Musculação para mulheres: dicas e truques

· 8 de março de 2019
A fisiologia do corpo feminino é projetada para ter entre 24 e 26% da massa muscular, ao contrário dos homens que têm 40% ou mais da musculatura. Mesmo que as mulheres não tenham a natureza a seu favor, é perfeitamente possível aumentar sua capacidade muscular através de exercícios e alimentação.

A musculatura para as mulheres é muitas vezes difícil de conseguir, já que seus corpos não têm capacidade muscular tão alta quanto os homens. No entanto, isso não é impossível. Existem diferentes truques e dicas de musculação para mulheres que podem ser aplicados para construir músculos fortes e tonificados.

Há muitas razões pelas quais uma mulher quer aumentar sua musculatura: começar no fisiculturismo, parecer mais definida, ganhar força… Ou simplesmente porque ela quer.

Existe uma concepção estereotipada de que as mulheres não podem ter músculos marcados. No entanto, hoje muitas garotas provam o contrário, demonstrando a capacidade do desejo e do poder feminino por meio da musculação para mulheres.

As mulheres durante muito tempo foram subestimadas em muitas áreas da vida. Com o tempo, elas mostraram que são competentes para fazer o que quiserem. A musculatura não está fora de alcance, por mais difícil que seja. É possível consegui-la, continue lendo!

Musculação para mulheres

Nem todas as meninas buscam perder peso, algumas querem parecer em forma e ter uma condição física ideal para o seu desempenho no dia a dia.

Aumentar a musculatura é comumente ligado ao levantamento de pesos. Certamente os pesos têm um certo papel na hipertrofia do músculo. Mas existem outras opções eficazes que podem ser implementadas além da musculação para mulheres.

Mulher fazendo exercícios com pesos

Para uma melhor compreensão, dividiremos as opções em três segmentos: treinamento, nutrição e hábitos. Desta forma, será muito mais fácil saber como incorporar as dicas e truques na sua rotina.

Treinamento

  • Treine regularmente: seus músculos não crescerão se você se exercitar esporadicamente. Você deve ser constante para alcançar um desenvolvimento nos músculos, ligamentos e articulações.
  • Não faça os mesmos exercícios sempre: envolver-se nos mesmos exercícios só fará com que as fibras musculares se acostumem com isso. É necessário fazer exercícios diferentes todos os dias para impulsionar o trabalho dos músculos.
  • Levante pesos: faça exercícios com pesos. É importante que, se é a primeira vez que você treina com peso, você faça com pesos leves. Nós não queremos lesionar os músculos.
  • Faça cardio: além de exercícios de força, é importante fazer cardio, que queima a gordura que envolve o músculo. Assim, não só haverá melhor oxigenação e fluxo sanguíneo, mas também o músculo será mais perceptível, pois não terá tanta gordura cobrindo-o.

Alimentação

  • Consuma shakes de proteína antes do treino: cerca de uma hora antes de começar a fazer exercício, pode tomar um shake de proteína. Os aminoácidos presentes nas proteínas estimulam o crescimento das fibras musculares. Você pode fazer seus shakes com proteína em pó ou uma alternativa mais saudável com proteínas naturais.
  • Não dê tanta atenção aos carboidratos: muitos acreditam que, para aumentar os músculos, devem consumir muitos carboidratos. Na verdade, não é essencial consumi-los. Os carboidratos são responsáveis ​​pela produção de glicose, que é usada como energia.

Nosso corpo pode perfeitamente produzir glicose a partir de uma quantidade normal de carboidratos. Então não é um aspecto que você deva exagerar. Eles podem vir da batata doce, batata, frutas, grãos, entre outros.

  • Creatina: a creatina é um suplemento associado ao treinamento pesado. Nas mulheres, geralmente, tem efeitos positivos para a aquisição de força, o que aumenta o tamanho do músculo. Também melhora a resistência e ajuda a queimar gordura.
Mulher preparando proteína

Hábitos

  • Descanse: o descanso é essencial para o músculo se recuperar do exercício. Não descansar o suficiente pode até retardar o crescimento do mesmo.
  • Hidrate-se bem sempre: a hidratação é um fator muito importante para os músculos. Já a falta de hidratação provoca cãibras musculares que podem afetá-lo de forma negativa.
  • Não treine sem comer: de jeito nenhum você deve se exercitar com o estômago vazio. Isso só vai fazer você queimar músculos e não gordura.

As mulheres são seres maravilhosos que podem conseguir tudo o que se propõem a fazer. Com estes truques e dicas de musculação para mulheres, criar músculos será uma tarefa simples, com excelentes resultados.

Então, não há mais desculpa para ter uma estrutura esquelética, você pode exibir músculos firmes e fortes, aplicando esses truques e dicas. Anime-se!

Riebe, D., Greene, G. W., Ruggiero, L., Stillwell, K. M., Blissmer, B., Nigg, C. R., & Caldwell, M. (2003). Evaluation of a healthy-lifestyle approach to weight management. Preventive medicine, 36(1), 45-54.

Peralta, J., & Amancio, O. M. S. (2002). A creatina como suplemento ergogênico para atletas Creatine as an ergogenic supplement for athletes. Revista de Nutrição, 15(1), 83-93.

de Araújo Marchand, E. A. (2003). Melhoras na força e hipertrofia muscular, provenientes dos exercícios resistidos. Lecturas: Educación física y deportes, (57), 22.