7 formas de treinar em casa sem aparelhos
Adoramos esportes e estar saudáveis por dentro e com boa aparência por fora, mas nem sempre temos tempo ou dinheiro para ir a uma academia. Isso significa que temos que desistir de um estilo de vida saudável? Não. Para ajudá-lo com isso, trazemos exercícios para treinar em casa sem aparelhos.
Como treinar em casa sem aparelhos
É verdade que se temos máquinas específicas que podem nos ajudar, podemos ter resultados mais rápidos que com o treino em casa. Mas quando não podemos ir a uma academia, por qualquer motivo que seja, treinar em casa pode ser uma excelente ideia. É possível ter praticamente os mesmos benefícios que temos ao treinar na academia.
Há muitas coisas que podem ser feitas para se concentrar em grupos musculares específicos e, assim, trabalhar as partes do corpo que você quer ou aquelas que você acha que mais precisa. Veja estas ideias de diferentes exercícios que você pode fazer para treinar em casa sem aparelhos.
Agachamento
Você já sabe que as coxas e glúteos são uma das áreas que mais trabalho requerem para ficarem tonificadas. Isso porque são um dos maiores grupos musculares do nosso corpo. Mas como sempre dizemos: difícil, mas não impossível.
Bem, o que você precisa para fazer agachamentos? Nada! Só você e um pouco de força de vontade. Se você também mora em um prédio e quer trabalhar ainda mais seus glúteos, você pode descer e subir escadas até o corpo aguentar. Esse simples exercício pode trazer muitos benefícios.
Abdominais
Se você não tem tempo para ir na academia, mas não está disposto a desistir de um corpo fitness neste verão, você pode fazer abdominais em casa.
Com apenas dez minutos por dia o exercício pode oferecer resultados surpreendentes em menos tempo do que você imagina.
Faça quatro séries de 20 para a parte inferior da barriga e a mesma quantidade para a parte superior. Seus músculos ficarão tonificdos e se você perder godura em algumas semanas o tão desejado tanquinho começará a aparecer.
Saltos
Você tem um metro quadrado vazio em casa? Bom, pule! O salto é um dos exercícios que queimam mais calorias e também nos ajuda a melhorar nossas articulações porque elas não sofrem nenhum impacto. Sem mencionar que a força necessária para o salto tonifica nossos músculos.
Passos
Os passos para frente e para trás são perfeitos para trabalhar a área das coxas e glúteos. Você não precisa de muito espaço para isso, porque embora você possa fazê-lo andando, você pode fazê-lo parado também.
Cerca de três ou quatro séries de dez ou quinze passos por dia serão mais do que suficientes para obter resultados.
Pesos
Você não tem halteres em casa? Não importa! Você pode pegar uma garrafa de refrigerante mesmo se estiver vazia, basta colocar água ou areia. Com ela você pode trabalhar seus bíceps, tríceps e essa área problemática sob as axilas que com a idade vai acumulando gordura.
Pilates
E por que não colocar vídeos do YouTube onde eles ensinam exercícios de Pilates? Você não precisa de nada além de um espaço para se deitar e apenas dez minutos por dia.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Pilates é um exercício muito completo que trabalha os músculos internos mais escondidos e, portanto, fortalece e tonifica o corpo como um todo. Assim teremos resultados ainda mais duradouros.
Exercícios de sustentação
Com uma cadeira você pode praticar muitos exercícios, como sustentar o corpo apoiado apenas nos glúteos e encolher as pernas para trabalhar os abdominais.
Coloque uma cadeira ao lado da parede, sente-se na borda, segure as mãos nas laterais e comece a levantar e encolher as pernas. Faça três séries de dez ou quinze repetições.
Quem disse que você não pode treinar em casa sem aparelhos e sem ir na academia? Você viu que com um pouco de vontade e desejo, e também com um pouco de imaginação, você pode conseguir. Comece a trabalhar e fique maravilhoso neste verão.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Archila LR, Bostad W, Joyner MJ, Gibala MJ. Simple Bodyweight Training Improves Cardiorespiratory Fitness with Minimal Time Commitment: A Contemporary Application of the 5BX Approach. Int J Exerc Sci. 2021 Apr 1;14(3):93-100.
- Hefzy MS, al Khazim M, Harrison L. Co-activation of the hamstrings and quadriceps during the lunge exercise. Biomed Sci Instrum. 1997;33:360-5.
- Kloubec JA. Pilates for improvement of muscle endurance, flexibility, balance, and posture. J Strength Cond Res. 2010 Mar;24(3):661-7.
- Sole S, Ramírez-Campillo R, Andrade DC, Sanchez-Sanchez J. Plyometric jump training effects on the physical fitness of individual-sport athletes: a systematic review with meta-analysis. PeerJ. 2021 Mar 1;9:e11004.
- Vispute SS, Smith JD, LeCheminant JD, Hurley KS. The effect of abdominal exercise on abdominal fat. J Strength Cond Res. 2011 Sep;25(9):2559-64.
- Yoshiko A, Watanabe K. Impact of home-based squat training with two-depths on lower limb muscle parameters and physical functional tests in older adults. Sci Rep. 2021 Mar 25;11(1):6855.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.