Conheça alguns dos benefícios da calistenia

19 de março de 2019
A calistenia está na moda, mas na verdade é uma modalidade que tem sido praticada há muito tempo pois inclui todos os exercícios que usam o próprio peso para o treinamento.

As modalidades e disciplinas para praticar esporte são tantas e tão variadas que cobrem todos os gostos e necessidades. A calistenia é uma delas que abrange um público específico que busca resultados específicos. Você quer saber o que é e quais os benefícios que a calistenia traz?

O que é a calistenia?

A palavra vem do grego kallos que significa beleza e sthenos que significa força, e geralmente se refere aos exercícios que são realizados usando apenas a força do corpo sem qualquer material.

No início, esse tipo de disciplina era usado como aquecimento antes dos exercícios de alta intensidade, mas pouco a pouco tornou-se relevante até se tornar muito mais do que isso.

Flexão no banco

O bem conhecido streetworkout dos Estados Unidos, que consiste em praticar esportes nas ruas usando barras, vem dessa modalidade.

Já existem muitos países como os EUA e alguns da Europa e Ásia onde você pode facilmente encontrar instalações de barras em diferentes parques e outras áreas para que todos que quiserem, gratuitamente, possam praticar calistenia.

Mais do que potência e esforço, a calistenia busca atingir o objetivo de focar em diferentes grupos de músculos com a intenção de melhorar sua elasticidade, força e volume, melhorando o equilíbrio e a agilidade.

Este esporte pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente de sua idade ou condição física. Até mesmo as crianças estão aptas para isso, porque ajuda a melhorar seu desenvolvimento e crescimento.

Obviamente, os exercícios terão que ser adaptados a cada pessoa e intensificados de acordo com a frequência e a experiência.

Quais são os benefícios da calistenia?

O esporte, independentemente da disciplina ou modalidade que seja, sempre traz benefícios, e a calistenia tem muitos que queremos mencionar. É difícil realizar os exercícios mais complicados, mas com perseverança e determinação tudo é alcançado. Ninguém disse que seria fácil.

Garota pulando salto estrela

Estes são os benefícios mais importantes que farão com que nosso corpo melhore por fora e, mais importante, por dentro:

  • Melhora física global. Treinar na academia envolve fazer um circuito por diferentes máquinas para trabalhar cada grupo muscular. A calistenia, no entanto, trabalha o corpo globalmente, abrangendo todos os grupos musculares. Isso será refletido em uma tonificação corporal impressionante que melhorará sua aparência física.
  • Mantém os músculos ativos. É o esporte ideal para os músculos tomarem forma, algo que se reflete em nosso exterior, mas também no interior, porque os músculos serão mais fortes e elásticos.
  • Melhora a resistência. Embora a priori possa parecer uma atividade difícil, com o tempo, o corpo pedirá mais. Isso favorece a resistência muscular e você será capaz de alcançar outras cargas.
  • Queima de gordura. Você pode acreditar que este é um exercício tranquilo, mas é ideal para queimar gordura devido à sua intensidade. Exercícios estáticos são ideais para isso e para perder peso. Se este é o objetivo que você procura, combine a calistenia com outras modalidades como HIIT, zumba ou squash.
  • Flexibilidade. Essa é reforçada quando os músculos são exercitados até o ponto máximo, o que acontece com a calistenia. Ajuda na luta contra a atrofia muscular e sedentarismo.
  • Melhora a postura corporal. Em muitas ocasiões, a má postura corporal está relacionada a alguma dor muscular. Nosso próprio corpo para se proteger dessa dor adota uma postura incorreta que, a longo prazo, pode nos causar mais problemas.
  • As articulações são fortalecidas. O movimento que este exercício requer fortalece as articulações e melhora sua ativação, o que implica menor risco de lesão.
  • Melhora o humor. E como todos os tipos de exercício, não poderíamos ignorar o fato de que a calistenia libera endorfinas e serotonina que produzem uma sensação de bem-estar e felicidade.

Se tivéssemos que definir a calistenia em uma frase, seria o famoso “corpo são, mente sã” graças a todos os benefícios que sua prática traz.