#quarentenaativa: o que é essa tendência?
A possibilidade de ir a uma academia não é mais uma realidade naqueles países ou cidades nas quais muitas pessoas estão em quarentena ou isolamento por conta do coronavírus. Mas isso não precisa te impedir de fazer exercícios! Você pode aproveitar a tendência #quarentenaativa e continuar treinando dentro da sua própria casa.
O que é a #quarentenaativa?
Trata-se de uma iniciativa de diversas pessoas nas redes sociais para ajudar a população a fazer exercícios durante este período no qual estamos confinados dentro de casa. Dessa forma, cada dia podemos ver incentivos e encontrar ideias de treino com postagens de diferentes pessoas nas diversas redes sociais.
Também há possibilidade de seguir transmissões ao vivo no Instagram, pois alguns professores estão dando aulas online gratuitas para aquele que querem fazer exercícios dentro do seu próprio lar.
A ideia é ótima, já que a quarentena por causa do coronavírus deixou um público amante de exercícios sem seu treino diário, principalmente aqueles que costumavam ir até uma academia ou para uma aula de grupo.
Não obstante devamos ficar em casa, devemos também ter em mente que, nesse tipo de situação, o sedentarismo não é bom para a saúde.
Como explica o treinador Martín Giacchetta: “O Covid-19 é uma ameaça grave para nossa saúde, mas não fazer exercícios também é. Se você quer ver um filme ou uma série, não o faça deitado no sofá, o faça enquanto mantém seu corpo ativo”.
Não importa se você tiver pouco espaço em casa, há opções de exercícios que podem ser feitas em qualquer lugar, que se encaixam inclusive na situação atual. Então, mesmo se você tiver que mover uma mesa ou um sofá, será só por alguns minutos.
A hashtag #quarentenaativa tem pouquíssimo tempo e mesmo assim já possui milhares de posts. Como afirmou Paula Butragueño – uma influenciadora espanhola que está lançando treinos online – existem muitas ideias até mesmo a nível individual para treinar em casa.
Uma questão, porém, é que as pessoas estão um pouco perdidas e não têm certeza se os exercícios são aptos para elas ou como adaptá-lo a esse momento no qual o coronavírus está ameaçando a população. O segredo é seguir os treinos conforme a sua capacidade e parar para descansar sempre que necessário.
Exercícios para todos
Algo muito importante de ser mencionado é que não é necessário pagar para ter acesso a um bom treino. É possível encontrar diversas opções na plataforma do Instagram, basta dar uma olhada. Dessa forma, você pode seguir os treinos ao vivo sem qualquer custo.
E outra ótima notícia é que você pode até mesmo fazer treinos de Yoga e meditação, ótimas opções para o momento atual, em que sentimentos de ansiedade, incerteza e dúvida muitas vezes dominam a nossa mente.
Escolha sua aula favorita!
Ao procurar pela hashtag, todos os dias é possível ver quais treinos estão programados ou mesmo ver os treinos do dia anterior.
A única coisa que você deve fazer é seguir a transmissão ao vivo no horário da aula que você achar mais interessante ou começar a seguir um treinador específico. Olhando o telefone e tendo espaço na sala ou no quarto, você só precisa seguir os movimentos e pronto, você estará treinando em casa!
O mundo está soterrado por notícias ruins relacionadas ao coronavírus, e por isso pensamos que animar as pessoas a se movimentar com uma #quarentenaativa trará mais esperança e fará com que nos sintamos melhor a cada dia.
Inclusive se você não costuma fazer exercícios, pode procurar algumas posições de Yoga ou até mesmo fazer uma sessão simples de treino em família. Saia um pouco do sofá!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ana María Leiva; María Adela Martínez; Carlos Cristi-Montero; Carlos Salas; Rodrigo Ramírez-Campillo; Ximena Díaz Martínez; Nicolás Aguilar-Farías; Carlos Celis-Morales. 2017. El sedentarismo se asocia a un incremento de factores de riesgo cardiovascular y metabólicos
independiente de los niveles de actividad física. Revista Médica de Chile. https://scielo.conicyt.cl/pdf/rmc/v145n4/art06.pdf - Recomendaciones mundiales sobre la actividad física para la salud. Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_recommendations/es/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.