Aprenda como regular a bicicleta de spinning
O spinning é um esporte que combina entusiasmo, energia, música e diversão e recentemente se tornou o hobby de muitas pessoas. Se, como eles, quisermos nos especializar nessa atividade esportiva tão benéfica, é essencial aprender o básico sobre como regular a bicicleta de spinning.
O primeiro ponto que devemos considerar é que manter uma postura correta durante toda a sessão de ciclismo indoor é vital para evitar dores nas costas e no pescoço.
Além disso, como conselho adicional, um bom aquecimento nos ajudará a nos livrar das lesões típicas do ciclismo, tão desconfortáveis e que podem reduzir nosso progresso.
Embora o ritmo e a intensidade variem durante o exercício, parece claro que o estímulo é repetitivo, por isso uma bicicleta mal ajustada passa a significar uma má postura que prejudica a sua saúde.
O normal é que o instrutor não tenha problemas em nos ajudar a regular a bicicleta de spinning; no entanto, pode acontecer que um grande número de ciclistas que frequentam a sala não o permita nos dar muita atenção. Por isso, nunca é demais ter alguns conhecimentos básicos sobre como ajustar o aparelho.
Como, então, regular a bicicleta de spinning? Nós temos que considerar estes aspectos:
Posição do pé
Devemos nos assegurar que a parte do meio do pé (a parte embaixo dos dedos) esteja alinhada dentro do suporte para pés, antes de ajustar as correias.
Esta parte é a mais firme e larga do nosso pé e, portanto, esta será a maneira mais confortável e eficiente de colocar as extremidades inferiores sobre os pedais.
Altura do assento
Uma vez que os pés estejam regulados, o assento é a próxima coisa que devemos regular. Quando de pé ao lado da bicicleta, a altura do assento deve ser a mesma que a do osso do quadril.
Depois de realizar este primeiro ajuste, subimos na bicicleta e devemos garantir que quando os pedais estiverem no ponto mais baixo, a perna esteja estendida, mas com o joelho levemente flexionado.
Quanto à inclinação do assento, este deve sempre ser colocado paralelo ao chão; porque se colocarmos a ponta para baixo corremos o risco de escorregar durante a aula; se a ponta ficar muito alta, podemos nos machucar.
Altura do guidão
O guidão deve estar na mesma altura do assento ou, no máximo, um pouco mais alto. Esse “um pouco” mais alto significa “alguns centímetros”, não que o coloquemos na altura de nossos ombros.
Se tivermos o guidão muito alto, manteremos os nossos ombros contraídos durante toda a sessão, nossas costas mal posicionadas e provavelmente sofreremos de desconforto na região cervical.
Regulagem horizontal do assento
Ou, como geralmente é chamado, ‘ajuste traseiro total’, é regulado idealmente colocando os pés já fixados nos pedais paralelos ao solo (na metade da pedalada). Nesse ponto, o joelho da perna da frente deve coincidir com o eixo do mesmo pedal.
Regulagem horizontal do guidão
Obviamente, podemos colocar o guidão mais à frente ou mais para trás. O ideal é que a distância entre a ponta do assento e a base do guidão seja a mesma do nosso antebraço -incluindo os dedos.
Também podemos posicioná-lo dois ou três centímetros à frente. Devemos notar principalmente se, depois de subir na bicicleta, nossos ombros estão relaxados e se nossos cotovelos são mantidos flexionados.
Agora já sabemos regular a bicicleta de spinning…
Seguindo essas dicas simples, conseguiremos o conforto e a segurança que nos ajudarão a conseguir um exercício melhor, obter um melhor desempenho no treinamento e evitar lesões e possíveis dores musculares.
Na medida do possível, tente pedir ajuda ao instrutor para ajustar sua bicicleta de spinning; se isso não for possível, você poderá fazê-lo seguindo este artigo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.