Exercícios para malhar o tríceps e completar seu treino

· 10 de setembro de 2018
Como a maioria dos exercícios, os que malham o tríceps também exigem conhecimento técnico e aquecimento adequado para evitar lesões

Você realiza exercícios para malhar o tríceps no seu treino? Existem ótimos exercícios para trabalhar este que na verdade é um grupo muscular. Existem algumas recomendações importantes em termos de técnica e prevenção de lesões. Descubra mais a seguir.

Exercícios para malhar o tríceps são extremamente positivos para ganhar força e resistência nesses músculos. São altamente recomendáveis para hipertrofia ou para quem busca definição.

Exercícios para malhar o tríceps

A seguir, descreveremos as metodologias mais utilizadas nos exercícios para malhar o tríceps.

1. Tríceps banco

É, talvez, a maneira mais comum de malhar esse músculo. Consiste em sentar em um banco ou cadeira e colocar as mãos nas laterais, com as palmas para baixo. Então, deve-se trazer o corpo ligeiramente para a frente e flexionar os braços; os glúteos ficarão suspensos no ar, não mais no banco.

Enquanto isso, as pernas devem estar semiflexionadas e com os calcanhares como ponto de apoio. O primeiro movimento do exercício consiste em flexionar os cotovelos até atingir um ângulo de 90°; depois, você deve fazer força com o tríceps para retornar à posição inicial.

Mulher fazendo tríceps no banco

Uma variante muito interessante deste exercício é colocar um banco para apoiar os pés. Nesse caso, a dificuldade aumenta um pouco, já que o peso que sustentamos e levantamos com os braços é maior. Você também pode adicionar discos nas coxas para trabalhar com mais peso.

Ao fazer este exercício, tente não cometer os seguintes erros:

  • Esticar completamente os braços ao subir.
  • Colocar o banco para os pés muito perto ou muito longe.
  • Acrescentar muito peso ou colocar os discos em cima dos joelhos ou abaixo deles.

2. Tríceps em barras paralelas

Outra excelente alternativa entre os exercícios para malhar o tríceps é utilizar barras, paralelas neste caso. A dificuldade do exercício aumenta um pouco, por isso é recomendado para atletas mais avançados.

Para fazer este exercício, devemos nos pendurar nas barras e levantar o corpo até tirar os pés do chão. É aconselhável evitar que eles toquem o chão enquanto o exercício é realizado, por isso é melhor flexionar os joelhos.

O movimento é muito semelhante ao utilizado no exercício anterior: temos que dobrar os cotovelos até que atinjam 90°; então devemos esticá-los para retornar à posição inicial.

3. Tríceps na máquina

Você também pode fazer exercícios para malhar o tríceps em uma máquina. Não se trata de um dispositivo específico, mas a clássica máquina na que também fazemos peito, pernas e costas chamada de polia.

Para malhar tríceps com ela, você deve segurar as duas alças ao mesmo tempo, ou uma de cada vez, que estão ao lado da sua cintura. Depois, apenas faça força para trás para imitar o movimento que faria no banco ou nas barras paralelas.

A melhor coisa sobre esta terceira alternativa é que podemos escolher o peso exato que queremos adicionar ao exercício. Assim, teremos um acompanhamento específico do nosso progresso e poderemos calcular melhor como aumentar as cargas.

Homem fazendo tríceps em barras paralelas

Benefícios dos exercícios para malhar o tríceps

Além de ser um exercício de braços, esses exercícios para malhar o tríceps também exigem um esforço por parte dos músculos dos ombros. Além disso, é possível executar muitas repetições em uma série, por isso é muito conveniente para eliminar a gordura nessa área do corpo.

É um exercício muito exigente, seja em um banco ou cadeira, seja com a barra ou na máquina. Ao contrário dos exercícios com halteres, aqui temos que levantar todo o peso do nosso corpo quase que exclusivamente com o tríceps. No caso da máquina, ainda é possível se exercitar com mais peso do que com os halteres.

Como você pode ver, temos opções de exercícios para malhar o tríceps eficazes e simples. Você pode até mesmo fazê-los em casa; só precisará de uma cadeira que seja pesada e estável, para que ela não se mova e você sofra um acidente.