.
Por outro lado, é uma posição que promove o fluxo sanguíneo, libera o estresse e reduz dores de cabeça. Você pode implementar o cão olhando para baixo durante o aquecimento ou no final do dia de treinamento.
- Fique firme olhando para a frente.
- Incline-se para a frente e coloque as mãos no chão. Avance até ficar em uma posição de ‘V’ invertido.
- As suas costas e pernas devem ficar sempre esticadas e os calcanhares não devem se soltar do chão.
- Mantenha a postura e a respiração calma por 30 segundos. Repita duas vezes.
Fortalecer as costas não só pode fazer com que ela pareça esteticamente bonita, mas também pode beneficiar a sua saúde. Isso acontece porque o exercício reduz a dor lombar e permite um melhor desempenho de vários movimentos.
Dessa forma, é importante que você execute os exercícios mencionados acima para construir uma coluna forte, saudável e definida. Prepare uma rotina que promova o bem-estar do seu corpo!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Stuber, K. J., Bruno, P., Sajko, S., & Hayden, J. A. (2014). Core stability exercises for low back pain in athletes: A systematic review of the literature. Clinical Journal of Sport Medicine. Lippincott Williams and Wilkins. https://doi.org/10.1097/JSM.0000000000000081
- Sinaki, M., Itoi, E., Wahner, H. W., Wollan, P., Gelzcer, R., Mullan, B. P., … Hodgson, S. F. (2002). Stronger back muscles reduce the incidence of vertebral fractures: A prospective 10 year follow-up of postmenopausal women. Bone, 30(6), 836–841. https://doi.org/10.1016/S8756-3282(02)00739-1
- Chou, R., Qaseem, A., Snow, V., Casey, D., Cross, T. J., Shekelle, P., & Owens, D. K. (2007, October 2). Diagnosis and treatment of low back pain: A joint clinical practice guideline from the American College of Physicians and the American Pain Society. Annals of Internal Medicine. American College of Physicians. https://doi.org/10.7326/0003-4819-147-7-200710020-00006
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.