Tudo o que você precisa saber sobre os músculos do quadríceps
Os músculos do quadríceps estão entre os mais importantes do corpo humano. O seu desenvolvimento garante, em grande medida, a mobilidade e o apoio para o restante do organismo. A potência e o tamanho deste grupo muscular são os pilares para a ação básica do corpo.
Por que eles são chamados de músculos do quadríceps?
A denominação surge da combinação de quatro músculos que compõem o quadríceps. Todos eles passam pela área da coxa e convergem no tendão patelar, responsável pela sua fixação na tíbia.
Reto femoral
Começa na pelve e atravessa a coxa em frente ao vasto intermédio; cobre, na sua rota, parte do vasto medial e do vasto lateral.
Vasto medial
Trata-se especificamente da área que se dirige ao lado interno da coxa. Origina-se amplamente na extremidade medial inferior e fica inserido na patela e na tíbia.
Vasto lateral
O vasto lateral é o terceiro componente dos músculos do quadríceps. Começa na parte superior e anterolateral do fêmur e é visualizado no lado externo da coxa.
Vasto intermédio
É o mais profundo dos quatro músculos. Fica situado entre o vasto medial e o lateral. Tem origem, em sua maior parte, das faces anterior e lateral do fêmur.
Imagem: powerexplosive.com
Músculos do quadríceps: suas principais funções
Mas para que usamos esses músculos nos nossos exercícios e no dia a dia? Estas seriam as suas principais funções:
Deslocamento do corpo
Os músculos do quadríceps participam de todos os deslocamentos que são feitos em cada movimento rotineiro. Atividades simples, tais como caminhar, saltar, correr ou se sentar são possíveis graças à sua força e potência.
Rotação
As pernas conseguem fazer várias rotações através do vasto lateral e medial. Estando com o joelho flexionado, esta rotação é possível por meio do quadríceps. Como podemos ver, esses músculos servem tanto para o trabalho concêntrico quanto para o excêntrico, isto é, para a extensão do joelho ou para a contração muscular.
Extensor de joelho e quadril
Os músculos do quadríceps são aqueles que facilitam a flexão dos joelhos e do quadril. Alongar a perna a ponto de deixá-la totalmente vertical é uma dessas funções.
Além disso, um dos seus componentes se origina na pelve e tem um papel importante no movimento do quadril. Sua participação permite que você leve a coxa até o peito.
Estabilidade
A ligação que eles têm com o joelho favorece o equilíbrio e a estabilidade corporal. Os músculos do quadríceps, quando bem exercitados, permitem que a patela permaneça firme e estável, uma vez que eles estão inseridos nos dois lados dela, proporcionando assim segurança e apoio.
Exercícios para fortalecer os músculos do quadríceps
Para melhorar e tonificar esses músculos, existem alguns exercícios específicos que podemos fazer:
Cadeira chinesa
A posição inicial consiste em ficar com as costas retas, apoiadas em uma parede, durante o movimento básico de agachamento. Os pés ficam à frente do restante do corpo, de modo que os joelhos não os ultrapassem ao serem flexionados.
Depois de descer, com as coxas paralelas ao chão, é necessário manter a posição durante alguns segundos e então subir novamente. O grupo muscular inteiro é ativado ao mesmo tempo.
É aconselhável adicionar diferentes tipos de variações de agachamento a este tipo de exercício na parede. Os níveis de complexidade mudam de acordo com a experiência e o condicionamento da pessoa. Assim, é possível adicionar maiores exigências com diferentes pesos, ritmos e dificuldades.
Afundos para fortalecer os músculos do quadríceps
Os afundos podem ser feitos com o corpo parado e também durante a caminhada. A posição inicial consiste em deixar os pés um pouco afastados, mas não tanto quanto a largura dos ombros. Uma perna é levada para a frente enquanto a outra permanece no local de origem, com o calcanhar elevado.
Então, é necessário baixar o corpo inteiro, mas sem curvar o tronco nem permitir que o joelho toque o chão. Finalmente, o corpo é elevado para retornar à posição inicial e trocar de perna.
Lesões mais comuns nos músculos do quadríceps
Um alongamento excessivo das fibras ou uma pancada são as causas mais comuns de lesões nesta área. Elas se diferenciam de acordo com o nível de gravidade:
- Contusões de diferentes graus: seus sintomas são inflamação, dor e hematomas.
- Distensão muscular: pode ser parcial ou completa e geralmente envolve dor aguda, sensibilidade aumentada e hematomas.
- Miosite ossificante: é uma doença cuja característica básica é a formação de um osso dentro do músculo.
Como podemos ver, os cuidados e os exercícios para os músculos do quadríceps são vitais para seguir uma rotina de treinamento e para ter uma ótima saúde. Que tal experimentar esses exercícios e comprovar os seus benefícios?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Álex Costa. Cuádriceps. Extraído de: http://www.cuerpomenteyespiritu.es/wp-content/uploads/2016/10/Cuadriceps.pdf
- Pedro Pablo Olivera Cárdenas. 2014. Estudio de la fuerza muscular del cuádriceps en pacientes post operados de ligamento cruzado. Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Facultad de Medicina. Extraído de: http://cybertesis.unmsm.edu.pe/bitstream/handle/cybertesis/3868/Olivera_cp.pdf;jsessionid=A28B4618D7646D463B361BF2716E1792?sequence=1
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.