Zumba para perder peso: uma boa escolha?

26 de fevereiro de 2019
Graças ao ritmo e à intensidade da dança, a Zumba nos permite perder peso de uma maneira divertida. Por isso, é uma alternativa ideal para aqueles que não gostam dos aparelhos de academia.

Para emagrecer as pessoas tentam várias coisas, como dietas, ir a uma academia, usar suplementos… Seria a Zumba uma boa opção para perder peso?

Às vezes, elas nem se sentem à vontade com a sua escolha, e se veem na obrigação de ter que cumprir suas metas mas, no final das contas, acabam abandonando aquilo que optaram. Seria a Zumba uma boa opção nesse caso?

Isso não significa que elas não se esforcem e que não queiram alcançar a perda de peso, apenas que  o método escolhido não foi o melhor. Se você já tentou de tudo e nada parece funcionar, este artigo e a Zumba podem ser para você.

Um tesouro latino

A Zumba é uma disciplina criada nos anos noventa por Alberto “Beto” Pérez, que envolve a dança para manter o corpo saudável. Além de ser divertida, ajuda a perder peso. As sessões duram uma hora e há diferentes ritmos, como salsa, merengue, samba, entre outros.

zumba

O nome Zumba vem do verbo ‘zumbido’ ou vibração. Isso se refere aos movimentos que o corpo faz seguindo o ritmo da música. A Zumba trabalha estrategicamente diferentes pontos do corpo: a resistência, a musculatura, a força e a flexibilidade.

Todos são mais que bem-vindos.

Existem diferentes tipos de Zumba e todos eles facilitam o processo para perder peso. Em uma única sessão há exercícios de alta e baixa intensidade, o que facilita a no treino, já que, dessa forma, o corpo não se cansa no meio da sessão.

O melhor da Zumba é que ela é voltada para todas as idades, desde crianças até idosos. Além disso, a maneira de treinar é divertida, já que você só tem que dançar. É muito diferente de quando você está em uma academia e deve completar séries e repetições de um exercício. Com a Zumba você só tem que se deixar levar e dançar!

Perder peso com a Zumba

O objetivo da Zumba é manter o corpo saudável e em forma através da dança. Em um único treino, a modalidade combina exercícios de cardio, de condicionamento físico, de equilíbrio e de flexibilidade.

Então as aulas de Zumba são uma boa maneira de perder peso? É claro que sim! Existem diferentes tipos de Zumba que se concentram em diferentes aspectos. A seguir, você verá as formas mais eficazes para perder peso.

alunos na aula de zumba

Zumba Step

A Zumba Step é excelente para perder peso, uma vez que combina os exercícios regulares de Zumba com um step de exercícios aeróbicos. O uso de um step intensifica o trabalho das pernas e dos glúteos, e além de tonificar o seu corpo tem outros benefícios para perder peso:

  • Cardio: o exercício é projetado para fazer cardio. Exercícios cardiovasculares facilitam a perda de gordura.
  • Queimar calorias: em uma sessão de Zumba Step você pode chegar a queimar até 500 calorias!
  • Modela o seu corpo: o uso do step e dos movimentos do quadril tonificam e moldam o corpo.
  • Melhora a coordenação: os passos de dança e o step irão melhorar a sua coordenação.

Zumba Sentao

A Zumba Sentao é um dos tipos mais divertidos e dinâmicos de Zumba. Nesse caso, uma cadeira é usada como acompanhante, e não, a cadeira não é para descansar; pelo contrário, ela se tornará o seu parceiro de dança, uma ferramenta para fazer flexões, agachamentos, entre outros. Os seus benefícios para a perda de peso são:

  • Aumenta a resistência: já que é uma sessão de alta intensidade, aumenta a resistência para realizar exercícios.
  • Define os músculos: modela e define os músculos do seu corpo inteiro.
  • Queima de gorduras: a combinação de força e resistência provoca uma alta queima de gordura.

Zumba Toning

Para quem quer se divertir enquanto tonifica o corpo, a Zumba Toning é o ideal. A Zumba Toning é caracterizada pelo uso de pesos leves de até 2 kg, esses pesos ajudam os músculos a serem tonificados. Além disso, tem mais benefícios, como:

  • Melhora a postura: o uso de pesos, além de marcar os passos na sessão, ajuda a melhorar a postura corporal.
  • Desenvolve o ritmo: desenvolve o senso de ritmo, já que os pesos podem ser usados ​​como marcas para definir o ritmo.
  • Melhora a mobilidade das articulações: fortalece e melhora as articulações do corpo.
  • Tonifica: tonifica os braços, o abdômen e outros músculos. A melhor coisa sobre isso é que tonifica de uma forma natural, isto é, os músculos não parecem desproporcionais com relação ao resto do corpo.

Zumbefique-se!

Se você escolher a Zumba tradicional, ou qualquer uma das mencionas acima, com certeza você vai se divertir. Você não só perderá peso, mas também irá liberar endorfinas e deixar de lado o estresse. A Zumba pode queimar de cinquenta a oitocentas calorias, dependendo do tipo de sessão e do esforço que você dedicar a ela.

A Zumba é uma festa que fornece habilidades e saúde para o corpo. Você deve apreciá-la e se lembrar de que ela tem que ser acompanhada de uma boa alimentação e uma dieta equilibrada.

Dessa forma, você vai: tonificar, perder peso, ganhar flexibilidade, adquirir resistência, melhorar a coordenação e o ritmo. Vá com vontade de dançar e leve boas vibrações para cada sessão, assim, o seu corpo vai te agradecer.

Micallef, C. (2014). The effectiveness of an 8-week Zumba programme for weight reduction in a group of Maltese overweight and obese women. Sport Sciences for Health, 10(3), 211-217.