Os 5 melhores exercícios para nadadores

· 31 de janeiro de 2019
Os nadadores que querem aumentar seu desempenho esportivo devem saber que isso é possível se os exercícios certos forem feitos. Neste artigo, preparamos uma lista com os melhores. Tome nota!

O treinamento de força com pesos é um complemento perfeito para o trabalho realizado pelos nadadores nas piscinas. Isso ocorre porque a natação é um treino de cardio completo que pode ser reforçado com alguns exercícios na academia para os nadadores.

Entre seus aspectos positivos, o treino de força na academia permite desenvolver os músculos que ajudam a evitar os problemas nos ombros e lombar, tão comuns em quem pratica natação. A seguir, apresentamos os melhores exercícios para os nadadores, tome nota!

Os 5 melhores exercícios para nadadores

1.-Crucifixo com halteres

O primeiro exercício que apresentamos ajuda a promover a estabilidade do ombro, porém sem exercer pressão excessiva diretamente na articulação. A estabilidade do ombro é importante para os nadadores pela quantidade excessiva de estresse que eles colocam sobre seus ombros, nadando volta após volta.

Crucifixo com halteres

Ocorre que, se um nadador desenvolve uma forte estabilidade do ombro, pode reduzir as chances de desenvolver problemas nessa parte do corpo posteriormente.

Para fazer este exercício, você deve estar deitado em um banco e então segurar um haltere de cada lado, segurando o peso com os braços retos. Você deve trazer os halteres para o seu peito sem dobrar os cotovelos, para dessa forma terminar uma repetição.

2.-Puxada alta

A puxada alta é um dos exercícios mais comuns dos nadadores que frequentam as academias. Para executar este exercício, você deve se sentar na máquina com as duas pernas seguras sob o assento acolchoado. As mãos devem segurar a barra na largura dos ombros.

Basicamente, o exercício consiste em puxar a barra para baixo com força na frente do peito, enquanto em seguida você deve deixar a barra retornar à posição inicial. Não se esqueça de que deve haver tensão nos músculos ao longo de todo o percurso.

3.-Prancha

Este é um dos melhores exercícios com seu próprio peso corporal para ganhar força. Um de seus pontos fortes é que as variações possíveis são quase ilimitadas. Além disso, você pode usar vários dispositivos de treinamento, como por exemplo as fitas TRX ou as bolas suíças.

Meninas fazendo prancha com TRX

Para começar, você deve estar no chão com os cotovelos apoiados no chão, diretamente abaixo dos ombros. Contraia seu abdômen e glúteos para alcançar dessa forma uma linha reta que vai da cabeça aos pés.

O objetivo do exercício é manter seu corpo em uma linha firme, então você deve evitar qualquer tipo de movimento do tronco. O tempo que você aguentar nessa posição vai determinar seu condicionamento físico. Temos certeza de que você vai aumentar gradualmente o tempo que você aguenta manter a posição!

4.-Elevação de quadril com bola suíça

A bola suíça é um complemento perfeito para trabalhar os isquiotibiais, os músculos centrais e o quadríceps. Para fazer o movimento, você deve se deitar de costas no chão em uma esteira e pressionar os calcanhares no centro da bola. Em seguida, estenda as pernas e junte os pés.

Mantenha os ombros no chão e os braços ao lado do corpo, até levantar os quadris do chão, envolvendo os músculos abdominais e a expiração.

Nesse momento, você deve colocar a bola na direção do bumbum até que os pés fiquem retos no ar. Inspire e então empurre a bola de volta para a posição inicial para terminar uma repetição. Sendo um exercício complicado, você pode começar com 2 séries de 10 repetições.

5.-Super-homem

Finalmente, te apresentamos um dos nossos exercícios favoritos: o super-homem. É ideal para desenvolver e manter uma boa postura dos ombros, glúteos e costas.

Para fazer o exercício, você deve se deitar de bruços no chão e mover os braços para a frente e para trás formando um círculo, trazendo os cotovelos para dentro quando as mãos passam sobre os ombros para então voltar ao início.

Mulher fazendo exercício em colchonete

Para continuar, inverta a direção dos braços a cada 5 repetições. Se você quiser complicar o exercício, pode usar um conjunto de pequenos pesos nas palmas das mãos ou então pode chutar as pernas para cima e para baixo enquanto faz o movimento dos braços para aumentar a intensidade para os glúteos e as pernas.

Como você pode ver, há muitos exercícios para nadadores que permitem aumentar a força e melhorar o desempenho esportivo nas piscinas. Então, se você é viciado em natação e quer melhorar seus tempos, essa lista de exercícios é ideal para você. O que você está esperando?