Descubra para que serve o Pilates e alguns de seus benefícios
Talvez algumas pessoas pensem que o Pilates seja um exercício só para mulheres. Mas a verdade é que esse método é mais intenso do que parece. Neste texto, vamos lhe contar para que serve o Pilates e quais seus principais benefícios.
O que é o Pilates?
Antes de mais nada, um breve resumo dessa atividade que tem milhares de seguidores no mundo inteiro. O criador foi Joseph Pilates, e a disciplina combina diferentes exercícios, como por exemplo alguns da Yoga, da academia e do balé. Também tem técnicas de respiração, controle mental e relaxamento.
Em seu princípio, o Pilates surgiu para ajudar as pessoas que, por diversos motivos, precisavam de reabilitação, tanto muscular quanto óssea. No entanto, com o tempo, estendeu-se para outros setores da população. Hoje em dia é uma das atividades mais escolhidas por quem quer se exercitar.
Para poder ver resultados, recomenda-se começar com duas aulas por semana (cada uma de aproximadamente uma hora) e, é claro, ir a uma academia onde haja os aparelhos especiais para essa atividade.
Os exercícios são tranquilos ou mais enérgicos, dependendo da pessoa. Os mesmos movimentos podem ser feitos por uma pessoa atlética ou por alguém que sofreu um fratura. Tudo depende do peso ou da resistência colocada no treino e, é claro, do grau de dificuldade do mesmo.
Em qualquer um dos casos, recomenda-se manter as costas sempre na postura adequada. Assim, você trabalhará melhor e evitará dores e lesões.
Para que serve o Pilates?
Agora que você já sabe do que se trata esse exercício, é hora de saber para que serve o Pilates. Ou seja, quais são seus principais benefícios:
-
Aumenta a flexibilidade e a resistência
Esse é um dos principais efeitos que essa atividade traz. Os movimentos permitem o alongamento dos músculos, uma maior mobilidade e sobretudo, flexibilidade. Por isso, quando estivermos em casa ou fazendo outra atividade cotidiana, poderemos notar que estamos “esticando” mais e chegando a lugares antes inacessíveis.
Sobre a resistência, é bom saber que o pilates pode ser um complemento ideal para outros esportes. Isso porque os exercícios feitos têm como finalidade contrair os músculos de forma continuada. E isso serve para que você se sinta “mais forte” e se canse menos, também nos exercícios feitos fora de casa.
-
Fortalece os músculos
Já que são utilizados diferentes pesos e em uma postura cômoda (deitados), o treinamento permite trabalhar muito bem todos os grupos musculares, quase sem perceber. Os movimentos são lentos, por isso não haverá lesões nem dores se fizermos corretamente.
Trabalha-se a resistência e, mesmo se não houver halteres ou discos, os resultados musculares serão vistos em poucas semanas. Você terá braços e pernas mais “marcados” e definidos do que antes.
-
Emagrece
Muitos se perguntam para que serve o Pilates, já que acreditam que trata-se apenas de um exercício para ter mais flexibilidade. No entanto, mesmo que você não acredite… Pilates também ajuda a perder peso!
Mesmo não se tratando de uma disciplina aeróbica, conseguimos queimar gorduras de um jeito muito efetivo. Isso porque ele acelera o metabolismo já que nos faz ganhar músculos, e dessa forma nos ajuda a emagrecer até quando saímos da aula.
-
Melhora o humor
Qualquer atividade física que realizamos tem a habilidade de nos deixar com um humor melhor, já que liberamos tensões e deixamos de lado todo o estresse.p
Mesmo não se tratando de um exercício muito enérgico ou ativo, ao terminar cada aula de Pilates você se sentirá renovado, com mais vontade de seguir seu dia e com um sorriso no rosto.
Se você queria saber para que serve o Pilates, esses são os principais benefícios. E ainda há outros: aumenta a concentração e coordenação, fortalece as articulações, facilita a respiração, aumenta a força e evita a insônia. Está esperando o que para começar a praticar?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.