Logo image
Logo image

4 exercícios para tratar a dor no ombro

4 minutos
Os exercícios para tratar a dor no ombro podem ser bastante úteis, pelo menos para diminuir o desconforto. No entanto, se o problema persistir, não hesite em procurar um médico.
4 exercícios para tratar a dor no ombro
Última atualização: 14 fevereiro, 2021

Tratar a dor no ombro é uma questão importante devido à sua anatomia e a tudo o que um problema nesta região do corpo pode causar. A dor localizada nesta região da parte superior do corpo pode ser um sinal de problemas graves ou lesões importantes e, por esse motivo, não deve ser ignorada.

Os ombros se caracterizam por serem constituídos pela articulação com a maior mobilidade de todo o corpo, conhecida como glenoumeral, que permite movimentos em todos os eixos possíveis: flexão, extensão, rotação e abduções. No entanto, essa amplitude de movimento também aumenta a probabilidade de lesões.

Com base nisso, a seguir, vamos ensinar uma série de exercícios que podem ajudar no tratamento da dor no ombro.

Exercícios para tratar a dor no ombro

Os principais benefícios da prática de exercícios físicos são o fortalecimento muscular, a estimulação sanguínea da área e a diminuição da probabilidade de lesões por desuso. Dessa forma, é aconselhável fazer exercícios para tratar a dor no ombro.

É essencial ter em mente que os exercícios devem ser terapêuticos ou de baixo impacto articular e muscular. Dessa forma, você poderá tratar a dor e evitar que ela se transforme em um problema maior.

Elevação do ombro

Some figure

O primeiro exercício para tratar a dor no ombro deve ser realizado a partir da escápula ou omoplata, um osso localizado na parte posterior do ombro. Ele deve ser feito com o ombro dolorido, por meio da seguinte técnica:

  • Fique em pé com as pernas afastadas na largura dos ombros e a mão oposta ao braço que vai executar o exercício apoiada no peitoral oposto. Por exemplo: mão direita no peitoral esquerdo.
  • Eleve o ombro o máximo possível.Tente fazer o movimento a partir da escápula e faça-o lentamente. Após a elevação, volte à posição inicial e eleve o ombro novamente. Execute de 10 a 12 repetições do exercício.

Adiante e para trás

A posição inicial para este exercício é a mesma descrita acima. Além disso, você pode executá-lo com os dois ombros ou apenas com o ombro dolorido. Em ambos os casos, é vital evitar curvar as costas.

  • A partir da posição inicial descrita na elevação de ombros, comece a mover o ombro para a frente lentamente, o máximo que puder.
  • Em seguida, volte à posição inicial e leve-o para trás da mesma maneira.
  • Execute 10 ou 12 repetições deste movimento, mas não faça o exercício de forma brusca ou rápida. Lembre-se de que o objetivo é reduzir a dor.

Círculos sob as axilas

Some figure

Para tratar a dor no ombro, você deve estimular a circulação sanguínea na região e melhorar a mobilidade. Embora a dor seja localizada nos deltoides, toda a área circundante influencia no movimento articular do ombro.

  • Em pé ou sentado, coloque a palma da sua mão sobre uma superfície – pode ser uma parede – enquanto o braço fica aberto para o lado.
  • Coloque a mão oposta sob as costelas superiores do braço aberto, cerca de 5 centímetros abaixo da axila.
  • Comece a mover a mão em círculos para estimular a área inferior da axila e os músculos desta região do corpo. Execute o exercício durante 30 segundos e faça pelo menos 5 séries. Se a dor aumentar, você pode diminuir a intensidade do movimento e torná-lo bem mais lento.

Abraçar a si mesmo

Some figure

Este exercício de alongamento geralmente é bom para tratar a dor no ombro, graças ao estímulo que exerce sobre os grupos musculares da região. É feito da seguinte maneira:

  • Fique em pé com as pernas afastadas na largura dos ombros e leve os braços para a frente.
  • Então, cruze-os para tocar a parte de trás do ombro oposto. Dessa forma, você vai simular um abraço em você mesmo.
  • Tente fazer o exercício de forma lenta e prolongada a fim de alongar adequadamente os músculos das costas e dos ombros.

O que fazer para tratar a dor no ombro?

Os exercícios podem ajudar a reduzir a dor e até mesmo fazê-la desaparecer. No entanto, você não deve subestimar os cuidados médicos. Sempre que sentir uma dor persistente no ombro, consulte o seu médico ou um especialista.

Lembre-se sempre de que é fundamental descartar qualquer tipo de lesão articular importante, e isso só é possível por meio de exames e um check-up médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Abboud, J. A., & Ramsey, M. L. (2011). Anatomía del hombro y del codo. Técnicas Quirúrgicas En Hombro y Codo.
  • Oliveira, C., García, N., Navarro, N., Caballero, R., Jiménez Díaz, J. A. ;, Dra, J. T. ;, & Brito Ojeda, E. (2007). Biomecánica del hombro y sus lesiones. Canarias Médica Y Quirúrgica.
  • Gabucio, P., Fisioterapeuta, L., Correspondencia, M. M., & Gabucio López, P. (2008). Tratamiento del hombro doloroso mediante terapia manual; Treatment of the painful shoulder by means of manual therapy. Resumen. Revista Fisioteràpia ( Guadalupe).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.