Quais os benefícios das Power Balls?

· 15 de abril de 2019
É um dos elementos em ascensão nos últimos anos: a Power Ball está triunfando como um método de reabilitação e desenvolvimento para os membros superiores, principalmente punhos, mãos e braços

À primeira vista, eles parecem mais um brinquedo de criança do que um instrumento de treinamento. No entanto, os benefícios das Power Balls são enormes pois elas têm um potencial muito importante para fisioterapia e fortalecimento muscular.

Hoje paramos para investigar os seus principais benefícios e trazê-los para você. Cada vez mais profissionais de saúde se concentram em investigar seus possíveis usos e virtudes. Que tal fazer o mesmo?

O que é uma Power Ball?

As Power Balls ou bolas de potência, esferas feitas de policarbonato que possuem um giroscópio dentro. É um corpo simétrico que gira em seu próprio eixo na direção oposta àquela que damos à bola.

À medida que aumentamos a velocidade, o giroscópio oferece mais resistência. Consequentemente, a dificuldade gerada será maior e precisaremos de mais força para girá-lo.

Benefícios das power balls

Existem diferentes modelos, que variam em peso e design. Alguns chegam a uma força de até 11 quilos, enquanto outros chegam a 18 ou 22 quilos. Todos são do tamanho de uma bola de tênis e pesam quase o mesmo que as outras.

Quanto ao design, você pode obter o básico ou alguns mais avançados, que indicam o número de rotações por minuto com números de LED.

Benefícios das Power Balls

1. Excelente para reabilitação fisioterapêutica

As Power Balls são cada vez mais usadas pelos cinesiologistas. Sua principal função neste contexto é reabilitar músculos e articulações da mão, punho, antebraço, cotovelo e ombro.

Também é muito eficaz na recuperação da eficiência neuromuscular nessas áreas. Ou seja, estimular as diferentes conexões do cérebro com os diferentes músculos para produzir os movimentos e a força necessários e também para fornecer estabilidade.

2. Não gera vibração

Estas bolas podem atingir uma vibração de apenas 250 kHz, por isso não afetam negativamente ossos e articulações. Com uma vibração mais alta, em vez de produzir benefícios, elas poderiam causar uma lesão por estresse.

No entanto, é necessário ter cuidado ao parar o movimento da esfera. A estrutura interna gira tão rápido que o usuário pode se queimar ao tentar pará-lo com a mão.

Além disso, não é aconselhável deixá-lo em uma superfície se ainda estiver em movimento. A energia gerada irá movê-lo e atingir qualquer outro objeto que esteja próximo.

3. Trabalha a propriocepção

Propriocepção é a percepção corporal advinda da informação que nossos sentidos enviam ao nosso cérebro sobre nossa posição, nossa força e orientação. Com as Power Balls, exigimos de nossos músculos diferentes movimentos para os quais o sistema nervoso deve se adaptar.

4. Aumenta a força

É um instrumento muito eficiente, pois permite trabalhar a força muscular em questão de minutos. Com dois ou três conjuntos de exercícios diários vamos exercitar as mãos, pulsos e braços em um piscar de olhos.

Essas esferas geram forças de diferentes intensidades em direções aleatórias. Em resposta a isso, o corpo deve exercer uma ativação dos músculos que permita controlar e continuar o movimento desejado.

5. É divertido treinar com elas

Um dos benefícios das Power Balls podem ser um incentivo para recuperação, porque elas despertam curiosidade. Sem dúvida elas são mais chamativas do que o típico trabalho de reabilitação que fazemos para as mãos e braços.

Quem pode usá-las?

Dor no pulso

Aquelas pessoas que nunca tiveram problemas no pulso, braços, cotovelos ou ombros podem usar essas esferas para treinar força, resistência e estabilidade. Em todos os casos, seu uso controlado é recomendado. Não deve causar dor ou cansaço extremo.

De fato, muitos músicos, principalmente guitarristas e bateristas, usam essa ferramenta para fortalecer suas mãos. Também são utilizadas por muitos atletas, pessoas que trabalham com computadores – por causa do desgaste de seus pulsos – e também artistas.

Por outro lado, como mencionamos anteriormente, as bolas de potência são frequentemente implementadas na cinesiologia. As lesões mais comuns que são reabilitadas com este artefato são:

  • Síndrome do túnel do carpo
  • Lesões em qualquer uma das áreas mencionadas
  • Patologias crônicas ou pelo uso excessivo
  • Entorses, luxações ou fraturas
  • Cotovelo de tenista

Finalmente, é essencial enfatizar que seu uso nestes últimos casos deve ser indicado e controlado por um profissional de saúde. Caso contrário, seu uso incorreto pode causar um agravamento das condições originais.